Na mesma semana , houve reunião com todos os docentes e a
equipe Tecnica da ESPMG , em que foi feita uma auto-avaliaçao de todo o curso
que teve duraçao de 18 meses e carga
horaria total de 1300 horas. A
capacitação foi voltada a 35 Auxiliares em Saúde Bucal pertencentes ao quadro funcional da Secretaria de Saúde de 14 municípios da Regional . Para o Coordenador
Carlos Alberto , o saldo foi extremamente positivo ainda mais pelo fato de não ter havido nenhuma desistência ao longo de todo o curso.
Esta é uma
turma descentralizada de um bloco de 8 sedes
que estavam acontecendo quase que no mesmo período . Realizado em parceria com a Secretaria de
Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde (SGTES/MS) e Secretaria de Estado de
Saúde de Minas Gerais(SES-MG), com recursos do Programa de Formação de
Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps), a qualificação vai formar
397 auxiliares em saúde bucal, que concluirão o curso habilitados em Técnicos
em Saúde bucal. O Curso de TSB segue a metodologia da integração ensino-serviço, com
momentos de aprendizado em sala de aula (concentração) e atividades práticas e clínicas (dispersão).
Docentes de
concentração:
1- Carla
Andreia Peroto Siqueira
2- Flaviane
Campos
Docente local
– Coordenador do Curso de TSB: Carlos
Alberto Costa Vieira
Inicio do curso:
23/04/2012
Fim do curso:
31/07/20131
Foram 3 modulos com
carga horaria total de 1300 horas ( 740 h na dispersao e 560 h na concentração)
:
Mod. I : 400 horas
Mod.II : 600 horas
Mod.III : 300 horas
Duração curso : 18 meses
Local-sede: Alfenas (Superintendência Regional de Saude de
Alfenas)
Municípios : 14Docentes de dispersao : 22
Alunas : 35 (não houve nehuma desistência )
A SRS de Alfenas ofereceu lanche em todos os períodos do curso
ao longo dos 18 meses.
As salas tinham : TV, DVD, Datashow ,ar condicionado e
laboratório com PCs
A Cerimônia de Formatura está marcada para o dia 21 de agosto de 2013 no prédio PCA-Universidade Federal
de Alfenas - UNIFAL-EFOA
Comentário do Professor Edélcio Anselmo
Em 1990, enquanto Coordenador de Saúde Bucal de Cubatão no Estado de São Paulo, tive a oportunidade de trazer para nosso município, de forma pioneira na Região Metropolitana da Baixada Santista, o Curso de Qualificação Profissional III - Habilitação Parcial em Atendente de Consultório Dentário, como forma de qualificar profissionais para exercer a função de ACD, antiga denominação do Auxiliar em Saúde Bucal, profissão reconhecida em 2008 pela Lei nº 11.889 de 24 de daquele ano. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, através do CEFORH - Centro de Formação de Recursos Humanos para a Área da Saúde e com todo o apoio do prefeito municipal de época, Dr. Nei Eduardo Serra, conseguimos formar 15 servidoras, recrutadas no quadro funcional da Prefeitura, que conseguiram no Plano de Carreira, Cargos e Salários implantado pelo mesmo prefeito em janeiro de 1992, serem reenquadradas como Técnicos do Serviço Odontológico, função essa criada no mesmo plano. Foram também, 18 meses de intenso trabalho com professores recrutados no quadro de Cirurgiões Dentistas da própria prefeitura que passaram antes por um Curso de Capacitação Pedagógica para assumir a responsabildade de qualificar os alunos selecionados.
É por conta disso, que sei das dificuldades enfrentadas, pelo Coordenador, Carlos Alberto e demais professores do Curso de TSB da ESPMG, para levar a bom termo a empreitada que assumiram realizar. Para os próprios alunos, sei que também foi muito dificil a dedicação aos estudos, tanto na área de concentração como na dispersão, para atingirem mais um degrau na sua carreira profissional, e conquistarem maior espaço na sua missão de ser o esteio do Cirurgião Dentista em suas atividades clínicas, educacionais e preventivas.
Quero parabenizar, aos gestores de Saúde de Minas Gerais pela iniciativa de valorizar as profissões auxiliares em odontologia, ao Coordenador do Curso, Dr. Carlos Alberto, por assumir a responsabilidade de colocar em prática a proposta da Secretaria de Saúde; aos docentes por encampar a vontade e ideal do coordenador; e, principalmente aos municípios envolvidos, que liberaram os servidores para essa qualificação.
Mas, tudo isso só seria possível com a garra e dedicação daqueles que agarraram essa oportunidade ímpar que receberam como dádiva, de participar de um processo que culminasse na sua valorização profissional: os alunos do Curso de TSB.
COORDENADOR, DOCENTES E ALUNAS - CURSO DE TSB/ESPMG
Em nome de Sinhara Dias, minha amiga virtual, quero externar os meus cumprimentos a todos os 35 futuros formandos e desejar pleno sucesso na nova profissão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário