sábado, 27 de outubro de 2012

MEDALHA DO MÉRITO ODONTOLÓGICO


Apesar da crise financeiro-administrativa pela qual passa o município de Cubatão e que vem ocasionando reflexos negativos no Programa de Saúde Bucal (relatado no link ao fim deste texto), foi singela a Solenidade Comemorativa de Encerramento da Semana da Saúde Bucal e Dia Nacional do Cirurgião Dentista. Da programação iniciada na terça-feira, 23 de outubro, constaram quatro palestras abordando os temas: Lesões Bucais mais Frequentes no Serviço Público Brasileiro; Angina de Ludwig; Atendimento a Pacientes Portadores de Necessidades Especiais – Hipertensão e Diabetes Melitus, e Atendimentos a Pacientes Portadores de Necessidades Especiais – Gestantes, Idosos e Síndromes, proferidas por professores da UNIMES- Universidade Metropolitana de Santos. Cirurgiões Dentistas, Auxiliares, Técnicos em Saúde Bucal e profissionais do quadro administrativo da Divisão de Odontologia, foram beneficiados com essas atividades de educação continuada, como forma de aprimorarem os seus conhecimentos, objetivando a melhoria do serviço oferecido à população do município.
Como parte da solenidade do dia 25, os alunos das unidades de ensino que concorreram no Concurso Sorriso Feliz, instituído pelo Decreto Municipal Nº 6.614 de 25 de setembro de 1997, foram contemplados com medalhas, certificados e mimos, como reconhecimento aos trabalhos de desenho, colagem, poema e paródia, como forma de despertar nos escolares de educação infantil e ensino fundamental, a consciência sobre a prevenção das doenças bucais e incentivar a criatividade estudantil.

O ponto alto semana festiva foi a Outorga da Medalha de Mérito Odontológico e a Medalha de Mérito Auxiliar, instituídas por Lei Municipal Nº 2.044 de 04 de janeiro de 1.999 de autoria do então vereador José Rubens Marino, que objetiva honrar os profissionais de nível superior e técnico que se destacaram nas ações de promoção da saúde bucal durante o ano. Neste ano o Cirurgião Dentista contemplado com a homenagem foi o Dr. Arnaldo Massote que atua no Centro de Referência do Idoso e que no período de 1.996 a 1.998 foi o principal responsável pelas ações odontológicas dirigidas a população do município, exercendo o cargo de  Coordenador de Saúde Bucal.
 A Medalha de Mérito Auxiliar foi concedida a Roberta Jorge Chad que já possui formação como Técnica em Saúde Bucal, ex-aluna integrante da 3ª turma do Curso de Formação em TSB do Instituto Educacional Lupe Picasso e Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista. Roberta se destacou nas atividades educativas como criadora e executora de conteúdos direcionados a grupos prioritários como Gestantes, Cardiopatas, Hipertensos e Adolescentes. No próximo CIOLP – Congresso Internacional de Odontologia do Litoral Paulista a ser realizado no período de 23 a 25 de maio de 2013, Roberta fará parte da grade científica do ENAT 2013 – 2º Encontro Nacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal, evento paralelo ao CIOLP, onde ministrará conferência sobre o tema “Projetos Educacionais em Saúde Bucal Para Grupos Prioritários”.
Quero render as minhas homenagens a esses dois lídimos representantes da classe odontológica púbica de Cubatão e parabeniza-los pela dedicação e empenho no exercício de sua profissão.
Congratulo-me, também com a equipe gestora da Divisão de Odontologia, Dr. Luiz Claudio, Dra. Déborah e Dra. Marsia, que, a par das dificuldades encontradas na gestão do serviço odontológico, procuram se empenhar no sentido de alcançar resultados que venham beneficiar a comunidade.
Leiam também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário