segunda-feira, 8 de setembro de 2014

AMADEU ALVES, TSB DO PARANÁ A ESPERANÇA POLÍTICA PARA A DEFESA DOS DIREITOS DO ASB E TSB

Amigos leitores e seguidores do Blog do Professor Edélcio Anselmo.

Sempre acreditei na política como meio de facilitar as ações em busca da promoção da saúde em sua verdadeira essência. Coordenador que fui por três vezes do Programa de Saúde Bucal no município de Cubatão no Estado de São Paulo, fiz me valer das politicas de saúde para buscar a valorização dessa área importante da vida humana. Como parte integrante e inseparável da Saúde, a Saúde Bucal tem que ser olhada com olhos críticos e programáticos como forma de consolidá-la entre uma das mais importantes dentro das Políticas Públicas de Saúde.

A luta para a consecução desse objetivo não deve ser exclusivamente nossa, enquanto profissionais da saúde, mas devemos estabelecer parcerias indistintas tanto com o administrador como, com o legislador, como forma de viabilizar todos as condições para o alcance das metas propostas. Termo importante desse processo, além do arsenal de equipamentos e materiais, concentra-se nos recursos humanos altamente preparados, especializados e valorizados, sem o que qualquer esforço será em vão.

A atuação dos Profissionais Auxiliares da Odontologia passou a ser melhor respeitada com o advento da lei Nº 11.889 de 24 de dezembro de 2008 cujo grande avanço
foi sacramentar essas duas ocupações como profissões, e isso se deveu a um trabalho de formiguinha de muitos abnegados atores que procuraram sensibilizar deputados federais e senadores no sentido de aprovar o projeto de lei que estabeleceu a regulamentação das profissões. Porém há muito ainda o que se avançar no caso de piso salarial digno e outros direitos inalienáveis que deverão ser buscados por esse mesmo grupo de formiguinhas, mas que deverá ter em suas fileiras representantes legítimos da categoria nas egrégias casas de lei nas esferas federal, estadual e municipal.

Assim, tomo a liberdade de usar este espaço essencialmente técnico para dirigir-me aos ASBs e TSBs de todo o Brasil para apresentar um dos grandes personagens desta luta histórica que determinou o reconhecimento de uma categoria profissional e que quer ser a voz e voto desses nossos grandes amigos e baluartes da profissão odontológica na Câmara dos Deputados em Brasília..

Leiam agora as palavras de AMADEU ALVES o candidato dos Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal  à Câmara Federal:




"Sou profissional da Odontologia e atuo, há 25 anos, como Técnico em Saúde Bucal, na Prefeitura de Curitiba. Sou também Biólogo, com especialização em Ecologia e Meio Ambiente, e atuo, há 22 anos, como professor na Secretaria de Estado da Educação. Como Técnico em Saúde Bucal tenho buscado, nesse período, junto com outros profissionais ASB e TSB do Paraná e do Brasil, a defesa de nossas profissões. Durou mais de 30 anos a LUTA para que passássemos a existir enquanto profissionais! Com muito trabalho, mobilizações, discussões, viagens, gastos próprios, etc., fizemos acontecer, com a aprovação da Lei 11889/2008. Seis anos passaram e temos hoje um nome profissional. Porém, nossos direitos, enquanto trabalhadores, ainda não estão regulamentados (como carga horária de trabalho, percentual de insalubridade, tempo para aposentadoria, vencimentos, e outros) e é necessário fazer com que sejam incluídos por regulamentação da referida Lei, bem como anular discrepâncias locais e/ou regionais propiciadoras de tantas diferenças.
Precisamos estar unidos, lutando para fazer valer nossos direitos! Precisamos de representação na Câmara Federal.
Estou candidato a Deputado Federal com o compromisso de lutar, junto com cada profissional, pelas nossas categorias e causas; e por outras relevantes à saúde, educação e ambiente. Peço seu voto e seu empenho em buscar mais junto à família, vizinhos, colegas, de forma a validar nossos compromissos para apresentação de Projetos de Lei e contribuir para o avanço das profissões ASB e TSB e da Saúde Bucal da Família Paranaense. Vamos fazer acontecer? Ou esperaremos outros trinta anos ou mais? "
Atenciosamente,
AMADEU ALVES DE OLIVEIRA FILHO
CRO – TSB PR 0657
Professor Amadeu - 2777

Um comentário:

  1. Se Eu fosse do Paraná, meu Voto seria seu....
    Boa Sorte nas eleições!!!!

    ResponderExcluir