quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SMS de Pelotas/RSdisponibiliza estágio para Auxiliar de Saúde Bucal

Foto: Vanderlei Porto  Com o objetivo de ampliar e qualificar as redes e equipes da saúde bucal, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) firmou Termo de Convênio com a Escola de Educação Profissional Estilo, o que possibilitará que alunos da instituição de ensino possam desenvolver a parte prática do curso nas Unidades Básicas de Saúde do Município. O curso de Auxiliar de Saúde Bucal acumula uma carga horária de 400 horas/aula, sendo que, destas, 100 horas envolvem procedimentos práticos.

“Trata-se de uma conjugação exitosa de interesses, pois desde a implantação do atendimento em saúde bucal, sentimos a dificuldade de encontrarmos pessoas qualificadas no mercado de trabalho para desempenhar esta função”, comentou a titular da SMS, Arita Bergmann. Ela acrescentou ainda que esta ação qualifica ainda mais o serviço que já vem sendo oferecido. A partir desta semana, mais de 30 alunos do curso começarão a desempenhar a função nas UBSs, dentre as quais estão as localizadas no Barro Duro, Cohab Lindóia, Centro de Especialidades (da Rua Voluntários da Pátria) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), entre outras.

Segundo os supervisores de saúde bucal do Município, Leandro Thurow e Mariane Laroque, Pelotas já possui oito profissionais contratados para esta função e o estágio possibilita que, a partir dos conhecimentos práticos e teóricos adquiridos, estes futuros profissionais ingressem efetivamente no mercado de trabalho e possivelmente na área de saúde do Município, por ocasião de realização de seleção pública ou futuros concursos.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas

Comentário do autor do Blog do Professor Edélcio Anselmo:

O município de Pelotas promove um grande avanço de gestão, ao celebrar convênio com instituição educacional formadora de recursos humanos auxiliares em odontologia, possibilitando o estágio de alunos de Curso da Capacitação em Auxiliar em Saúde Bucal para o desenvolvimento das atividades práticas no ambiente das suas Unidades Básicas de Saúde com consequente preparo desses alunos para participações futuras em concursos públicos e processos seletivos da própria prefeitura.
Que este fato sirva de exemplo a outras prefeituras, como forma de incrementar a capacitação profissional.

 

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

2º ENAT - ENCONTRO NACIONAL DE AUXILIARES E TÉCNICOS EM SAÚDE BUCAL


A ACDBS - Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista - Regional APCD, promoverá, no período de 23 a 25 de maio de 2013 em Santos/SP, o  16º CIOLP – Congresso Internacional de Odontologia do Litoral Paulista, tradicional evento voltado à classe odontológica.
Paralelamente ao 16º CIOLP, teremos a realização do 2º ENAT – Encontro Nacional de Administradores e Técnicos em Saúde Bucal que acontecerá nos dias 24 e 25 de maio de e que se constituirá numa grande oportunidade para troca de experiências entre docentes e alunos de escolas formadoras e capacitadoras de ASBs e TSBs de vários estados brasileiros e de profissionais atuantes nas duas áreas.
A grade científica do 2º ENAT está sendo preparada com muito carinho e propiciará aos participantes um processo de educação continuada através de conferências sobre vários temas relacionados ao aperfeiçoamento para o exercício dessas importantes profissões de apoio à atuação do Cirurgião Dentista.
A adesão de alunos, Auxiliares em Saúde Bucal, Técnicos em Saúde Bucal, Formadores e Capacitadores  já está disponível e dará direito à participação em todas as atividades científicas do 16º CIOLP e do e do 2º ENAT.
As vagas são limitadas e os interessados poderão reservar a sua inscrição enviando um e mail com os dados pessoais, categoria profissional e endereço eletrônico, após através do qual estaremos disponibilizando a ficha de inscrição e a forma de pagamento.
VALOR DA ADESÃO
ASB e TSB: R$ 50,00 PARCELADO EM 2 X
FORMADORES E CAPACITADORES: R$ 130,00 PARCELADOS EM 2 X
FAÇAM JÁ A INSCRIÇÃO E GARANTAM A PARTICIPAÇÃO PELO VALOR ATUAL!
E MAIL PARA ENVIO DOS DADOS PRELIMINARES: franselmo@gmail.com
 
GRADE CIENTÍFICA DO 2º ENAT
CONFERENCISTAS CONFIRMADOS
Motivação Profissional – Maria Regina da Silva Amorim – Coordenadora Técnica e Pedagógica dos Cursos Técnicos da APCD/Santos e Instituto Educacional Lupe Picasso Dom Bosco/
A Importância da Incorporação do ASB e TSB na Equipe de Saúde Bucal  - Rogério de Mesquita Spínola – Coordenador dos Cursos de ASB e TSB da Escola Técnica Professor Makiguti/São Paulo 
Projetos Educacionais para Grupos Prioritários  - TSB Roberta Jorge Chad – Secretaria Municipal de Saúde de Santos
Promoção de Saúde – Henrique Pereira Cruz – Diretor Científico da ORAL B
O Papel do ASB e TSB no Atendimento Odontológico para Pacientes Portadores de Necessidades Especiais Priscilla Garcia Gorbisier – Professora do Instituto Educacional Lupe Picasso e APCD/Santos
A Importância da Etiqueta Profissional para o ASB e TSB – Marcia Nana – Diretora da Ideia Publicidade e Consultoria – Construindo Soluções - Rio de Janeiro
O Papel do ASB e TSB na Odontologia Hospitalar – CD Vanessa Tilly Moutinho da Silva e TSB Daniele Amorim Tavolaro – Equipe Multidisciplinar do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo
O Papel do ASB e ASB na Prevenção em Saúde Bucal – Priscilla Torres Tagawa – Professora do Instituto Educacional Lupe Picasso e APCD/Santos
Uma proposta para Educação em Saúde Bucal – Edna Luzia Ribeiro – Autora do Projeto De Mãos Dadas com a Educação - Goiânia
Materiais Restauradores – Novos Conceitos – Hamilton Renato Lima - Professor do Instituto Educacional Lupe Picasso e APCD/Santos e Consultor Científico da VOCO
Biossegurança em Odontologia – Lusiane Borges – Diretora da Biológica- Consultoria em Saúde
Mercado de Trabalho para o ASB e TSB e seus Desafios – TSB Irene Rodrigues – Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba/Câmara Técnica do Conselho Federal de Odontologia e Conselho Nacional de Saúde
Entidades Classistas – Uma Solução Para A Legitimação de Direitos Profissionais – TSB Irene Rodrigues – Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba
Programa Aprendendo com Saúde – Uma Experiência Bem Sucedida – Fernanda Borges Rodrigues – Interlocutora de Saúde Bucal da SPDM – Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicin

A realização do evento está contando com o apoio do Dr. Paulo Murilo Oliveira da Fontoura Jr., organizador do 1º ENAT realizado na sede da ABO - Rio de Janeiro.


 
 




domingo, 25 de novembro de 2012

PROGRAMA DE SAÚDE BUCAL DE DE VOLTA REDONDA AUMENTA EM 60% O NÚMERO DE ATENDIMENTOS

O Programa de Saúde Bucal de Volta Redonda teve um aumento de 60% nos atendimentos realizados pela iniciativa após os investimentos em pessoal e equipamentos. Em 2009 o atendimento era oferecido a 18 mil pessoas, enquanto que em 2012 a previsão é que aproximadamente 29 mil atendimentos sejam realizados pelo programa. Entre os principais investimentos que possibilitaram o incremento do serviço estão a construção de mais duas clínicas odontológicas nos bairros São Carlos e Eucaliptal - ambas com capacidade para atender a um total de seis mil pessoas -, onde foram investidos 1,8 milhão de reais, e a realização do concurso público, aumentando o número de profissionais de 70 para 142 dentistas.

Segundo o coordenador do programa, Vitor Hugo de Oliveira, o objetivo da administração municipal é de atender com excelência todos os beneficiados pela ação.

"Queremos oferecer um serviço de ótima qualidade e sem fila de espera. Para atingir essa meta não vamos medir esforços. Continuaremos avançando e prestando um serviço cada vez melhor para os nossos usuários", explicou Vitor Hugo.

Ações


Por meio do Programa de Saúde Bucal são realizadas atividades preventivas, curativas, promocionais e visitas domiciliares em três Centros de Especialidades Odontológicas, cinco Clínicas Odontológicas Concentradas e 35 equipes integradas ao Programa de Saúde da Família (PSF), além de dois consultórios odontológicos que ficam nos bairros Roma I e II.

Através da iniciativa, os usuários têm acesso a atendimento cirúrgico e restaurador, próteses unitárias e totais, tratamento endodôntico, aplicação de selantes e tratamento periodontal, além de serviços específicos para atendimento ao paciente especial que são disponibilizados nos hospitais municipais Munir Rafful e São João Batista.

Além disso, o Programa de Saúde Bucal disponibiliza serviços de urgência e emergência no Centro de Atendimento Integrado de Saúde do bairro Aterrado (Cais Aterrado) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santo Agostinho, além de atendimento de odontopediatria (para crianças menores de cinco anos) nas Clinicas Odontológicas dos bairros Vila Brasília e Aterrado.

As inscrições para novos usuários são realizadas nas clínicas odontológicas sempre no primeiro dia útil dos meses de março, junho, agosto e novembro, a partir das 7h. Os interessados deverão levar documento de identificação, comprovante de residência e o cartão SUS. O programa só atende a moradores de Volta Redonda.

Todas as clínicas emitem à Coordenação do Programa de Saúde Bucal relatórios gerenciais mensais que avaliam quantitativa e qualitativamente todos os procedimentos realizados.

Novas unidades

O serviço ganhará, em breve, mais duas unidades. A primeira delas será construída no bairro Santa Cruz e terá capacidade para atender a 1,5 mil pessoas, aproximadamente. A outra funcionará na Arena Olímpica, com previsão de atender a cerca de dois mil pacientes por mês.

FONTE: Diário do Vale

COMENTÁRIO DO DO PROFESSOR EDÉLCIO ANSELMO: É gratificante para mim, comprovar que alguns municípios promovem uma gestão eficiente dos recursos próprios e administrados pelo SUS, valorizando de forma ímpar a promoção da Saúde Bucal de seus cidadãos. O exemplo de Volta Redonda em levar a sério as ações odontológicas dirigidas à população SUS dependente, deve servir de exemplo e modelo a todos os municípios brasileiros, que apesar do aumento substancial dos investimentos em saúde bucal pelo Ministério da Saúde nos últimos anos, muitos deles pecam no gerenciamento desses recursos e não assume a sua contrapartida no planejamento e execução dessas ações.
Quero externar meus cumprimentos ao colega Vitor Hugo de Oliveira, Coordenador do Programa, pela valorização da Odontologia em Saúde Coletiva.

sábado, 24 de novembro de 2012

Alunos do TSB participam de formatura em Barbacena


A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) promoveu no 14 de novembro a solenidade de formatura de 35 alunos do curso Técnico em Saúde Bucal (TSB).  A habilitação foi ministrada por 17 docentes, qualificados pela própria Escola.

Além dessa, mais 10 turmas de TSB estão concluindo o curso no Estado de Minas Gerais, , totalizando 385 alunos, em 253 municípios. O curso conta atualmente com o total de aproximadamente 254 docentes. A história do TSB na ESP-MG teve início em 1988, quando a nomenclatura ainda era Técnico em Higiene Dental (THD). Daquela época até 2011, a Escola habilitou o total de 1.431 profissionais em técnicos em saúde bucal.

Alunos em aula prática

O Diretor-Geral da ESP-MG, Damião Mendonça Vieira, destaca que a comunidade poderá contar com mais profissionais qualificados em suas atividades. “A habilitação destes profissionais elevará a qualidade das ações de saúde em seus municípios. É importante ressaltar a contribuição dos cirurgiões-dentistas parceiros nesta jornada, que atuaram como docentes de concentração e de dispersão”, afirmou Mendonça.

Dentre os cursos ministrados pela ESP-MG, o TSB, com carga horária de 1.300 horas, se configura como uma relevante atividade desempenhada pela Escola. O TSB destina à formação de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) da área de saúde bucal, com nível médio de escolaridade, em Técnicos em Saúde Bucal, com competência para realizar atividades necessárias à prestação de cuidados no âmbito da prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde bucal.

Com a formação dessas novas turmas, Minas Gerais se destaca no investimento em qualificação desses profissionais de extrema importância no atendimento à população SUS - dependente!

Fonte: Escola de Saúde Pública de Minas Gerais

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

CÂMARA DOS DEPUTADOS DEBATE PISO SALARIAL DE ASB E TSB COM REPRESENTANTES DA CATEGORIA

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promoveu no último dia 13 de novembro, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei 1187/2011 de autoria da Deputada Gorete Pereira, que institui piso salarial de R$ 1.020 para Técnicos em Saúde Bucal e de R$ 770 para Auxiliares em Saúde Bucal, além de jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Representantes de entidades sindicais que representam os TSBs e ASBs pediram mais prazo para discutir a ampliação do debate sobre a proposta.

Contrária ao projeto, a Secretária de Saúde da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal, TSB Irene Rodrigues dos Santos que já havia discutido o assunto com os participantes do 2º CIATESB - Congresso Internacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal realizado em São Paulo no início do mês, defendeu uma jornada de 30 horas semanais, “para melhorar o serviço prestado à população”. Segundo ela, depois de seis horas de trabalho, o profissional perde a concentração.
Irene também disse ser contra o piso salarial previsto no projeto. “A proposta da deputada Gorete Pereira (PR-CE) é muito próxima do valor do salário mínimo. Com a política de valorização do mínimo, corremos o risco, em um curto espaço de tempo, de o piso nacional do auxiliar de saúde bucal, que contribui muito para implantação de políticas públicas de saúde, ser menor que o piso nacional dos trabalhadores”, afirmou.
 

Planos de carreira
Os sindicalistas pediram ainda que o projeto respeite os planos de carreira. De acordo com a representante do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Saúde Bucal do Estado de Goiás, Shirley Martins, o plano de carreira dos técnicos em saúde bucal de Anápolis (GO) prevê jornada semanal de 20 horas.
Para a coordenadora-geral de Regulação e Negociação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, Miraci Astun, o Congresso Nacional não é o lugar adequado para se discutir e aprovar o piso salarial dessas categorias. Segundo ela, o debate deve ser feito nos municípios. “Do jeito que está [o projeto], não queremos”, afirmou.

Já o representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), José Enio Duarte, afirmou estar preocupado com leis que fixam pisos salariais e estabelecem jornada de trabalho de algumas categorias. Em sua avaliação, essas leis contrariam os interesses dos estados e municípios e interferem nos gastos municipais.

Prazo para consenso
O relator da proposta e autor do requerimento para realização da audiência, deputado Rogério Carvalho (PT-SE), disse que está disposto a ouvir todos os representantes da categoria e as entidades nacionais e confederações que reúnem outros profissionais do setor de saúde.
“Demos um prazo para que as entidades se reúnam, cheguem a um consenso e apresentem uma proposta que represente a posição majoritária das categorias e das entidades que representam essas profissões”, ressaltou.

FONTE: Agência Câmara de Notícias

PL 1187/2011 - inteiro teor

Nota do autor do Blog: Tenho recebido muitos questionamentos de ASBs e TSBs de todos os estados brasileiros quanto à tramitação desse projeto de lei, principalmente no tocante à sua aprovação, sanção e entrada em vigor, porém, durante debate no 2º Encontro de Formadores de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal realizado durante o 2º CIATESB e também na própria plenária do evento relizado em São Paulo, a TSB Irene Rodrigues em sua exposição aos participantes deixou claro a necessidade da discussão ampla do texto do PL, por conta do perigo que representa a fixação do piso que em pouco tempo seria ultrapassado pelo salário mínimo que vem, sistematicamente recebendo reajustes acima do INPC que regularia os reajustes anuais do piso.
A meu ver há necessidade do envolvimento de entidades representativas das categorias de todos os estados nos próximos debates, com o objetivo de se chegar ao consenso sobre as reivindicações a serem incorporados ao projeto.
Essa união levará à valorização real dos ASBs e TSBs, não só em relação à remuneração profissional, mas, também na questão da carga horária e outros adicionais já existentes em convenções coletivas firmadas entre sindicatos patronais e sindicatos que representam esses profissionais, e estabelecimento de PCCS - Plano de Cargos, Carreira e Salários para o setor público.

Estaremos atentos e divulgaremos, através do Blog do Professor Edélcio Anselmo, os próximos encontros a serem promovidos!



 

INCOR abre vagas para ASB - Auxiliares em Saúde Bucal

 
Processo seletivo n° 934/12 Auxiliar de Consultório Odontológico
Lotação: Unidade Odontologia – InCor
Descrição Sumária Realizar, sob orientação e supervisão do cirurgião-dentista responsável, todas as rotinas relacionadas aos processos de limpeza e desinfecção de superfícies e equipamentos; esterilização de instrumentais odontológicos; auxi...
liar o profissional durante atendimento do paciente; promover organização dos consultórios e controle de materiais e registro de procedimentos realizados.

Pré - requisitos - Ensino médio completo;
- Curso de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) concluído;
- Desejável: experiência como Auxiliar Odontológico e/ou formação em Técnico em Saúde Bucal (TSB);
-- Conhecimentos de Informática: Pacote Office e Internet;
-- Disponibilidade para atuar 40 horas semanais no período das 7:00h às 16:00h, ou 8:00h às 17:00h, ou das 9:00h às 18:00h, ou das 10:00h às 19:00h conforme necessidade do serviço.

Inscrições Retirar Comprovante de Inscrição mediante entrega de currículo e xérox dos comprovantes exigidos (Ensino Médio, curso de ASB) e dos desejáveis (TSB e experiência, se tiver).
Período: de 01 a 23 de novembro de 2012. Exceto sábado, domingo e feriado.
Horário: das 8:30h às 11:30h
Local: InCor – Recrutamento e Seleção – Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44 – Bloco I – 2º a.
Cerqueira César - São Paulo - SP (Próximo ao metrô Clínicas)
Onde Estamos

SALÁRIO: R$ 1.253,93 + Benefícios: VR, VT e VA ou Cesta Básica

domingo, 18 de novembro de 2012

RAINHA DAS SERRAS: O PASSADO, O PRESENTE, E... QUAL SERÁ O SEU FUTURO?


Estou nesta cidade há 34 anos, desde 1978, quando tive a felicidade de ingressar no serviço público de Cubatão, mais precisamente para prestar serviço como Cirurgião Dentista no antigo SAMOE  - Serviço de Assistência Médico-Odontológica Escolar. Na época, o alcaide do município era Carlos Frederico Soares Campos, prefeito nomeado no período em que a Rainha das Serras ainda era considerada Área de Segurança Nacional. Um homem que, apesar de não ser natural da cidade, conduzia a administração focada na valorização do serviço público como mola propulsora do desenvolvimento econômico e social. Os investimentos dos recursos financeiros promoviam com ênfase a educação e a saúde no município.
Mais dois prefeitos indicados passaram pela prefeitura, após a era Campos, que, ainda não sendo naturais da bela região emoldurada de palmas tão brasileiras, muito fizeram pelo seu progresso, a ponto de, após Cubatão reconquistar a sua autonomia administrativa, foram reconduzidos ao cargo por mais duas vezes cada um, através do voto direto.
Há ainda os que renegam o passado de crescimento, com a locomotiva administrativa, como aquela que tinha o seu lugar garantido no “Velho Parque Anilinas”, depois chamado de Cidade da Criança até a tão propalada reforma atual, conduzida por mais 16 anos seguidos por esses dois cubatenses de trabalho e de coração.
Depois deles, veio um médico, mineiro de nascimento, mas, com a garantia do compromisso e comprometimento com a terra cantada em verso e prosa por Afonso Schmidt, calcado nos longos anos que dedicou à coletividade no Sindicato dos Metalúrgicos e no seu próprio consultório, purificando os pulmões cidadãos. Não posso afirmar que a tão falada cura aconteceu por completo, mas a publicização implementada no Hospital Modelo, e é esse o nome que, carinhosamente, a população resolveu manter, sem desmerecimento ao inesquecível Dr. Luiz Camargo, trouxe uma gestão mais profissional a esse importante equipamento de saúde construído, inaugurado e colocado em funcionamento pelo  Cosipano ilustre, e, tão ansiado por toda a comunidade.
É claro, que todos esses atores sociais da história cubatense citados acima, não podem ser considerados perfeitos nas suas atuações, pois o ser humano, considerado como a mais perfeita das máquinas, também é sujeito à falhas, mas o objetivo foi sempre acertar, mesmo que, errando, às vezes.
Porém, chegou o dia em que os eleitores resolveram que a magia do condão de fadas deveria conduzir à cadeira que dirige os destinos da fonte de força e luz, uma cubatense legítima, e, ainda mais, avalizada pelo partido tão aclamado pelo povo brasileiro, para conquistar a tão sonhada mudança que culminaria na verdadeira independência que seria rompida em canto viril.

 
A princípio, nos pareceu que estávamos no caminho certo com a multiplicação dos recursos financeiros subindo a escala da riqueza nacional, afinal, em dados estatísticos projetados por especialistas em planejamento da grande equipe estelar, alcançaríamos em 2012 o topo da escada da renda per capita entre todos os municípios brasileiros.
Ora, se a riqueza financeira extrapolou todas as expetativas, porque os cerca de 60% de famílias faveladas não conseguiram também a sua independência?
Paradoxo total, pois, então, porque se criou o bolsa família municipal?
Porque o sistema de saúde começou a entrar em colapso?
Porque a educação perdeu o seu poder de propiciar cidadania?
Porque se desmantelou o sistema de atendimento aos menores abandonados?
E os servidores, porque não mereceram o reajuste mínimo?
Porque a comissão nomeada pela própria comandante-mor do executivo não teve respeitada a sua proposta de Plano de Cargos, Carreira e Salários baseada em estudos exaustivos e bem fundamentados?
E o que se dizia legítimo representante da categoria dos servidores municipais que parecia que ia marcar a história na defesa dos direitos inalienáveis dos associados e não associados, porque voltou atrás na sua decisão?
E, quantos outros porquês, podemos relacionar?
Ora, mas o grande argumento de defesa dos membros situacionistas com relação à mudança está nas opções de diversão e lazer: cinema, teleférico, enfim, o Novo Anilinas.
Mas, será que só com isso se constrói o direito cidadão?   
Enfim, uma grande parcela dos eleitores deu a sua resposta nas urnas e decidiu manter a vitoriosa equipe para que a Rainha das Serras continue a ser abençoada com o Sinal da Santa Cruz!
Senhora prefeita Marcia Rosa, eu não fui seu eleitor, mas como filho adotivo desta terra por onde Anchieta passou, peço-lhe do fundo do coração, que dispa-se dos grilhões partidários e incorpore-se dos conceitos de paz, amor e tradição inerentes à sua terra natal e valha-se de mais uma chance que lhe foi creditada para administrar esse município, isenta dos compromissos políticos, pois só assim vossa senhoria poderá fazer Cubatão mudar, realmente, para melhor!!!
Aí, sim, voltaremos a mostrar a todo o Brasil o valor de Cubatão desde os primórdios de sua história e de suas raízes emancipadoras!!!

 CRUZEIRO QUINHENTISTA


 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

EQUIPE DO LUPE PICASSO E ACDSB PROMOVE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM ESCOLA DE CUBATÃO


 
Coordenadora dos Cursos de Formação em Técnico em Saúde Bucal e Capacitação em Auxilar em Saúde Bucal do Instituto Educacional Lupe Picasso e Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista - Regional APCD, Dra. Maria Regina da Silva Amorim, promoveu nesta última segunda feira, 12 de novembro, um dia de ações educativas voltadas para a promoção da saúde bucal aos alunos matriculados na Unidade Municipal de Ensino Estado do Mato Grosso da Prefeitura de Cubatão. O evento aconteceu a pedido da Coordenadora Pedagógica da referida escola, Ana Cristina Marçal, com o objetivo de levar noções de saúde e higiene bucal às crianças que participaram ativamente das atividades.
Num primeiro momento foi apresentado um vídeo contendo uma peça teatral encenada pe Equipe de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Araraquara, com apoio do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.
Em seguida, as alunas Simone Bezerra e  Maria Aparecida dos cursos de TSB e ASB, respectivamente, realizaram a escovação dentária supervisonada dirigida a todas as crianças participantes.


Além disso, os alunos do primeiro ano da UME Mato Grosso participaram de um Bingo Educacional, através do qual, de forma lúdica, tiveram a oportunidade de sedimentar os conhecimentos relativos aos cuidados necessários para se terem uma boa dentição.
Essas atividades, além de servir de estágio para as futuras ASB e TSB, contribuíram para preencher uma lacuna no processo de educação em saúde bucal, que infelizmente, não vem sendo executado de forma eficiente pelo poder público cubatense, mas, tanto a entidade que representa o odontologia, bem como o Instituto Educacional Lupe Picasso estão à disposição de todos os municípios da região metropolitana da baixada santista para a promocão dessas ações, que estão fazendo parte dos pré-eventos do 16º CIOLP - Congresso Internacional de Odontologia do Litoral Paulista que será realizado no período de 23 a 25 de maio de 2013 em Santos.

domingo, 11 de novembro de 2012

UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO NA INCORPORAÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE BUCAL NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA


Mais uma excelente noite de palestra programada pelos Departamentos de Odontologia em Saúde Coletiva e de Apoio ao ASB e TSB, aconteceu no dia 29 de novembro no auditório da ACDBS – Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista – Regional APCD.
Desta vez o palestrante convidado foi o Dr. Marcus Vinicius Diniz Grigoletto, Assessor Técnico da APS Santa Marcelina de São Paulo que abordou o tema “Uma Experiência de Sucesso na Incorporação da Equipe de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família”
Com muita propriedade, o nosso conferencista teceu considerações sobre a evolução da ESF no Brasil, Estado de São Paulo e capital de São Paulo, mostrando o crescimento desse modelo de promoção da saúde e saúde bucal que mudou mais ainda o quadro epidemiológico das doenças bucais que acometem os cidadãos brasileiros.
A APS Santa Marcelina foi uma das primeiras Organizações Sociais a gerenciar a Estratégia de Saúde da Família na capital do estado e é referência nessa área, demonstrando que a boa gestão é importante na parceria com o poder público e pode servir de exemplo para as prefeituras da baixada santista em cujos municípios a ESF não está bem consolidada, ficando muito longe da filosofia da estratégia. Além da gestão eficiente, o comprometimento dos profissionais da saúde é fator preponderante para o sucesso das ações de natureza coletiva e individual direcionadas à família como um todo.
 
Dr. Marcus enfatizou a importância da triagem e a divisão da carga horária semanal das ESBs entre atendimento clínico, procedimentos coletivos e reuniões de equipe, grupos, visitas domiciliares, reuniões diversas e capacitações, distribuída em 70%, 10% e 20%, respectivamente.   
 
Entre os desafios para a consolidação da ESF, segundo o conferencista, estão os incentivos financeiros, a capacidade de gestão, as condições de trabalho, a formação para atuação no SUS, a capacitação das equipes, o cumprimento das diretrizes, a fixação dos profissionais e salários, e ainda, o vínculo empregatício. Sobre este último aspecto, na impossibilidade de contratação direta através de concursos, a parceria pode ser o caminho, desde que o contrato  seja seguido à risca e bem supervisionado e fiscalizado pelo poder público. No fim, o importante é que a gestão seja eficiente e faça atingir os resultados esperados.
Outro ponto enfatizado pelo Dr. Marcus Vinicius foi o crescimento significativo de vagas para os profissionais da odontologia: Cirurgiões Dentistas, Técnicos em Saúde Bucal e Auxiliares em Saúde Bucal, que passaram a ter novas e muitas oportunidades para ingressar no mercado de trabalho, e a consequente ampliação dos cursos de capacitação, formação e especialização dirigidos aos pretendentes a essas vagas.
Parabéns ao Dr. Marcus Vinicius Diniz Grigoletto pela brilhante palestra que veio enriquecer as atividades científicas do DOSC e DAATSB e trouxe novos conhecimentos para os participantes do evento!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Sucesso inegável do CIATESB 2012

A 2ª edição do CIATESB foi realizada nos dias 3 e 4 de novembro e superou todas as expectativas de resultado.


Apesar das datas coincidirem com o ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio), houve uma expressiva presença de ASBs, TSBs e Formadores de todo o país, com 600 adesões.
O Congresso Internacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal - CIATESB 2012 trouxe novidades de alta tecnologia, como o Auditório de Práticas Clínicas e Educativas, onde os congressistas puderam acompanhar de perto diversos procedimentos “in virtro” ao microscópio e transmissão simultânea com câmeras de alta definição, além de trabalho a quatro e seis mãos, realizados por renomados profissionais, como Prof. Augusto Roque Neto, Prof. Renato Pais Jóias, Prof. Renato Mazzolene, Profª Marina Montenegro, entre outros.

Os inscritos ainda puderam presenciar os relatos de Projetos Educativos, como “Aprendendo com Saúde”, apresentado pela Profª Fernanda Rodrigues Borges e “Prática e Atitude em Saúde Bucal”, exibido pelo Prof. Rogério Spínola.

 

No Grande Auditório aconteceram 18 conferências nos dois dias de evento, apresentando temas atuais, como “Odontologia Hospitalar”, “Pacientes com Necessidade Especiais”, “Hábitos Bucais Deletérios”, “Marketing e Motivação”, entre outros. Mais uma vez contando com os renomados profissionais, como os professores: Francisco Simões, Júlio Bassi, Irene Rodrigues, Vanessa Camilo, William Torre, Shirlei Devesa, José Reynaldo Figueredo, Lúcia Coutinho, Prof. Edélcio Anselmo, Lusiane Borges entre outros.
Dando continuidade aos eventos paralelos de 2011, aconteceram também, nesta segunda edição, dois outros importantes encontros no CIATESB 2012.


O 2º Encontro de Formadores de ASB e TSB reuniu mais de 50 professores de diversas escolas do Brasil. No encontro aconteceram inovações, como Cursos de Atualização sobre temas relevantes, como Biossegurança, Leis que regem as Profissões ASB e TSB e Mercado de Trabalho, o primeiro com a Dra. Lusiane Borges e os dois últimos com a TSB Irene Rodrigues da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.


O 2º Encontro das Câmaras Técnicas de TSB e ASB dos CROs de todo Brasil teve adesão dobrada, em relação ao número de representante da primeira edição.
A segunda edição do CIATESB ainda contou com a premiação do Concurso de Painéis, mais um ineditismo do no evento. Um grupo de alunos de TSB de Londrina conquistou o primeiro lugar e foi contemplado com uma autoclave.
A terceira edição do CIATESB já está confirmada para Outubro 2013. Não perca essa grande oportunidade de atualização!

Fonte: www.ciatesb.com.br




segunda-feira, 5 de novembro de 2012

LANÇAMENTO OFICIAL DO 16º CIOLP


 
 
Revestiu-se de pleno êxito, o lançamento oficial do 16º CIOLP – Congresso Internacional de Odontologia do Litoral Paulista que será realizado no período de 23 a 25 de maio de 2013.Os convidados, que lotaram as dependências do salão social da ACDBS – Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista – Regional APCD,  foram recepcionados com um lauto coquetel de entrada patrocinado pela UNICRED METROPOLITANA.
Estavam presentes, além dos membros da Comissão Organizadora, representantes de empresas do ramo odontológico, Sindicatos dos Odontologistas de Santos, UNIODONTO de Santos, Universidade Santa Cecília, Universidade Metropolitana de Santos, Associação dos Protéticos Dentários do Litoral Paulista, Ex-Presidentes da ACDBS, associados e outros parceiros. Vale ressaltar a presença do Dr. Rogério Santos, representando no ato o Prefeito eleito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa e que já se colocou à disposição da Comissão Organizadora para apoiar o evento a partir do dia 1º de Janeiro de 2013.
 
Iniciando a parte oficial da noite festiva, o Dr. Braz Antunes, Presidente da ACDBS, acolheu os convidados, teceu elogios a toda a Comissão Organizadora em nome de seu Presidente, Dr. Ricardo Horliana e relatou um breve histórico sobre o CIOLP.
Em seguida o Dr. Ricardo realizou a apresentação do Conceito CIOLP que, além da grade científica direcionada aos congressistas, reúne os eventos paralelos constituídos pelo 2º ENAT – ENCONTRO NACIONAL DE AUXILIARES E TÉCNICOS EM SAÚDE BUCAL, VI CUBAS – CONGRESSO UNIVERSITÁRIO DE ODONTOLOGIA DA BAIXADA SANTISTA, MEETING DE PRÓTESE DENTÁRIA dirigido aos Auxiliares e Técnicos em Prótese Dentária e o SIMPÓSIO DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR. Destacou, ainda, a realização do Projeto ODONTOCOMUNIDADE  com atividades educativas e preventivas que contemplarão crianças de entidades assistenciais  de Santos.
 
Esta foi uma data marcante na história do CIOLP, como coroamento de um trabalho árduo de quatro meses de reuniões em sequência, de uma comissão formada pela experiência, juventude e competência de uma equipe coesa, capitaneada por um presidente ousado, aglutinador e centrado na eficácia, e que fará com que o 16º CIOLP seja um marco divisório nas atividades científicas da ACDBS.
Parabéns, Ricardo, Wagner, Paulo Marino, Rene, Maria Regina, Cabral, Daniela, Stéphany, Marcelo, Taiana, Cris, Pedro Capp, Julio Bassi, Ana Paula e Joel Pfeiffer.

VAMOS EM FRENTE!!!