quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dia Nacional do Técnico em Saúde Bucal e da Auxiliar em Saúde Bucal

Desde o princípio da minha vida profissional e, principalmente, com meu ingresso no serviço público de saúde, defendi a extrema importância da inserção de pessoal auxiliar no exercício da odontologia. Sempre tive a visão de que a  participação do ASB e do TSB atuando ao lado Cirurgião Dentista potencializa as ações destes profissionais na procura da excelência no resultado final do trabalho oferecido ao paciente odontológico, no sentido de promover a sua saúde bucal.
Em 1989 tive o prazer de implantar e coordenar o primeiro Curso de Qualificação Profissional em Atendente de Consultório Dentário (denominação vigente na época para o ASB) na baixada santista, através do Projeto Larga Escala da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo que estabelecia as diretrizes para treinamento e formação de recursos humanos auxiliares para a área da saúde, como forma de incrementar os projetos de saúde bucal coletiva no âmbito do Estado de São Paulo.
Com apoio do então Escritório Regional de Saúde de Santos, conseguimos formar em Cubatão quinze Atendentes de Consultório Dentário, selecionados dentro do quadro funcional da  Prefeitura, que foram reclassificadas para o exercício da nova função.
Em 2004, ao assumir um cargo na Diretoria da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, tive o prazer de conhecer a Dra. Maria Regina da Silva Amorim, Diretora Assistencial e Coordenadora do Curso de Atendente de Consultório Dentário daquela entidade e grande defensora da valorização desse trabalhadoes da saúde, e a partir daí fui convidado a fazer parte  do corpo docente do Curso em questão.
Desde então as ações de promover a qualificação desses profissionais se intensificaram, culminando em 2008 com a abertura do Curso de Habilitação em Técnico em Higiene Dental, que veio preencher uma lacuna existente na nossa região.

Em 24 de dezembro de 2008, com a promulgação da Lei  Nº 11.889, essas funções foram regulamentadas como profissões, passando a ser denominadas de Técnico em Saúde Bucal - TSB e Auxiliar em Saúde Bucal - ASB, vindo intensificar a necessidade de projetos de formação, no sentido de viabilizar o ingresso no mercado de trabalho, cujas vagas vem sendo multiplicadas com a ampliação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família nos serviços públicos de saúde.
Com todos esses acontecimentos o papel do pessoal auxiliar passou a ser mais valorizado pelos próprios Cirurgiões Dentistas e suas entidades representativas.
E neste mês de novembro o reconhecimento do valor dessas profissões, veio com a Resolução CFO - 107/2010 de 11 de novembro de 2010 que institui o "Dia do TSB e ASB" a ser comemorado no dia 24 de dezembro, relativo à data que foi promulgada a lei que regulamenta as duas profissões.
Quero aqui congratular-me com todos os TSBs e ASBs do Brasil, formados e em processo de formação, parabenizando-os por mais essa conquista que veio coroar todos os esforços dessa categoria e consolidar a legitimação de seu valoroso trabalho.
Transcrevo a seguir, na íntegra a resolução do Conselho Federal de Odontologia:

11 de novembro de 2010



RESOLUÇÃO CFO-107/2010


Institui o “Dia do TSB e do ASB”.


O Presidente do Conselho Federal de Odontologia, no exercício de suas atribuições legais, cumprindo deliberação do Plenário, na reunião realizada no dia 11 de novembro de 2010,
CONSIDERANDO que não existe, oficialmente, o “Dia do Técnico em Saúde Bucal - TSB e do Auxiliar em Saúde Bucal - ASB”;
CONSIDERANDO que a comemoração de um dia destinado ao TSB e ao ASB propiciará uma data de confraternização dos referidos profissionais em todo o País;
CONSIDERANDO, enfim, que o dia 24 de dezembro constitui um marco para os mencionados profissionais pela promulgação da Lei nº 11.889, de 24 de dezembro de 2008,
RESOLVE:


Art. 1º. Fica instituído o “Dia do Técnico em Saúde Bucal - TSB e do Auxiliar em Saúde Bucal - ASB”, a ser comemorado, anualmente, na data de 24 de dezembro.
Art. 2°. Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação na Imprensa Oficial, revogadas as disposições em contrário.


Rio de Janeiro, 11 de novembro de 2010.


JOSÉ MÁRIO MORAIS MATEUS, CD
SECRETÁRIO-GERAL
AILTON DIOGO MORILHAS RODRIGUES, CD
PRESIDENTE

 

Um comentário:

  1. Caro amigo, agradeço a citação do meu nome, mas os resultados que conseguimos nesses anos de trabalho são créditos a uma equipe maravilhosa que vem lutando pelos ASB e TSB.
    Temos algumas vitórias para comemorar no próximo dia 24 de dezembro junto aos ASB e TSB, mas ainda temos muito para caminhar. A sua ajuda é que tem sido fundamental.
    Obrigada e vamos continuar trabalhando em pról das profissões auxiliares da Odonologia.
    Maria Regina da Silva Amorim
    Coordenadora dos cursos - TSB e TPD

    ResponderExcluir