sexta-feira, 29 de abril de 2011

SUS passa a oferecer novos tratamentos odontológicos

O Ministério da Saúde incluiu implantes e aparelhos ortodônticos no Programa Brasil Sorridente. Oferta depende da organização dos estados e municípios.
Os brasileiros passam a ter duas novas opções de tratamento odontológico, oferecidos pelo Programa Brasil Sorridente: ortodontia e implante dentário. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a inclusão dos procedimentos na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), durante a 3ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite, realizada em Brasília, nesta semana. A oferta dependerá da organização das secretarias estaduais e municipais de Saúde, que ficam responsáveis pela oferta dos serviços e expansão da iniciativa na região.
Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2010), 35% da população brasileira possui alguma disfunção que necessita de tratamento ortodôntico. “Esses novos tratamentos serão ofertados, na medida em que os serviços forem sendo implantados nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). As Equipes de Saúde Bucal (ESB) farão a busca e a identificação dos casos prioritários, que serão encaminhados aos CEO’s para realizarem os tratamentos indicados”, explica o coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca.
Somente em 2010, o Programa Brasil Sorridente investiu R$ 710 milhões em ações de saúde bucal. Com a inclusão dos novos procedimentos, a previsão de investimento total para 2011 é de um acréscimo de R$ 134 milhões. Atualmente, são mais de 20,4 mil ESB presentes em 4.829 municípios brasileiros. Depois de avaliados, os pacientes que tiverem necessidade de implante ou aparelho ortodôntico são encaminhados para algum dos 853 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) em funcionamento em todos os 26 estados e no Distrito Federal (ver tabela 1, abaixo).
Por meio dessa ação, o governo federal ampliará a assistência em saúde bucal para mais 1,15 milhão de brasileiros em 2011 (um milhão de atendimentos de ortodontia e 150 mil atendimentos de implantes). Em 2010, foram realizados 25 milhões de atendimentos nos CEOs. Esses centros já realizam procedimentos como canal, tratamento de gengiva, cirurgias orais menores, exames para detectar câncer bucal e intervenções estéticas.
ASSISTÊNCIA - A ortodontia faz a correção, por meio de aparelhos bucais, do posicionamento dos dentes e da mordida, evitando problemas com dores e desconforto. Já o implante dentário visa à substituição de dentes perdidos. O implante pode substituir um único dente, ou mesmo toda a arcada dentária, através das “overdentures” (dentaduras fixadas na boca por meio de implantes).
Os recursos para a inclusão dos novos tratamentos no Programa Brasil Sorridente serão repassados diretamente pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) para as secretarias estaduais e municipais de saúde, responsáveis pela gestão dos CEO’s. Os pagamentos serão liberados de acordo com a produção apresentada pelo município.
QUALIDADE NO ATENDIMENTO – Lançado em 2004 pelo Ministério da Saúde, o Programa Brasil Sorridente está inserido na Estratégia Saúde da Família (ESF) e tem como objetivo garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros.
O aumento da oferta de serviços públicos de saúde bucal e de ações preventivas poupou a extração de 400 mil dentes por ano no país. A segunda Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2010) constatou, para a população adulta, redução de 30% no número de dentes cariados, queda de 45% no número de dentes perdidos por cárie, além do aumento de 70% no número de dentes tratados, entre 2003 e 2010. O estudo também revelou crescimento de 57% nos atendimentos odontológicos no SUS.
Os bons indicadores da SB Brasil 2010 ajudaram o Brasil a ser classificado (segundo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde) como país com baixa prevalência de cárie. A proporção de crianças livres de cárie aos 12 anos cresceu de 31% para 44%. Isso significa que 1,4 milhão de crianças não têm nenhum dente cariado atualmente — 30% a mais que em 2003.
Tabela 1 – Distribuição dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) no país:
UF QUANTIDADE DE CENTROS

AC 2

AL 20

AM 11

AP 2

BA 70

CE 75

DF 6

ES 11

GO 27

MA 25

MG 77

MS 15

MT 6

PA 28

PB 43

PE 41

PI 26

PR 46

RJ 65

RN 21

RO 8

RR 1

RS 20

SC 38

SE 13

SP 149

TO 7

Brasil 853

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Iº ENCONTRO DE ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA

A Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, tem o prazer de convidar os profissionais ligados à Saúde Bucal Coletiva (Cirurgiões Dentistas, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Técnicos em Prótese Dentária) a participar do I ENCONTRO DE ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA DA ACDbs, que ocorrerá no dia 10 de maio de 2011 (terça – feira) no período das 8:00 às 18:00 horas no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), situado à Rua Conselheiro Saraiva, 41 – Santos/SP.
A inscrição é gratuita.
Devido ao fato da limitação das vagas em número de 200 participantes, solicitamos, a confirmação de presença, impreterivelmente até o dia 29/04/2011, através dos contatos indicados abaixo.

franselmo@uol.com.br

franselmo@gmail.com
eap@acdbs.com.br
Tel.: (13) 3285-2440

        (13) 3285-2442

PROGRAMA

Iº ENCONTRO DE ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA DA ACDBS


OS DESAFIOS DA ODONTOLOGIA NA SAÚDE COLETIVA: ONTEM, HOJE...E AMANHÃ?

DATA: 10/05/2011

LOCAL: AUDITÓRIO DA FACULDADE DE DIREITO – UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS



PROGRAMA

08:00 - RECEPÇÃO, INSCRIÇÕES E ENTREGA DE MATERIAIS

08:15 - ABERTURA COM AUTORIDADES E REPRESENTANTES DE ENTIDADES

08:30 - PALESTRA: OS DESAFIOS DA ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA: ONTEM

PROF. DR. MARCO ANTONIO MANFREDINI

CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DE SÃO PAULO

09:15 – PALESTRA:

OS DESAFIOS DA ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA: HOJE

PROF. DR. ANTONIO CARLOS FRIAS

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

10:00 - INTERVALO

10:15 -– PALESTRA:

EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE AMPARO

Dr. MARCELO BACCI COIMBRA

PREFEITURA MUNICIPAL DE AMPARO

11:00 DEBATE

12:00 – ALMOÇO

13:00 – MESA DE DEBATES:

OS DESAFIOS DA ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA: ...E AMANHÃ?

COMPOSIÇÃO DA MESA

COORDENADOR: DR. BRAZ ANTUNES MATTOS NETO

ATIVADOR: DR. MARCO ANTONIO MANFREDNI

EXPOSITORES:

13:15 - DR. GILBERTO ALFREDO PUCCA JUNIOR

COORDENADOR NACIONAL DE SAÚDE BUCAL/MINISTÉRIO DA SAÚDE

13:50 - DR. GIOVANNI GUIDO CERRI

SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO

14:25 - DR. EMIL ADIB RAZUC

PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DE SÃO PAULO

15:00 - INTERVALO

15:20 – DR. PAULO ALEXANDRE BARBOSA

SECRETÁRIO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE SÃO PAULO

15:55 - DEBATE

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A linda visão de uma acadêmica sôbre a odontologia

"A profissão do dentista é a mais completa, porque o dentista faz pontes
como engenheiros, coroas como os floristas, extrai raízes como os
matemáticos, perfura como os mineiros, faz esperar como as noivas, faz
sofrer como os gerentes de bancos, o os esculpe como artistas, e faz você
sorrir igual a uma criança. "
A odontologia é a área da saúde que preserva e restaura o movimento mais lindo do ser humano,o sorriso.
“Olho para minhas mãos, descubro nela a leveza para alcançar o detalhe. A
sensibilidade exata para interferir na dor. A mobilidade necessária para
atingir o mais difícil. A vivacidade que percebe o que não pode ser
dito. Abre-se um sorriso, descubro nele a perfeição que faz de minhas
mãos um instrumento. A simplicidade que torna simples o mais difícil. A
sensibilidade que me diz tudo sem nada dizer. Gestos, sorrisos,
expressões que unem dom e desejo, auxílio e agradecimento, ODONTOLOGIA e
arte.”


Mensagem de Michelle Bastos publicada em:
http://mogisorrindo.blogspot.com/

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Técnica de escovação pode ampliar prevenção de cáries

Na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, pesquisa demonstra a efetividade da técnica vestíbulo-lingual na escovação dos dentes para prevenir a cárie dentária em um programa escolar supervisionado com creme dental fluorado. O estudo envolveu 284 crianças de 5 anos de idade, com pelo menos um molar permanente, em seis unidades públicas de ensino infantil da cidade de São Vicente (Região Metropolitana da Baixada Santista, São Paulo). Conduzida pelo professor Paulo Frazão, a pesquisa teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e foi publicada na revista BMC Oral Health.
Técnica é aplicada nos molares permanentes em erupção de crianças
O estudo comparou um programa convencional, de características semelhantes aos programas que são realizados na maioria das unidades pesquisadas, com um programa modificado. O programa convencional é composto por atividade de educação em saúde bucal (em geral uma palestra) e atividade de evidenciação de placa bacteriana seguida de escovação com creme dental fluorado supervisionada por um auxiliar de saúde bucal realizada quatro vezes por ano. Nos demais dias letivos, escovação diária, supervisionada indiretamente pelos professores, é realizada no pátio coberto da escola.
No programa modificado, além destas atividades, o auxiliar de saúde bucal foi capacitado para aplicar nos molares permanentes em erupção a técnica de escovação vestíbulo-lingual usando a escova do participante, cinco vezes por ano. O auxiliar, posicionado ao lado ou atrás da cabeça do participante, verifica se os molares permanentes (localizados atrás dos últimos dentes de leite) já irromperam. Em caso positivo, alinha a escova com a superfície do molar, que é mais baixa que os outros dentes, e realiza a escovação. No programa modificado registrou-se 21,6 lesões por mil crianças a menos do que no convencional.
Entre os meninos, cujo risco de cárie foi maior comparado as meninas, a incidência foi 50% menor no grupo que recebeu essa técnica de escovação. Concluiu-se que o programa de escovação dental supervisionada modificado foi efetivo nos meninos, sugerindo substancial diminuição nas necessidades de tratamento odontológico nos escolares mais vulneráveis à cárie, portanto pode prevenir mais lesões de cárie do que a forma como é feito atualmente. O artigo da BMC Oral Health pode ser consultado aqui.
Prevenção
Os programas de escovação supervisionada são uma política pública largamente aplicada no Brasil, financiada com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). A técnica vestíbulo-lingual não é utilizada normalmente. Não existem protocolos nos quais a técnica esteja incluída a fim de tornar mais efetiva a prevenção da cárie em crianças que estão atravessando essa fase de irrompimento dos primeiros molares permanentes. As lesões iniciais de cárie ocorrem durante os primeiros 36 meses após o irrompimento desse grupo dentário.
Essa fase é de especial importância porque é maior o acúmulo de resíduos aderidos ao dente provenientes da alimentação (placa bacteriana). Isso favorece o ataque de cárie na superfície mastigatória dos primeiros molares permanentes. A maioria das lesões de cárie na população em idade escolar (de 6 a 12 anos) concentra-se nessas superfícies cujas cicatrículas e fissuras são menos beneficiadas pelo tratamento com fluoretos do que as superfícies lisas.
Estudos de base clínica têm mostrado a eficácia da remoção da placa bacteriana nas superfícies de molares permanentes em erupção por meio desta técnica. A novidade foi o resultado em nível populacional, isto é, foi verificar que a efetividade na prevenção da cárie dentária de um programa escolar de escovação supervisionada pode ser aumentada se a técnica for incluída.
Informações do Ministério da Saúde indicam que cerca de seis milhões de crianças vêm sendo beneficiadas pela escovação dental supervisionada. O programa é, em geral, executado por pessoal auxiliar. Tal pessoal está em operação nos serviços públicos odontológicos, mas não se tem conhecimento de protocolos que orientem sua ação para uma atuação mais efetiva nas crianças na fase em que nascem os primeiros dentes permanentes. Admitindo que pelo menos seis milhões de crianças participam de programas desse tipo no país, um efeito bastante significativo pode ser esperado se a técnica for dirigida para as crianças de 5 a 8 anos de idade.
Fonte: AGÊNCIA USP DE NOTÍCIAS

domingo, 24 de abril de 2011

Crosp participa de 1º Encontro de Odontologia em Saúde Coletiva da ACDBS

O Departamento de Odontologia em Saúde Coletiva, da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, programou para o próximo dia 10 de maio, em período integral, o 1º Encontro de Odontologia em Saúde Coletiva da Associação dos Cirurgiões Dentistas. O departamento foi reativado no último dia 24 de março. Autoridades expressivas do setor já foram convidadas para participar do evento, tais como: Dr. Gilberto Alfredo Pucca Junior, Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Dr. Giovanni Guido Cerri, Secretário Estadual de Saúde de São Paulo, Dr. Paulo Alexandre Barbosa, Secretário Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo, Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Dr. Marco Antonio Manfredini, conselheiro do CROSP, Dr. Antonio Carlos Frias, professor da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e Dr. Marcelo Bacci Coimbra, Coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura Municipal de Amparo.
O auditório da Faculdade de Direito da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), foi escolhido para sediar o encontro, que tem como tema central: "Os Desafios da Odontologia na Saúde Coletiva ontem, hoje... e amanhã?".
A programação disponibilizará três palestras no período da manhã, com abordagens sobre a evolução da Saúde Bucal Coletiva no passado, o estágio atual e a experiência do município de Amparo nas ações de Saúde Bucal Coletiva e Estratégia de Saúde da Família. No período da tarde, haverá uma Mesa de Debates sobre os projetos e propostas do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo para o futuro da odontologia pública. Ainda será feita uma exposição sobre a importância da saúde no desenvolvimento social do indivíduo e o papel do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo na parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde para o desenvolvimento de projetos voltados para saúde coletiva. Após as apresentações, a Coordenação abrirá um processo de debates entre os expositores e os membros da plateia.
Como resultado deste evento será elaborado um Relatório Final que, posteriormente, será encaminhado ao Ministério da Saúde, Governo do Estado de São Paulo, municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, Universidades afins e entidades e órgãos representativos da classe odontológica.

sábado, 23 de abril de 2011

Aeronáutica abre 20 vagas para cirurgião-dentista

Os dentistas que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira (FAB) como oficial de carreira podem se inscrever para o Exame de Admissão ao Curso de Adaptação de Dentistas (CADAR).
As inscrições vão de 8 de abril a 12 maio. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site http://www.ciaar.com.br.
As vagas são destinadas a profissionais de ambos os sexos, que possuem formação nas especialidades de cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial; radiologia odontológica e imaginologia; dentística, ortodontia, odontopediatria, periodontia e prótese dentária.
O processo seletivo é composto por prova teórica de língua portuguesa e de conhecimentos
especializados, prova prático-oral, teste físico e exames de saúde e psicológico. As provas
escritas serão aplicadas no dia 19 de junho nas cidades de Belém, Recife, Salvador, Rio de
Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Campo Grande, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Manaus.
Em caso de aprovação no concurso, o candidato fará o Curso de Adaptação Militar no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte, com duração de 18 semanas. O curso visa a proporcionar aos profissionais, conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Serviço de Saúde da Aeronáutica, bem como sobre os procedimentos de rotina do oficial nos vários setores de acordo com a sua área de atuação.
Para mais informações, acesse o site http://www.ciaar.com.br/.

Fonte: CFO

domingo, 17 de abril de 2011

CURSO DE ATUALIZAÇÃO E TREINAMENTO PRÁTICO-CLÍNICO EM PERIODONTIA PARA TÉCNICOS EM SAÚDE BUCAL


 


MATRÍCULAS ABERTAS!!!
VAGAS LIMITADAS!!!
HAVERÁ ATENDIMENTO DE PACIENTES
Utilização de instrumentais periodontais, aparelho de ultrassom, jato de bicarbonato, profilaxia, etc.
Treinamento dos procedimentos clínicos em Periodontia aos quais o TSB pode realizar
Ministrador
Prof. Rogério de Mesquita Spínola
Cirurgião-Dentista com Especialização em Saúde Pública
Cirugião-Dentista com Pós-Graduação em Implantodontia
Professor efetivo da Escola Técnica de Saúde Pública "Prof. Makiguti"
Professor ministrador de cursos de Atualização e Capacitação para ASBs e TSBs
Coordenador da Área de Odontologia da Colussi & Spínola Treinamentos e Atualizações em Ciências e Saúde
Público alvo
Técnicos em Saúde Bucal
Carga horária - 20 horas
Vagas - 24
Realização
Aos sábados dias 07/05, 14/05, 21/05, 28/05 e 04/06. (Horários das aulas práticas à combinar)
Investimento
R$ 400,00 (parcelados em até 10X sem juros no cartão de crédito) ou 4 X 100,00 (cheques pré-datados) ou R$ 380,00 (desconto à vista)
Local
Rua Botuporã, 172 - sala 4 - Itaquera - São Paulo - SP (à 50 m da Estação Dom Bosco da CPTM)

PALESTRA PARA DIVULGAÇÃO E MATRÍCULAS PARA MAIS UMA TURMA DE ASB NA ACDBS

Aconteceu hoje, dia 16 de abril de 2011, no auditório da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, a Palestra para Divulgação e Matrículas de mais uma turma do Curso de Qualificação para Auxiliares em Saúde Bucal.
Com a presença de cêrca de 60 participantes e interessados a se inscreverem,  no curso, a Dra. Maria Regina da Silva Amorim proferiu a palestra no sentido de orientar sobre as qualidades exigidas para o exercício dessa profissão regulamentada pela Lei nº 11.889 de 24 de dezembro de 2.008.
Foram repassadas, ainda informações detalhadas sobre o andamento do curso, grade e certificação que dá o direito de inscrição no Conselho Regional de Odontologia.
Após a palestra os participantes passaram por uma entrevista para seleção e preenchimento das vagas existentes.
As aulas acontecerão aos sábados e terão o seu início no dia 14 de maio, começando com aulas teóricas, sendo depois incorporadas as aulas práticas e o estágio obrigatório em clínicas e consultórios.
Juntamente com a turma regular, participarão, ainda, algumas alunas que já fizeram cursos anteriores, mas que necessitam complementação de carga horária para cumprir exigências da legislação atual.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

PALESTRA: COMO PREPARAR MODELOS DE ESTUDO E MODELOS PARA MESA CLÍNICA

CONVIDO OS AMIGOS E SEGUIDORES DESTE BLOG PARA A PALESTRA A SER MINISTRADA NO DIA 20 DE ABRIL DE 2011 (QUARTA FEIRA) ÀS 19:30 h. NO INSTITUTO EDUCACIONAL LUPE PICASSO/DOM BOSCO SANTOS.

LOCAL: AV. BERNARDINO DE CAMPOS, 356 (CANAL 2) SANTOS.

TEMA: “COMO PREPARAR MODELOS DE ESTUDO E MODELOS PARA MESA CLÍNICA”
PALESTRANTE: HELVETIO NUNES JUNIOR – TPD E PROFESSOR DOS CURSOS TÉCNICOS DA ASSOCIAÇÃO DOS CIRURGIÕES DENTISTAS DA BAIXADA SANTISTA E INSTITUTO EDUCACIONAL LUPE PICASSO/ DOM BOSCO

A PALESTRA É GRATUITA, E ABERTA A TODOS OS INTERESSADOS.
CONTATOS: 3014-8455







quinta-feira, 14 de abril de 2011

DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA DA ACDBS

No dia 24/03/2011 tive a oportunidade de participar da reunião de reativação do Departamento de Odontologia em Saúde Coletiva da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista. Formamos um grupo que quer projetar mais ainda a associação no cenário da saúde coletiva. Assumimos essa responsabilidade com o intuíto de fazer acontecer e não apenas para sermos um departamento apenas no nome.
Estamos empenhados para realizar um bom trabalho de equipe que direcione para resultados positivos e que possa ir de encontro àquela proposta que o Dr. Braz Antunes de Mattos Neto, atual presidente da ACDBS, apresentou no evento do CROSP em 2009 na sede da Associação, no sentido de buscar a valorização da odontologia.
Estamos empenhados em colaborar para que os municípios contemplem todos os anseios dos seus servidores da área odontológica e reconheça na Equipe de Saúde Bucal (CDs, TSBs e ASBs) a grande importância do seu papel na promoção, proteção e recuperação da saúde, fatores incondicionais para o verdadeiro exercício da cidadania preconizados pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei Orgânica do SUS.
Mas para isso tudo, dependemos e muito do apoio incondicional da nossa diretoria, sem o que os nossos esforços serão em vão.
É muito importante que a ACDBS continue exercendo o seu papel de engrandecimento da classe odontológica não só no aspecto social em si, mas muito na defesa dos direitos dos Cirurgiões Dentistas como um todo (não só associados) e também do pessoal auxiliar em odontologia, trabalho que o próprio Braz iniciou e executou com maestria na sua primeira gestão.
Agindo dessa forma, estaremos com certeza consolidando o papel de nossa querida ACDBS e os frutos serão colhidos não só com o aumento numérico do quadro associativo, mas, também no seu envolvimento com todas as atividades oferecidas.

domingo, 10 de abril de 2011

A PRESENÇA DO CIRURGIÃO DENTISTA NA UTI

"ESTÁ EM TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL O PROJETO DE LEI Nº 2776/2008 DO DEPUTADO NEILTON MULIM QUE INTEGRA OS PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA NAS EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS DE UNIDADES DE TERAPIAS INTENSIVAS - UTIs DOS HOSPITAIS DE TODO O PAÍS.
Segundo o Projeto, em todas as unidades de terapia intensiva, bem como em clínicas ou hospitais públicos ou privados em que existam pacientes internados será obrigatória a presença de profissionais de odontologia para os cuidados da saúde bucal do paciente.
Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) o profissional será um cirurgião-dentista, e nas demais unidades profissionais de odontologia com qualificação para atuar nessa área.
Os pacientes internados em Unidades de Terapia intensiva (UTIs) devem receber - como o próprio nome sugere - cuidados especiais e constantes, não só para tratar o problema que o levou à internação, mas também para cuidar dos demais órgãos e sistemas que podem sofrer alguma deterioração prejudicial para sua recuperação e prognóstico. Nesses cuidados deve estar incluído o tratamento odontológico, com higiene bucal adequada, dada a inter-relação entre doenças bucais e sistêmicas. No entanto, é raro encontrar um cirurgião-dentista fazendo parte da equipe multiprofissional das UTIs.
Esse atendimento específico busca manter a higiene bucal e a saúde do sistema estomatognático do paciente durante sua internação, controlando o biofilme e prevenindo e tratando a cárie, a doença periodontal, as infecções periimplantares, as esomatites e outros problemas bucais.
Acrescenta-se, ainda, que o atendimento odontológico do paciente crítico também contribui na prevenção de infecções hospitalares, principalmente as respiratórias, entre elas a pneumonia nosocomial, ou hospitalar, uma das principais infecções em pacientes de UTI favorecidas por microrganismos que proliferam na orofaringe. Sua ocorrência é preocupante, pois é bastante comum entre esse grupo de pacientes, provocando um número significativo de óbitos, prolongando a internação do paciente e exigindo mais medicamentos e cuidados."


"Independentemente da transformação do PL 2776/08 em Lei, o Instituto Central (IC) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) já adotou o atendimento odontológico diário nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Antes a assistência era condicionada à solicitação médica. A iniciativa tem como objetivo prevenir e remover os focos de infecções bucais ativos que possam comprometer o quadro clínico geral do paciente, especialmente daqueles que estão intubados e em ventilação mecânica, considerando que a boca é uma das portas de entrada para infecções, principalmente a respiratória. Se não estiver limpa, facilita a proliferação das bactérias já existentes, além da colonização por outras bactérias, principalmente as que já se encontram no ambiente da UTI.
De acordo com a diretora da Divisão de Odontologia, Paula Peres, as visitas são importantes para o diagnóstico e tratamento de infecções orais agudas e oportunistas, como abscesso dentário (pus na gengiva), traumas na língua e nos lábios, placa bacteriana, herpes, candidíase oral, entre outras patologias.
Outra medida foi o treinamento do corpo de enfermagem (enfermeiros e auxiliares de enfermagem) sobre a importância da higiene oral e de como realizá-la, além da padronização da técnica. Até o momento, 400 profissionais foram treinados pela odontologia."

MEU COMENTÁRIO
Considero de relevante importância esse trabalho desenvolvido pelo Deputado Neilton Mulim, que coloca a atuação do Cirurgião Dentista como primordial para a recuperação dos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva.
No caso do Hospital das Clínicas, a aceitação da equipe multidisciplinar foi excelente e o Centro Odontológico da Divisão de Odontologia do ICHC reúne todas as especialidades no mesmo local: atendimento ao paciente com necessidades especiais, bucomaxilo – facial e dor orofacial. Em média mensal, são cinco mil procedimentos em pacientes com doenças sistêmicas, cujo tratamento deve ocorrer dentro do ambiente hospitalar. A interação entre as equipes possibilita agilidade no atendimento e crescimento intelectual dos profissionais.
Com relação ao treinamento das equipes de enfermagem, considero que a incorporação do Técnico em Saúde Bucal e do Auxiliar em Saúde Bucal na equipe multidisciplinar, que em seus cursos de formação e qualificação já são bem preparados para o exercício das ações educativas e preventivas em odontologia, seria o melhor caminho para o completo desenvolvimento dos procedimentos de natureza odontológica.

Fonte:
Portal de informações do Deputado Federal Neilton Mulim: http://www.neiltonmulim.com.br/pagina_noticia.php?cdNoticia=109
Contatos:mulim@camara.gov.br

Agência USP de notícias
http://www.usp.br/agen/?p=53145

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Novos recursos e apoio técnico para a Saúde Bucal

O XXV Congresso dos Secretários Municipais de Saúde de São Paulo debateu o tema Saúde Bucal, na tarde do último dia 31 de março em santos/SP.
A atividade foi coordenada pelo conselheiro do CROSP, Marco Antonio Manfredini, e contou com a presença do Coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca. Secretários Municipais de Saúde e cirurgiões-dentistas de cidades de pequeno, médio e grande porte populacional, analisaram as dificuldades da área no momento no Estado e definiram propostas que serão apresentadas à nova diretoria do COSEMS-SP, eleita no Congresso, a ser presidida pelo Secretário Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo, Arthur Chioro. Dentre as proposições deliberadas, destacam-se a luta pela correção dos valores repassados pelo Ministério da Saúde, pela co-participação do Estado no financiamento da saúde bucal e a necessidade urgente da criação de Coordenações de Saúde Bucal em todas as Diretorias Regionais de Saúde (DRS) do Estado. “Ficou patente que a atuação da esfera estadual é muito desigual no Estado; temos regiões onde o Estado participa ativamente, como em Campinas, mas em outras regiões, a Saúde Bucal em nível estadual está acéfala, segundo relatos dos secretários e técnicos presentes ao evento”, declarou Manfredini.

Fonte: Assessoria de Imprensa CROSP


terça-feira, 5 de abril de 2011

A ILHA DA MAGIA!!!

Caros amigos e seguidores.
Ausentei-me por alguns dias para realizar aquilo que precisamos fazer de vez em quando, afastar-nos um pouco das atividades cotidianas, e darmos um tempo para viver outras expectativas, outras realidades, outros sonhos. Nas minhas andanças pelo Brasil e apesar de viver na baixada santista, sempre me inclinei a visitar o nordeste brasileiro onde tive a oportunidade de conhecer praias paradisíacas, o que mostra que não precisamos sair do nosso país para desfrutar das grandes belezas naturais que o nosso planeta Terra nos oferece. E é interessante como quando se fala em praias os nossos pensamentos se voltam imediatamente para o nordeste brasileiro.
Desta feita, ao me propor a conhecer novos lugares, resolvi voltar o olhar para o outro extremo do Brasil, e aproveitando que meu filho, Marcus,  recomeçou a vida profissional em Florianópolis, fui conhecer a Ilha da Magia. Essa abençoada terra  colonizada e povoada por nossos irmãos de raça portuguesa não poderia se conhecida por melhor alcunha, e ao conhecê-la me veio a memória famoso seriado exibido na telinha brasileira há muitos anos atraz com a qual se poderia comparar a acolhedora Floripa, a Ilha da Fantasia.
Lugar de belezas naturais deslumbrantes e que mostra por que o nosso país atrai tanto a atenção de turistas estrangeiros. Foram cinco dias maravilhosos dedicados a viver de forma intensa todos os encantos desse local fantástico, me preparando muito bem física e emocionalmente para mais um período de trabalho e pesquisa relacionados a minha atual fase de reencontro com os novos objetivos traçados para a minha vida laborativa dentro da Odontologia Social.
Obrigado por me propocionar esses momentos muito felizes e até a volta, ILHA da MAGIA!