sexta-feira, 19 de setembro de 2014

TÉCNICOS EM SAÚDE BUCAL TEM PARTICIPAÇÃO ATIVA NO PROGRAMA DE SAÚDE BUCAL DE CAMBÉ/PR

Monitoramento da saúde bucal atinge 100% das Escolas Municipais da Zona Urbana de CambéCuidado permanente e conscientização, essas são duas atitudes indispensáveis para quem tem o intuito de alcançar e manter a saúde bucal, diz a Cirurgiã Dentista, Priscilla Casaroto.  Vigilância total é especialidade desse departamento, da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com informações da Coordenadora em Saúde Bucal de Cambé, Luciana Mansano, que acaba de assumir o posto, Cambé investe em recursos e ações em diferentes níveis de cuidados necessários para disponibilizar saúde bucal completa aos munícipes. Tanto é, que as 15 escolas municipais, localizadas na zona urbana, recebem visitas dos Técnicos de Higiene Bucal (THD) mensalmente para que o monitoramento do aprendizado das crianças, em relação a escovação e uso de fio dental seja acompanhado. Durante essas visitas, os THDs também promovem a aplicação do Flúor, substância que complementa a higienização correta da boca e orienta esses alunos a procurarem um atendimento odontológico se necessário. Essas, entre outras ações, permitem que a cidade se destaque nacionalmente. Pela segunda vez, Cambé é vencedor do “Prêmio Paraná Sorridente” e ficou entre as 5 primeiras cidades no “Prêmio Brasil Sorridente” em 2014.Resultados referentes as ações do município em 2013, afirma a Secretária Municipal de Sáude Pública, Maria de Brito Lô Sarzi. Não apenas as ações educativas sobre a saúde bucal já existentes continuarão, como outras serão implementadas em Cambé. O número, por exemplo, de bochecho fluorado feitos em todo o ano de 2013, atingiu  a marca de 7.936 e em apenas 9 meses, neste ano, realizamos 18.494 ações coletivas de bochecho, o que mostra uma intensificação dessas intervenções. A propagação da importância das ações relacionadas a saúde bucal em Cambé, cresce em conjunto com as intervenções feitas pela Coordenadoria do setor”.
Neste mês, diversas instituições de ensino da cidade, já receberam a visita de TSBs, como Clarice Monitoramento da saúde bucal atinge 100% das Escolas Municipais da Zona Urbana de CambéPassoni, Técnica em Saúde Bucal na Unidade Básica de Saúde do Jardim São Paulo. Em agosto, a TSB esteve na Escola Municipal Professora Maria Rosa Trevisan Galhasce, do jardim São Paulo para o acompanhamento da higienização bucal dos alunos. Clarice que passa de sala em sala para promover a higienização bucal, falou sobre a colaboração dos alunos. “Com o passar dos anos, as crianças vem se importando cada vez mais com essa higienização. Elas entenderam que a saúde começa pela boca. Sem dentes saudáveis, sem uma gengiva saudável, não tem como se sentir bem”. A TSB fala ainda, sobre a importância do apoio dos pais e da família para que a criança continue cuidando dos dentes: "As escovações tem de ser feitas pela manhã, após o almoço e antes de dormir. Não adianta escovar os dentes apenas no horário em que está na escola. É preciso que os pais verifiquem se o filho está promovendo de forma adequada a escovação e higiene bucal”.

Toda a equipe de Técnicos em Saúde Bucal e Cirurgiões Dentistas do município, segue com seus atendimentos adotando a conscientização da comunidade como aliada. Com isso, utilizam de datas comemorativas para promoverem informações importantes relacionadas a saúde bucal. Em outubro, quando se comemora o dia do dentista, uma programação especial está sendo organizada com ações de conscientização pela Secretaria Municipal de Saúde, visando a melhoria da saúde bucal dos cambeenses.
 
 
 
COMENTÁRIO DO PROFESSOR EDÉLCIO ANSELMO
 
É de suma importância tomar conhecimento de ações que valorizam os profissionais auxiliares em odontologia. A incorporação de recursos humanos altamente capacitados como é o caso do Técnico em Saúde Bucal, influi de forma positiva e intensifica os bons resultados obtidos.
Parabéns à Prefeitura de Cambé por investir no Trabalho em Equipe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário