sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Reunião do Departamento de Odontologia em Saúde Coletiva da ACDBS

Foi muito boa a reunião do Departamento de Odontologia em Saúde Coletiva da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista realizada no dia 27 de setembro de 2011.
Tendo como Tema Central "Programas de Educação e Prevenção em Saúde Bucal nos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista - Estágio Atual e Propostas para 2012", o evento contou com a participação de Coordenadores de Saúde Bucal; representantes da Universidade Metropolitana de Santos e Universidade Santa Cecília; Cirurgiões Dentistas atuantes nas redes municipais de saúde, Técnicos em Prótese Dentária e alunos do curso de Graduação em Odontologia da UNIMES e do Curso de Capacitação em Auxiliar em Saúde Bucal da ACDBS. Estiveram presentes, ainda a Dra. Maria Regina da Silva Amorim, a Dra. Renata de Freitas Rodrigues e o Dr. Edélcio Francisco Anselmo, membros titulares do DOSC.
Como forma de estimular o debate entre os presentes, os representantes muncipais de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Praia Grande, Santos e São Vicente, fizeram uma breve explanação sobre o estágio atual dos seus programas e tiveram a oportunidade de apresentar algumas metas a serem alcançadas no ano de 2012.
Essa troca de informações foi importante no sentido de promover a troca de experiências que possam contemplar, no futuro, o estabelecimento de diretrizes únicas que direcionem ações coletivas de forma a valorizar a atenção básica voltada para a população da região.
Como resultado efetivo dos debates, surgiu a proposta de incluir no documento a ser apresentado pela Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista à Agência Regional de Saúde, a realização de um Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal Regional, contemplando os nove municípios de Região Metropolitana.
A Dra. Renata de Freitas Rodrigues, representante da UNIMES informou aos presentes que universitários da Faculdade de Odontologia dessa Instituição de Ensino estarão exercendo atividades extra-muros de ações coletivas no Município de Bertioga no dia 06 de outubro, dirigidas a alunos de uma escola municipal do município vizinho, e propôs aos demais Coordenadores Municipais de Saúde Bucal o estabelecimento de parcerias para eventos desse porte.
A Dra. Vera Lucia Oliveira, também  ofereceu o apoio da UNISANTA para trabalhos em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde.
Como Coordenadora dos Cursos de Capacitação em Auxiliar em Saúde Bucal e Formação em Técnico em Saúde Bucal, a Dra. Maria Regina Amorim, falou sobre a importancia da incorporação e atuação dos ASBs e TSBs nos programas preventivos, como forma de incrementar e potencializar as ações coletivas, cujos resultados acabam se tornando muito mais efetivos, graças ao ótimo preparo que os egressos desses cursos recebem ao longo das atividades teóricas e práticas. Como exemplo foram citadas as participações dos alunos em eventos no próprio Instituto Educacional Lupe Picasso, em escolas de educação infantil e ensino fundamental de outros municípios e no CAMP - Centro de Aprendizagem Metódica e Prática de São Vicente.
Ao final da reunião foi solicitado a todos os presentes a divulgação intensiva do 1º Congresso Internacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal, a ser realizado nos dias 15 e 16 de outubro próximos, no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo.
A próxima reunião do DOSC foi marcada para o dia 20 de outubro de 2011, oportunidade em que será celebrado o início de atividades do Departamento de Apoio ao ASB e TSB, cuja programação estarei divulgando oportunamente.

2 comentários:

  1. Excelente troca de informações. Parabéns pela iniciativa e obrigado pela oportunidade!!!!Abraços.
    Camila ALves.

    ResponderExcluir
  2. Que iniciativa maravilhosa e uma oportunidade única ao "Inicio de Atividades do Departamento de Apoio a ASB e TSB". Parabéns e sucesso á todos. Abraços. Heloisa Helena.

    ResponderExcluir