segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PROJETO DE LEI FIXA PISO SALARIAL PARA TSB E ASB II

A postagem "PROJETO DE LEI FIXA PISO SALARIAL PARA TSB E ASB" publicada em 28/06/2011 neste blog, representa a 2ª em maior número de acessos dentre todos os textos por mim publicados.
Esse fato retrata o grande interesse que esse tema despertou entre os profissionais auxiliares em odontologia de vários estados no nosso país.
Apenas para rememorar reapresento abaixo alguns artigos e parágrafos mais importantes do PL 1187/2011 de autoria da Deputada Federal Gorete Pereira do PR/Ceará:

"Ementa



Altera a Lei nº 11.889, de 24 de dezembro de 2008, que regulamenta o exercício das profissões de Técnico em Saúde Bucal - TSB e de Auxiliar em Saúde Bucal - ASB, para instituir piso salarial profissional nacional.


O Congresso Nacional decreta:


Art. 1º Esta Lei insere parágrafos na Lei nº 11.889, de 24 de dezembro de 2008, para instituir piso salarial profissional nacional para as profissões de Técnico em Saúde Bucal - TSB e de Auxiliar em saúde Bucal ASB.

Art. 2º Fica acrescido ao art. 5º da Lei nº 11.889, de 24 de dezembro de 2008, o seguinte § 3º:

§ 3º Para uma jornada de oito horas diárias e quarenta semanais, será devido ao Técnico em Saúde Bucal - TSB o piso salarial de R$ 1.020,00 (Um mil e vinte reais) mensais, a ser reajustado anualmente, no mês correspondente ao da publicação desta lei, pela variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos doze meses imediatamente anteriores.

 Art. 3º Fica acrescido ao art. 9º da Lei nº 11.889, de 24 de dezembro de 2008, o seguinte parágrafo único:





Parágrafo único. Para uma jornada de oito horas diárias e quarenta semanais, será devido Auxiliar em Saúde Bucal - ASB o piso salarial de R$ 770,00 (Setecentos e setenta reais) mensais, a ser reajustado anualmente, no mês correspondente ao da publicação desta lei, pela variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos doze meses imediatamente anteriores.

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação."

Pois bem, por conta desses acessos tenho recebido muitos questionamentos através de comentários no próprio Blog e via e mail, sobre o estágio desse projeto e se já foi aprovado.

Para esclarecimento dos que me arguiram e de todos os profissionais interessados, o PL ainda não foi aprovado, mas tenho acompanhado toda a sua tramitação e a última ação legislativa datada de 10/11/2011 apresenta o parecer favorável do Relator, Dep. Rogério Carvalho (PT-SE), pela aprovação do projeto de lei.

Estarei vigilante à evolução do processo relativo a esse projeto e a cada ação concluída postarei o seu andamento.

94 comentários:

  1. Como o projeto ainda nao foi aprovsdo, o salario atual ainda é o salario minimo?
    Trabalho em um consultorio pequeno, que é pessoa fisica. O piso na carteira só rá alterado quando o projeto for votado?
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris.
      O piso salarial é convencionado com o sindicato responsável pelos ASBs e TSBs da sua cidade. Envie-me o seu e mail para franselmo@gmail.com, para podermos aprofundar o assunto.
      Abs.

      Excluir
    2. ola ,gostaria de saber qual e o valor real que uma auxiliar tem que ganhar no PSF ?

      Acho muito pouco o piso salarial do ASB,Sou responsáveis por ações de prevenção,preparar o paciente para o atendimento, processar e revelar filmes radiológicos, auxiliar e instrumentar o dentista ,corro risco de contaminação,tenho contato do sangue,nao tenho direito a um plano de saude, so ganho insalubridade que 20 porcento do salario minimo ..
      Acho que devemos ganhar mais do que 650,00 reais,pagamos nosso CRO eles nunca manda nada para gente uma escova e etc...

      Excluir
    3. olá sou asb, e trabalho em um psf, mais obrigaram fazer a faxina do posto todo e não so da sala odontologica, não aguento mais o que fazer.....

      Excluir
  2. Gostaria de agradecer pelo interesse em defender aclasse dos ASB E TSB,pois tenho também a mesma missão,sou ASB em Muaná com curso e registro no meu conselho regional e federal de odontologia do Estado do Pará e sempre revindico para meu gestor que pouco se importa com a função a grande importância que as funções exerce juntamente com o trabalho dos Dentista.Apesar de que poucos gestores acham as profissões menos importantes das outras e deixam esquecido as melhorias,projetos,e condições de trabalho.Espero que o piso venha fortalecer cada vez mais a classe,com isso sempre lutando pelos seus interesses e melhorando cada vez mais as atividades.

    ResponderExcluir
  3. Continue nessa luta, Edy. É essa a mensagem que procuro passar para os meus alunos e ASBs e TSBs já formados e em atividade. Só a união da categoria permitirá avanços na profissão.
    Se puder me passe o seu e mail para franselmo@gmail.com. para mantermos contato.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou A.S.B registrada pago CRO todo ano e não temos direitos nenhum.Tudo bem que o dentista estudou muito.....mas nós também estudamos,temos que está sempre atentos,somos praticamente a vida da clínica pois fazemos de tudo um pouco.Somos desvalorizados,penso em procurar outra a´rea embora ame a profissão.Obrigado!

      Excluir
    2. Preciso saber do piso salarial deste ano,ainda não sei onde procurar se alguém souber,por favor publique.

      Excluir
  4. Bom dia, sou ASB há quase 1 ano e gostaria de saber se o piso salarial aumentou mesmo para 810 reais neste ano de 2012?

    ResponderExcluir
  5. boa noite, sou asb e tsb pois estou muito contente em saber que tem alguem que se lembra da gente. nos somos muitos es quecidos. Sou funcionaria publica e ganho o minimo sem ganhar a insalubridade, trabalho com rx, mas sem proteçaoalguma. o que o senhor acha seu adelcio? abço rosilene de coruripe alagoa e-mail rosilene.soudejesus@gmail.com
    -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Rosilene.O seu direito em receber o adicional de insalubridade é imquestionável, ainda mais por trabalhar com RX e este deve incidir sobre o salário base. Envie mais detalhes sobre a sua função para o e mail franselmo@gmail.com

      Excluir
  6. Márcia Angela/AL Maceió26 de março de 2012 às 12:19

    Sou TSB a 20 anos hojé estou como funcionária publica,concursada e só vamos ter mais conguista com a união da categoria por isso cada estado tem que fazer seu sindicato só assim temos como revindicar melhorias para a classe assim vamos a luta pessoal. meu email é
    marcinaha_gata123@hotmail.com .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que venho defendendo, minha cara Marcia. A formação de sindicatos e associações de classe favorecerá a luta pelos direitos, mas para isso há necessidade de mobilização da categoria e estou disposto a colaborar nesse sentido.

      Excluir
  7. Retificando meu email.marcinha_gata123@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. esto querendo informação referente a inçalubridade na aria de a.s.b.
    tambem se a imssalubridade é sobre o piso da categoria ou sôbre o
    salario minimo?
    meo imail é ernandes.54@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O adicional de insalubridade deve imcidir sobre o salário-base do funcionário.

      Excluir
    2. Olá Edelcio. Insalubridade é em cima do salário mínimo. Periculosidade é que se calcula sobre o salario-base. Abraço

      Excluir
  9. OLÁ, SOU ASB E TRABALHO MAIS DE 9HORAS POR DIA. TÁ CERTO?
    MEU E-MAIL É elaynytr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. gostaria de saber se ja foi realmente regulamentado o salario de tsb e asb em fortaleza o pessoal do sindicato alega que estar pra ser homologada mais acredito que so estejão enrolando ..como fazemos para que possa ser homologada logo por favor aguardo resposta marcio fortaleza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Marcio.
      O projeto de lei ainda está em tramitação na Cãmara dos Deputados, portanto leva muito tempo ainda. Eu vejo necessária uma mobilização dos ASBs e TSBs a nível nacional para fazer pressão sobre os deputados no sentido de aprovar o PL

      Excluir
    2. pois é ... na hora de votar são muitas promessas. mas na hora de aprovar um projeto que de interesse do profissional demora-se muito. pois. isso é que o funcionario esta cada vez mas desmotivado a dar um voto pra esses deputados.
      tsb. mary.

      Excluir
  11. quero registrar aqui q a prefeitura de olinda não paga insalubridade para asbs e outras categorias também. é um absurdo isso.

    ResponderExcluir
  12. gostaria de saber se existe alguma forma de transferir meu vinculo do psf de recife para fortaleza . Levando em concideração que o psf é uma estratégia que atua em todo brasil. E o outro ponto é que tenho problemas de saúde e não tenho nenhum vínculo familiar em pernambuco. Estou precisando de cuidados, ma snão gostaria de perder meu trabalho. sou concursada.

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Sou ASB e a ler a postagem me interessei muito pelo assunto.
    Gostaria de saber como anda o processo.
    Deixarei meu email para que se possível prof. Edélcio o senhor me passe informções.
    lidi.silva_al@hotmail.com

    Desde já grata

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Sou ASB e a ler a postagem me interessei muito pelo assunto.
    Gostaria de saber como anda o processo.
    Deixarei meu email para que se possível prof. Edélcio o senhor me passe informções.
    jessica1989barros@hotmail.com

    obrigada!

    ResponderExcluir
  15. sou asb, e gostaria de saber quais os diretos e deveres da categoria e o salário vigente na região nordeste. meu hotmail é lindamirasou@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Trabalho em uma empresa a cinco anos,eles nunca quiseram pagar o salário devido de TSB.Oq devo fazer,?com eles não tem mais acordo.Devo denunciar pra poder receber?quero uma orientação,e queria saber tbm se tem algum sindicato de tsb e asb aqui em João pessoa na Paraíba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo ou amiga TSB. Gostaria que você se identificasse.Fiz uma pesquisa e não encontrei Sindicato de ASB e TSB em João Pessoa, mas você pode procurar informações no Sindicato dos Odontologistas no endereço abaixo:
      Sindicato dos Odontologistas do Estado da Paraíba

      Rua Des José Peregrino, 309
      Centro - João Pessoa - PB - CEP: 58013-500
      Tel: (83) 3222-9096

      Se possível me envie seu endereço de e mail para franselmo@gmail.com
      Para conversarmos melhor;
      Abs.

      Excluir
    2. O SINDICATO DOS ASB,TSB E OUTROS DA ÁREA DA SAÚDE SEJA PARTICULAR OU PÚBLICO É ESTE:

      SINDESEP SINDICATO DOS EMPREGADORES DE SERVIÇO SAÚDE ESTADO-PB

      R Clarice Justa 165 - Torre
      João Pessoa, PB | CEP: 58040-070
      OBS:Fica na rua próximo ao Posto Maia na Beira-rio.
      (83) 3221-5350

      SITE:http://www.sindesep-pb.org/

      E-MAIL: sindesep@gmail.com

      Excluir

    3. SINDESEP-PB

      Rua Clarisse Justa, 165 - Centro - João Pessoa - CEP:58.040.070

      Tel: (83) 3262-0222TELEFAX: 83 - 3221-5350 - CEL: (83) 8721 - 6504 Email:

      sindesep@hotmail.com/ contato@sindesep-pb.org/ leoncioroberto@sindesep-pb.org.

      Ler mais: http://www.sindesep-pb.org/

      Excluir
  17. Olá, sou ASB e trabalho trinta horas semanais.Gostaria de saber quanto devo receber por estas horas e se devo receber insalubridade.Obrigada.Meu email ,cintialobao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. professor estou concluindo o curso em tsb,fui aprovado em um concurso publico e irei assumir em breve.gostaria de saber se ja foi aprovado o piso ou se tem um praso para a votaçã.

    carlos - piaui.
    e-mail; carlosknjose-@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Edélcio, gostaria de saber qual a Porcentagem de insalubridade para ASB, 20 ou 40%??

    ResponderExcluir
  20. olá meu nome é Jones meu email é lopesfjones@yahoo.com.br sou TSB trabalho no DF e entorno GO estou querendo lutar pela categoria pode contar comigo o Sr está em q estado?

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde professor Edélcio. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo e aagradecê-lo pelo interesse em relação a nossa classe. Meu nome é Adva, sou TSB e trabalho como Servidora Pública no DF. Atualmente temos um Sindicato, mas não temos um retorno satisfatório do mesmo.Dentro da nossa categoria recebemos atualmente a insalubridade de 10% do valor do vencimento. Gostaria de obter informação sobre o direito do TSB em relação a insalubridade, qual seria o mínimo percentual para nossa categoria? Gostaria também de obter informação sobre a tramitação do processo na Câmara dos Deputados. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  22. ola trabalho em uma clinica de radiologia odontológica mas diz meu patrao q estou registrata como tsb mas ganho salario de asb mas na real nem sei ainda pq ele ta enrolando ah 2 meses e meio com a minha carteira o q devo fazer?????

    ResponderExcluir
  23. Infelizmente não temos pessoas dignas aqui em Pe para nos defender e nos orientar,pois pagamos o cro e eles só fazem pelos dentistas. Trabalho num centro de especilalidades e não temos nemhuma proteção radiologica em todos os sentidos nao recebemos nem dosimetros isto é certo,é verdade que temos que gozar ferias a cada seis meses por causa da radiação.gostaria de saber quais meus direitos trabalhistas,por trabalhar no Ceo tenho direito a uma gratificação.Sou asb.agradeço muito sua atenção.email (dutraiza@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  24. Boa noite , queria que alguem me esclareca minha duvida ate final do ano passado(2011) meu salario base era R$731,43 e salubridade R$109,00 apartir de fevereiro de 2012 começei a receber um novo salario dentro da categoria R$834,78 e insalubridade de R$ 124,00 ATUALMENTE TRABALHO EM UMA NOVA EMPRESA E ELES QUEREM ME PAGAR O VALOR DO MEU ANTIGO SALARIO O QUAL É R$731,43 e salubridade R$109,00 MAS SE E DENTRO DA CATEGORIA ESTA ERRADO NAO ? ALGUEM ME AJUDA , SOU ASB,BJS

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Olá Dr Edelcio, trabalhei quase 3 meses em um consultório dentário, sendo que durante esse tempo atuei como recepcionista, limpava o consultorio e toda a parte de instrumentais, inclusive do endo, que trabalha lá algumas vezes na semana.
    Também ajudava ao dentista na hora de atender o paciente, dando a ele todo o instrumental, limpando a cuspideira e ajudando no que fosse possivel. Também tentava fazer a parte financeira, mas sobrava pouco tempo, mas ainda assim eu ia fazer depósitos, consultar saldos e fazer propaganda, distribuindo cartão e cartas pra lojas e pessoas que encontrava na rua.
    Entrava às nove da manhã e saia às sete, oito ou até nove da noite.Raramente fazia meu horario de almoço, pois geralmente almoçava no consultório. Já teve dia de chegar às nove e sair às oito sem comer nada, td pra manter meu trabalho e a amizade com o profissional, já que tenho 38 anos e sei que é dificil arrumar trabalho nessa idade.
    Bem, meu salário é de R$ 729,00, só que meu patrão descobriu que na verdade eu deveria receber R$ 640,00. Que era esse o piso pra secretária de dentista.
    Então esta semana que passou eu pedi minha hr de almoço, pq precisava pagar algumas contas vencidas da minha casa, e ele pediu que eu tambem resolvesse alguns assuntos dele tambem. Acabou que eu levei mais de uma hr na rua, na verdade fiquei quase duas hrs fora, então quando voltei, ele estava chateado, mas ficou quieto. Saiu as seis hrs e pediu que eu fechasse o consultório e fosse embora. Terminei td as sete hrs e fui pra casa. Às onze da noite recebi uma mensagem do celular avisando que eu estava despedida, sendo que faria tres meses de trabalho no dia 12/02/2013. Perguntei sobre isso e pq ainda estava com a carteira sem assinar, e ele disse que não passei no periodo de experiencia.
    Tentei conversar, mas ele está irredutivel, não quer falar sobre o assunto. Godtaria de saber se realmente não tenho direito a ter minha carteira assinada? Não deveria ter recebido uma parte do 13 salario? Vou realmente ser demitida com uma mão na frente e outra atrás, sem nenhuma explicação? Estou muito preocupada, pois pra trabalhar lá, tive que contratar uma faxineira 1 vez na semana e vou ter que pagá-la. Será que vou receber os dias trabalhados?
    Obrigada pela atenção e desculpa o monte de perguntas, mas estou perdida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara amiga, entre em contato comigo pelo e mail franselmo@gmail.com, para conversarmos melhor.

      Excluir
  27. boa noite edelcio ja que esta brigando pelo salario tsb asb e uma vergonha de salario porque nao briga pelo um salario maior nos merecemos vc nao acha?

    ResponderExcluir
  28. e nosso salario e uma vergonha mesmo e poderia se pelo menos um terço de um deputado e com tudo que ganha ainda enrola para aprovar um salario sem comentario ne

    ResponderExcluir
  29. um abisurdo, quando este piso for aprovado salario minino vai estar maior vai ter que fazer a equiparação com o minimo.abisurdo.

    ResponderExcluir
  30. Gostaria de saber qual o piso salarial de 2008,2009,2010,2011,2012? Trabalhando trinta horas semanais.Gostaria de saber quanto devo receber por estas horas e se devo receber insalubridade.meu e-mail é passos_duarte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Ola quero saber eu sou secretaria e ASB como fica meu salario dai e-mail mairareidel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. sou asb e estou endignada com o salario de asb,pois nâo é justo se trabalhar tanto, e receber tao pouco e o pior nâo ser reconhecido,nem valorizado,venho pedir atraves desse desabafo,que os orgâos responsavel tome providencia desse absurdo ,que é a categoria de asb pois ,precisamos mais ser vistos,recebo 705,00 e acho muito pouco diante do trabalho escravo,espero que seja visto esse pedido.

    ResponderExcluir
  33. Sou funcionaria efetiva da prefeitura no cargo auxiliar em saude bucal e fiz o curso para TSB pago pela prefeitura. Quis assumir o cargo mas disseram que eu tenho que desistir do meu cargo efetivo para pegar contrato no outro. Isto procede, não tenho como ser nomeada para o cargo sem ter que desistir do meu cargo efetivo?

    ResponderExcluir
  34. Boma dia gostaria de saber se existe alguma lei que favorece administração publica a fazer acordos com CRO e COREN para manter Tecnicos de Enfermagem desviados para atuar como TSB, sendo que existe um cadastro de 89 TSB aguardando nomeação, isto atualmente esta acontecendo na SECRETARIA DE SAUDE DO DISTRITO FEDERAL. Infelismente esta profissão de TSB é muito desunida em deixa isto acontecer. emiliaslima@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  36. Bom tarde Professor Adelcio! Meu nome é Solange Bezerra. Atualmente sou TSB na SES/DF. Trabalho há muitos anos na odontologia, posso dizer que por muitos motivos lógicos e outros pessoais, amo a odontologia, nossa área é muito importante, digo, para qualquer um de nós profissionais, CDs, TSBs ou ASBs, tanto quanto qualquer outra área da saúde, mas que ficou esquecida por muitos anos. Hoje podemos dizer que a odontologia no Brasil esta caminhando a longos passos, graças a DEUS e ao empenho de muitos profissionais como o senhor, por exemplo. Tenho lido bastante sobre esta lei da deputada Gorete Preira que altera alguns parágrafos na lei 11.889 de 24 de dezembro de 2013. Penso que hoje o tópico que mais interessa nossa categoria é o piso salarial e a carga horária. Inclusive amanhã as 09h45min horas da manhã vou ministrar uma palestra cujo tema é “ABS/TSB: TRAJETORIA E TENDENCIAS DE PROFISSIONALIZAÇÃO COM VISTA AO MERCADO DE TRABALHO”. Quando recebi o convite da escola a primeira coisa que me pediram na elaboração da ementa foi, abordagem do piso salarial e de carga horária. A escola alega que este tema tem sido uma grande preocupação dos alunos. No intuito de estar aprimorando meu conhecimento e transmitindo informações de incentivo as categorias Auxiliares e Técnicas, peço que se possível, me mantenha informada de qualquer mudança dentro da lei, ou novas PLs que possam vir. Desde já agradeço e reintero meu respeito a sua pessoa e aos demais profissionais da área. Atenciosamente. Solange Bezerra.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Solange.
      Agradeço o seu comentário e parabenizo-a pelo empenho em relação à categoria dos ASB's e TSB's. Hà muitas conquistas, ainda a se almejar, mas para isso há que se mobilizar a classe para se tornar viável essa conquista. Gostaria que voçé me repassasse o se endereço de e mail para que possamos aprofundar esse contato, inclusive quero lhe enviar o folder do 2º ENAT - Encontro Nacional de ASB e TSB que será realizado em Santos/SP nos dias 24 e 25 de maio de 2013. Seia uma ótima oportunidade para você participar de debates e inclusive apresentar um trabalho científico sobre esse tema.Assim que vocEÊ m e enviar o seu e mail eu repasso o tema?
      Abs.

      Excluir
  37. Cara colega, embora a pergunta não tenha sido dirigida a mim, por morar em Brasília e ser TSB, atrevo-me a respondê-la! Veja bem, tenho brigado muito em função das nomeações e redução de carga horária que aconteceu o ano passado. Como sabe, passamos de 30 para 24 horas semanais, ou seja, ocorreu isonomia entre nossa categoria e as demais já existentes na secretaria. Quanto a esta dos auxiliares de enfermagem na odontologia, infelizmente, na busca de conhecimento e respaldo legal ao assunto encontrei algo que não nos benéfica, e deve ser respeitado por se tratar de força maior no tocante LEI. Diz sobre a lei 11.889 de 24 de dezembro de 2008:
    Razões dos vetos
    “Observa-se que a proposta não ressalva a situação dos que já vem exercendo o trabalho antes da exigência legal de titulação”. Nos seus exatos termos, mesmo que o trabalhador já exercesse a atividade há décadas ele ficaria, subitamente, proibido de trabalhar, o que viola a razoabilidade e o direito de trabalho (art. 5o, inciso XIII, da Constituição).

    Diário Oficial da União - Seção 1 - 26/12/2008, Página 93 (Veto).
    Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da União - Seção 1 de 26/12/2008.

    Bem colega, ante ao exposto, infelizmente contra a Constituição Federal não há argumentos, ainda que eu não concorde com isso, devo respeitar! Quanto às chamadas, acredite, vai acontecer, mesmo porque a necessidade da secretaria hoje é grande e segundo a coordenação de odontologia os 89 TSBs sendo chamados não serão supridos a carência atual.
    Continuem argumentados com as autoridades competentes e os coordenadores de odontologia para que esta chamada ocorra o mais rápido possível. Entendo e me solidarizo com o anseio de cada um de vocês, pois passei por isso. Atenciosamente. Solange Bezerra.

    ResponderExcluir
  38. bom dia gostaria de saber o piso salárial de 2012,do asb e tsb. abrçs claudinete

    ResponderExcluir
  39. Ja cansei de ser tsb, estudei tanto pensando em sem valorizada tanto no trabalho quanto no salario e nao vejo nada! É muita exploraçao. Faço todos os tipos de rx odontologicos, e faço qualquer procedimento clinico da minha especialidade. E so sabem e todos os dentistas só sabem sugar dos tecnicos e auxiliares. Pois cansei e jogo para cima essa funçao pela qual nao valorizada, e pagam muito mal aos tecnicos e auxiliares. Nem concurso aqui na bahia oferecem direito. Dentista que se vire sozinho se depender de mim.

    ResponderExcluir
  40. gostaria de saber mais sobre o piso salarial e a carga horaria do ASB.Meu e-mail é emiliane.thalles@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  41. Boa noite, acho válida a defesa da categoria de vocês. Mas confeço que lendo algumas mensagens me senti muito agredida como profissional. Entrei no blog tentando tomar informaçãoes sobre o piso salarial de ASB, pois quero assinar a carteira de trabalho de minha funcionária... Tudo de forma como manda a Lei. Porém me deparei com pessoas reclamando sobre valores de salário e de certa forma agredindo a classe dos Dentistas... Que caso não lembrem se não existissem os dentistas a classe de vocês não existiria. Todo mundo precisa um do outro! Então não depreciem seus patrões... Existem pessoas corretas e justas! Li um post dizendo que estudou muito para ser asb e se sente explorado... Pois é, o dentista estuda 5 anos de faculdade e mais as especializações para entrar no mercado de trabalho, tem um custo absurdo para comprar seus equipamentos e montar toda estrutura para trabalhar... E não é fácil gente! São muitos impostos e responsabilidades!!! Então, lutem pelos direitos mas não depreciem e agridam a nossa classe!!!!
    DESABAFO DE UMA DENTISTA!!!

    ResponderExcluir
  42. Gostaria de saber como um tsb tem a capacidade técnica de introduzir e fechar cavidade, remover sutura entre outras que estão na lei e não terem a capacidade técnica de trocar um elastique de um aparelho ortodôntico. Quem elaborou estas funções ou não era profissional da área o foi apenas uma questão de custo de profissionais. Deixo a pergunta. é possível tsb não ter capacidade técnica para trocar um elastique(procedimento reversível) diante de toda complexidade de se fechar uma cavidade(procedimento irreversível)

    ResponderExcluir
  43. GOSTARIA DE SABER SE AQUI NO DF TEM ALGUM SINDICATO PARA ESCLARECER SOBRE A NOSSA PROFISSÃO.GRATA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro ou cara consulente, Tem o SINTASB/DF. Envie um e mail para franselmo@gmail.com

      para que eu possa responder com os contatos do Sindicato.

      Excluir
  44. Olá edelcio gostaria de saber se asb tem direito ao piso e a salubridade? trabalho como asb mas n recebo nenhuma das duas coisas o que faço pra receber meus direitos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, entre em contatado comigo pelo e mail: franselmo@gmail.com

      Excluir
  45. oi bom dia sou asbs e o salario e de R$770,00 por que paga 705,00

    ResponderExcluir
  46. boa noite!!!! Sr. Edélcio... na cidade de joao pessoa -pb nao existe insalubridade. Sou do psf( programa saúde da família) há 10 nos nunca recebi insalubridade... corro risco diário, além do mais em area carente.... Gostaria que o CRO -pb e todo conselho federal de odontologia tomasse ciência do fato e interferisse de forma ampla para solucionar o caso. obg ASB e TSb de joao pessoa-pb

    ResponderExcluir
  47. olá meu caro amigo Edélcio a respeito do piso salaria estabelecido por lei : gostaria muito que realmente fosse realizada essa convenção na minha cidade fortaleza para que logo fosse aprovada por convenção , a deputada que realizou esse projeto de lei que foi votado e aprovado no senado como diz acima, deveriam aprofunda-se ainda mas neste assunto no meu estado do ceará pois é muito carente de fiscalização,o que acaba tornando nossa profissão desvalorizada .....existem até tec de enfermagem trabalhando como aux de cd.acho absurdo claro que são exeções ...mas vai que vira moda deve haver mas fiscalização tambem ....de carácter profissional espero que seja realmente consolidada essa convenção do nosso salario pois é muito pouco .....

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde Dr. Sou TSB e trabalho 44 horas por semana em uma clínica de radiologia odontológica. Gostaria de saber qual o piso salarial e quanto devo receber de insalubridade e se tenho direito também de periculosidade?

    Desde já, obrigada!
    Att, Amanda Ferreira
    amandaferreirao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Ola, bom dia Dr. sou asb a 10 anos e final do ano me formo em tsb. Trabalho em uma unidade particular e gostaria de saber. É certo nós mesmos asbs realizar a parte de limpeza diaria do estabelecimento?.Eu gostaria de tirar essa duvida pois o dia em qUe questionei meu chefe ele m disse que tambem é nossa função e como leiga em leis não o questionei novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia...Por favor faça essa solicitação por e mail para que eu possa esclarecer com mais detalhes.
      Envie para franselmo@gmail.com

      Excluir
  50. Vejo com muita preocupação,o que vem acontecendo nos últimos concursos MPU (Ministério Público da União) 2010 e 2013/2 para Técnico: Saúde Bucal.Observei que, as primeiras colocações ficaram em 2010 com odontólogos que atraídos pelo bom salário se submeteram ao concurso. Analiso com tristeza ver um odontólogo que passa 5 anos na faculdade de odontologia fazendo um bacharelado e se presta a isso, Ou seja tomar a vaga do auxiliar ou técnico e o conselho nada faz, Fui aprovado na 3ª colocação no último agora MPU 2013/2 a 1ª e a 2ª ficaram com odontólogos, 4ª,5ª,6ª também e agora como impedir se eles estão cadastrado no CRO como odontólogo. Qual a legalidade ou ilegalidade. Vamos fechar as escolas de técnicos pois não servem para nada!

    ResponderExcluir
  51. oi eu tenho o curso de tsb e asb mais não tenho oportunidade de trabalha na minha cidade de Aguiar PB porque o prefeito não faz concurso quem trabalha de asb nem tem curso nem experiência nem os instrumentais esteriliza corretamente isso é correto

    ResponderExcluir
  52. olá,bom dia estou trabalhando em um consultório odontologico ja faz 7 meses,ainda não assinei a carteira,agora em janeiro vou assinar, mas o médico do trabalho me passou alguns exames de sangue para fazer antes da admissão,mas minha chefe nao quer paga,por medo que possa ter pego algo durante este tempo que estou la sem carteira assinada,queria saber quais os meus direitos com relação a esta situação,e em relação os exames eu vou fazer eu mesma particular antes de assinar a carteira!obrigada desde ja se puder me dar uma dica desta situação!abraços.............. meu email: lumabertollo.d.b@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. Olá sou asb trabalhei em uma clinica , e não passei no contrato de experiência que é de dois meses , acho que pelo fato de eu ter comentado sobre a insalubridade que não estava anotado em minha carteira , pois nem minhas colegas que trabalham -lá a anos ganhavam ... TENHO DIREITO NESSES dois meses que trabalhei ?????? jucruz2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. Sou TSB em piedade dos gerais trabalho 40 horas semanais pelo progama do psf meu salario e 640,00 reias me sinto explorada. pcleidineiadepauladiniz@yahoo.com

    ResponderExcluir
  55. Ola,moro na Bahia.Gostaria de saber o piso salarial para TSB,pois o sindicato de Salvador não sabe informar! Obrigada...
    quecy01@hotmail.com Quercia Morais

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde professor, sou ASB pela prefeitura municipal de Barueri, na grande São Paulo e gostaria de saber se existe alguma lei especifica que regulamenta as profissões de ASB e TSB para redução da carga horária para 30 horas semanais?
    Meu e-mail é vaneide_cordeiro@ig.com.br

    ResponderExcluir
  57. sou TSB e voces deveriam dar valor a essa profissal, somos pouco remunerado perante a responsabilidade. A classe deveriam ter um salario compativel com a profissal.
    Espero poder acreditar num futuro melhor .

    ResponderExcluir
  58. Sou ASB do PSF aqui no Piauí e só recebo 500 reais.

    ResponderExcluir
  59. Oi sou Técnica em Saúde Bucal me formei a pouco tempo , e gostaria de saber se o técnico tem que ter a carteira do CRO para trabalhar, e se necessario como faço para adquirir a minha ???? (aguardando a resposta )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envie um e mail para franselmo@gmail.com para que eu possa passar toda a documentação necessária

      Excluir
  60. Faço trabalho de ASB fis o curso., mais minha carteira não é assinada como ASB o certo é ter na carteira.

    ResponderExcluir
  61. Gostaria de saber, se um determinado município, só porque colocou no edital que o salário do TSB era mínimo, ele só tem que pagar o mínimo? E existe outro agravante, o TSB recebe o mesmo que o ASB, trabalhando os dois no mesmo PSF! AGUARDO RESPOSTA!

    ResponderExcluir
  62. Qual escolar vc fez o curso!

    ResponderExcluir
  63. oi boa tarde, gostaria de saber como se calcula a salubridade de tsb..

    ResponderExcluir
  64. OI GOSTARIA DE SABER COMO SE CALCULA A SALUBRIDADE DE TSB

    ResponderExcluir
  65. ola gostaria de saber quando vai ser feito o reajuste salarial da categoria dos tecnicos em saude bucal agora em 2014!
    Pois ano passado em abril o reajuste ja tinha sido feito e meu salario foi pra R$724,00.
    So que ate agora nenhuma noticia sobre reajuste.
    Alguem sabe por que?

    ResponderExcluir
  66. é verdadeBoa noite gente, fiquei sabendo que foi aprovado um aumento no salário de técnicos e auxiliares de saúde bucal, pelo o sindicato da classe. Alguém sabe disse alguma coisa sobre o assunto???
    O salário base dos ASB passaria para de R$853,00 com insalubridade de 30%, e se tive rx na sala seria de 40%.
    Bem q estamos precisamos mesmo, pois estão pagando muito mal e valorizando menos ainda as profissionais.

    ResponderExcluir
  67. Ola,
    Assim como todos acima tbm trabalho em um consultório Odontológico, porem no PSF. Confesso q estou muito insatisfeita" EU e TODAS" aqui, pois o salario é muito baixo para pessoas que correm risco de contaminação a todo tempo. Além do mais tem o caso do RX, e tbm somos recepcionista, ou seja somos multifuncionais.
    Será que não tem alguma possibilidade de estarem revendo nosso caso?
    Afinal, somos peça muuiitooo importante dentro de um consultório e corremos sérios riscos, pq acidentes acontece.
    Gostaria muito de saber o que fazer em relação a isso e quanto uma ASB precisa receber?
    Obrigada e desculpa qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  68. Oi, Boa noite. Estou preste a fazer minha matricula para me tornar um TSB. Mas confesso que fiquei com medo agora. Pelo que entendi, vou ganhar cerca de $1.000. Preciso de informações mais concretas. Pq oq vou gastar com esse curso não esta caindo do céu. Por favor. Alguém poderia alguma informação atual passar. Sou de São Paulo/SP

    ResponderExcluir
  69. Quero saber se o Projeto de lei que regulamenta os salários dos ASB já está vigorando? Caso já tenha sido aprovado qual é o valor. Esta categoria tem o direito de receber insalubridade, e qual a carga horária a ser cumprida? Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  70. Por isso que hoje pra ser ter um salário dignode nossa categoria o rio de jjaneiro eh o mas indicado.. o salário de técnico de saúde bucal eh de 1049 mas insalubridade e mas os benefícios que as empresas oferecem.. essa salario do rio grande do norte eh um absurdo. Para nós técnicos ou auxiliares. O salário deveria ser igual em todos os estados. Porque saúde eh uma so

    ResponderExcluir
  71. MARLEI GOMES COIMBRA.2 de setembro de 2014 às 19:40

    OI PROFESSOR ANSELMO, ESTOU MUITO FELIZ POR SABER QUE TEMOS PESSOAS COMO O SENHOR LUTANDO POR NOSSA CLASSE QUE POR SINAL CONCORDO COM MUITOS QUE SOMOS MUITO MAL REMUNERADA E DESUNIDA. BEM EM PRIMEIRO LUGAR SOU ASB A MAIS DE 08 ANOS ENTRE CONSULTÓRIO PARTICULAR(PASSADO) E HOJE CONCURSADA A 10 ANOS E FAZENDO PARTE DA EQUIPE DE PSF EM PILAR-ALAGOAS E AQUI A LUTA ENTRE A GENTE É GRANDE MAIS EM VÃO. POIS QUANDO TENTAMOS REINVINDICAR ALGO SEMPRE MANDAM A GENTE PROCURAR NOSSO SINDICATO (LEIS/DIREITOS). E AI VAI MINHA PERGUNTA E QUEM SOUBER MIM ESCREVA GOSTARIA DE SABER COMO ENCONTRAR UM SINDICATO DE NOSSA CATEGORIA E SE NÃO ENCONTRAR COMO FORMAR UM AQUI EM NOSSO ESTADO OU MESMO MUNICIPIO. O CRO AQUI DE MACEIÓ-AL SÓ SABE COBRAR ANUALMENTE A TAL DA ESCRIÇÃO DA CARTEIRINHA E INFELIZMENTE SOMOS OBRIGADOS A PAGAR SEM VÊ NENHUM RETORNO. RECEBEMOS DE DUAS FONTES: PREFEITURA O SALÁRIO E DA SECRETÁRIA DE SAÚDE INCENTIVO(GRATIFICAÇÃO) DO MINISTÉRIO DA SAÚDE(PSF) R$:581,00 QUE POR SINAL SOMOS DA EQUIPE AS QUE MENOS RECEBEMOS DESTE MONTANTE. SEM MAIS AGRADEÇO DESTE JÁ. ESPERO URGENTE RESPOSTAS. MEU E-MAIL: mgc.al@hotmail.com

    ResponderExcluir
  72. isso é uma palhaçada o que fazem com essa categoria, que custa tão cara na hora da formação ou melhor na hora de cobrar tbm, como os impostos que pagamos anualmente pra sustentar um monte de gente que não faz nada a favor dos asb e tsb
    enfim ....acho que se dependesse de dentista ou sindicato seriamos como auxiliar de serviço gerais ...por que fazemos tudo e não recebemos nada de valor em troca, talves erdem alguma doença futura pela contaminação, pois previlegios e incentivos ...que é bom, nada !............... viu concurso da ebserh hospitais universitarios abriram uma vaga pra tsb e vinte cadastro de reserva claro que os vinte vão ficar esperando talvez pra sempre por que não temos pessoas que nos represente diante de uma situação dessas é foda ...viu desejo boa sorte pra todos ..............assim não espere muita coisa boa nessa area abraço a todos e a todas

    ResponderExcluir