A primeira apresentação esteve a cargo do professor Edélcio Anselmo, ocasião em que explanou aos presentes as atribuições da Câmara Técnica de Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal, órgão de apoio do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo.SB e TSB. A plateia tomou ciência da importância desse órgão para o desenvolvimento de ações ligadas à valorização do Pessoal Auxiliar em Odontologia.
A segunda expositora da noite foi a TSB Elizabeth Gomes da Silva que representou a Câmara Técnica no XII EPATESPO - Encontro Paulista de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico realizado em Piracicaba/São Paulo no mês de abril, apresentando uma síntese do evento que já foi objeto de outra postagem neste Blog. Elizabeth discorreu principalmente sobre o simpósio paralelo para ASBs e TSBs e a necessidade do envolvimento da categoria na evolução dessas profissões. Beth estimulou os profissionais e alunos que compareceram à reunião a participarem do processo de rediscussão das funções inerentes não só ao serviço público mas, também á iniciativa privada.
Camila, também representou a Câmara Técnica do CROSP, juntamente com a Secretária da Câmara, Teresa Martins Garcia Cordeiro, e, apesar de atuar em consultório privado, reconheceu a sua participação como uma experiência ímpar para agregar outros valores ao seu conhecimento, através da convivência com grandes personalidades defensoras do papel do pessoal auxiliar na busca da excelência no atendimento odontológico.
Grandes mestres como Paulo Capel Narvai, Marco Manfredini, Carlos Botazzo, Paulo Frazão, Ramsés Araújo, Carlos Henrique Zanetti, e ainda as TSBs Evelise Klein e Filomena Barros destaques na organização dos processos de valorização da categoria e outros fizeram parte desse universo de autoridades ao qual Camila se integrou totalmente.A nossa representante, enfatizou a necessidade dos profissionais técnicos e auxiliares participarem desses eventos direcionados à Saúde Coletiva como forma de entenderem plenamente que o exercício pleno da odontologia passa pela integração com os serviços públicos de saúde onde se insere o Programa Brasil Sorridente como um amplo campo de trabalho para a inserção do Técnico e Auxiliar em Saúde Bucal.
Ao final de sua exposição Camila deixou uma mensagem marcante que exemplifica importância do trabalho com uma equipe altamente capacitada e integrada à multidisciplinaridade exigida pelo setor Saúde:
Em seguida a professora Maria Regina da Silva Amorim, estimulou o debate em torno do conteúdo da noite científica evocando a participação ativa de cada um dos presentes no sentido de deixarem o status de coadjuvantes e se tornarem protagonistas da história viva na busca da valorização profissional.
ASBs, TSBs e alunos participaram do debate contando as suas experiências já vivenciadas no trabalho e nos cursos, de forma a somarem exemplos de iniciativa e persistência na luta pelos seus ideais.
Saímos da Roda de Conversa certos de que a Baixada Santista se fará representar de maneira efetiva no Movimento de Valorização da Equipe Auxiliar da Odontologia.
MOMENTOS DO DEBATE
Nenhum comentário:
Postar um comentário