segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O GRANDE SUCESSO DA III JORNADA GAUCHA DE TÉCNICOS EM ODONTOLOGIA

A AGATO - ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE TÉCNICOS EM ODONTOLOGIA promoveu , em parceria com o  Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul, no período de 09 a 12 de julho, a III JORNADA GAÚCHA DE TÉCNICOS EM ODONTOLOGIA como evento paralelo ao 20º CORIG - Congresso Riograndense de Odontologia em Porto Alegre.


Com uma grade científica composta por Conferências, Cursos,  Rodas de Conversa e Apresentação de Experiências Locais, grandes nomes de escolas formadoras e profissionais de vários estados brasileiros desfilaram pelos auditórios da Pontíficia Universidade Católica compartilhando conhecimentos e experiências com cerca de duas centenas de profissionais auxiliares em odontologia oriundos das redes pública e privada de diversos municípios gaúchos e de outros estados brasileiros.

Temas como: Atenção e o Cuidado da Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência; O papel do TSB e ASB no Acolhimento e Identificação de Necessidades de Saúde Bucal dos Usuários do SUS; ART na prática profissional do TSB  - Curso Teórico-Prático; Lesões Bucais e a importância do autoexame; Atualização em Biossegurança e Controle de Infecção em Odontologia; O Desafio do Trabalho em Equipe, enriqueceram a grade científica em formato de cursos rápidos.



A formatação através de ciclos de debates trouxe as Rodas de Conversas que abordaram os temas "Escolas Formadoras – Como está o processo de Formação dos Profissionais Auxiliares" e "O papel dos Sindicatos na vida profissional". O primeiro tema foi abordado por formadores representantes de diversas instituições do ensino técnico do próprio Estado do Rio Grande do Sul, além da cidade de Juiz de Fora de Minas Gerais com a participação da TSB Maria Aparecida  e Santos/SP cujo Instituto Educacional Lupe Picasso foi representado pelo professor Edélcio Anselmo. Essa Roda de Conversa permitiu a exposição de diversos modelos e experiências curriculares e organizacionais, transformando-se numa verdadeira troca de experiências que viabilizarão a busca da excelência na formação de Pessoal Auxiliar em Odontologia.



O evento contou ainda com uma Mesa de Debates versada sobre "Odontologia Hospitalar e a atuação do Profissional Auxiliar" que procurou aprofundar o processo de discussões a respeito da importância da incorporação do Técnico e Auxiliar em Saúde Bucal na Equipe Multidisciplinar de Saúde,  enfatizando o papel do TSB e ASB juntamente com o Cirurgião Dentista  na prevenção e tratamento de processos infecciosos bucais que possam comprometer o estado geral do paciente acamado em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva e Semi-Intensiva.


Nessa mesa ficou clara essa importância da Equipe de Saúde Bucal através das experiências demonstradas por Jacqueline Webster CD, GHC e Nely Aparecida, TSB - GHC no Hospital Criança Conceição; Wiliam Graffetti Penafiel CD GHC e Rosa Maria Nunes Rafael TSB - GHC no Hospital Conceição e, Raul Vigioli CD  no Hospital Geral em Caxias do Sul .

Outra atividade importantíssima da Jornada constituiu-se na abordagem do tema "Atuação dos ASBs e TSBs em diversos campos profissionais por meio de Experiências de profissionais das Forças  Armadas, Clínicas Particulares, SUS, atividades com Indígenas e Ribeirinhas" onde Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal mostraram toda a sua competência no exercício profissional e a habilidade em dividir os seus conhecimentos com a plateia de um evento dessa magnitude.



A Jornada Gaúcha de Técnicos em Odontologia teve o seu desfecho com uma brilhante performance  proporcionada por Edmilson Klein que premiou os participantes com a "Palestra Motivacional - Construindo os Seus Sonhos", mostrando-lhes a necessidade da persistência na busca dos objetivos e metas que permeiam a vida de cada profissional, de cada ser humano.

O Professor Edélcio Anselmo parabeniza, em nome da Técnica em Saúde Bucal Evelise Klein - Presidente da Jornada, aos organizadores desse evento que veio coroar o trabalho de sua brilhante equipe. Estende ainda as suas congratulações à Comissão Organizadora do 20º CORIG que abriu espaço para os Profissionais Auxiliares em Odontologia e ao CRO/RS que patrocinou a Jornada Técnica!
Agradeço, ainda a recepção calorosa por parte de toda a Comissão e participantes e a oportunidade de poder levar o meu recado aos ASBs e TSBs gaúchos sobre a importância do desenvolvimento do Trabalho em Equipe para a excelência na Atenção à Saúde Bucal!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário