sábado, 25 de fevereiro de 2012

A OUTRA FACE DO CIRURGIÃO DENTISTA: ROGÉRIO SANTOS

Como muitos colegas homens também não se dedicam exclusivamente à odontologia e se aventuram a desenvolver hobbies ou outras atividades, até para compensar a clausura que é o consultório dentário, eu resolvi incluir os Cirurgiões Dentistas nessa série que comecei a publicar em janeiro, por isso já mudei o nome para "A OUTRA FACE DO CIRURGIÃO DENTISTA", assim eu posso abranger os dois sexos.
Vou falar então hoje de Rogério Pereira dos Santos, graduado em odontologia em 1987 pela Universidade Metropolitana de Santos e já em 1988 ingressou na Prefeitura de Cubatão através de concurso público. Vim a conhecer Rogério em 1989, quando passei a exercer a função de Assessor de Saúde Bucal no Serviço Odontológico, numa tarde em que fui fazer uma visita técnica à unidade da EMEI da Vila Elizabete. Esse dia foi um marco importante no nascimento de uma amizade que perdura até hoje, apesar da distância física imposta pelas novas funções assumidas por Rogério.
Rogério começou desde então a se destacar na profissão escolhida, tanto em consultório particular como no trabalho desenvolvido junto aos escolares da Prefeitura de Cubatão.

No período de 1989 a 1992, já desenvolvemos uma grande parceria, ao estabelecermos bons projetos dentro da récem-criada Coordenadoria Odontológica, mas foi na gestão 1997/2000 que à frente dessa coordenadoria, a nossa parceria acentuou-se, surgindo, assim os carinhosamente chamados "irmãos gêmeos", quando conseguimos entre tantas realizações, implantarmos dois grandes programas: o PREVEN-TÃO - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL  DE CUBATÃO e o CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE BUCAL, que se transformaram em programas modelos no nosso país.
Ainda dentro da odontologia, tornou-se Especialista em Saúde Pública em 1998, pela Universidade de Ribeirão Preto, e, mais recentemente, em 2009 concluiu o curso de Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos, passando a atuar com os seguintes temas: Saúde Pública; Saúde e Trabalho; a Saúde e a Economia; Organização de Serviços de Saúde; Desenvolvimento Sustentável e Terceiro Setor.
Mas, para ser fiel ao título desta série, eu não posso falar apenas do que Rogério representa para a promoção da saúde bucal, já que a odontologia começou a se tornar um espaço muito pequeno para a sua imensa capacidade de criar. Então, a oportunidade que lhe foi concedida pelo amigo Paulo Alexandre Barbosa, caiu como uma luva para esse grande amigo que veio a se tornar o fundador e Diretor Executivo do Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico Operacional – IMPACTO, onde coordenou projetos de pesquisas sobre Porto; Ligação Seca Santos-Guarujá e Desenvolvimento Sustentável da Região Metropolitana da Baixada Santista estando este último em execução, reunindo sete pesquisas sobre a Região Metropolitana da Baixada Santista: Educação; Segurança; Saúde; Meio Ambiente; Trabalho; Habitação e Mobilidade, tendo em parceria os sete municípios, as quatorze universidades parceiras e o Sistema A Tribuna de Comunicação. Também coordena o Projeto IMPACTO Social, cujo objetivo é capacitar gestores de entidades sem fins lucrativos em diversos temas ligados ao 3° setor.
Ainda exerce a função de  Assessor Parlamentar Especial da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e, atualmente, Assessor Especial do Secretario de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Dr. Paulo Alexandre Barbosa, e, como tal,  assessora projetos referentes aos mandatos.
No ano passado, mais precisamente em 10 de maio, teve a oportunidade de reviver bons momentos junto aos antigos parceiros da odontologia, quando foi indicado por Paulo Alexandre Barbosa a representar a Secretaria  de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo no 1º Encontro de Odontologia em Saúde Coletiva da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, momento em que foi um dos expositores e componentes da Mesa de Debates.

É um priviliégio para mim abrir este espaço no Blog do Professor Edélcio Anselmo para falar desse brilhante profissional que representa condignamente a categoria da qual faz parte e que de forma honrosa vem colocando a sua inteligencia, criatividade e capacidade de ação em prol da coletividade da baixada santista.

Parabéns, meu dileto amigo e "irmão gêmeo"

3 comentários:

  1. Tivéssemos nós em Cubatão gestores pensantes e atuantes como vocês dois, meus amigos.
    Tivesse eu mais amigos como esses dois “camaradões”. . .
    Valeu Edélcio!
    Parabéns Rogerio!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a esses 2 grandes profissionais, com quem muito aprendi!
    Merecida homenagem!
    Um grande beijo!

    Claudia de Oliveira
    Peruíbe-SP

    ResponderExcluir
  3. Sou testemunha de todo este trabalho e tenho que dizer: que orgulho sinto destes dois amigos!! Parabéns!

    ResponderExcluir