domingo, 27 de fevereiro de 2011

CARNAVAL LIBERAL E A VALORIZAÇÃO DA ODONTOLOGIA

Neste mesmo momento em que eu estou digitando esta postagem, está se realizando na praia do Boqueirão, em Santos, o Carnaval Liberal, tradicional festa carnavalesca que envolve colegas pertencentes às profissões liberais da baixada santista, Cirurgiões Dentistas, Médicos, Advogados, Engenheiros e Arquitetos que se reúnem sempre no domingo que antecede as festividades de Momo para um grande congraçamento entre essas categorias, num verdadeiro processo de constituição de laços de amizade que envolvem profissionais, seus familiares e amigos.
Não estou participando por motivos particulares, mas gostaria de traçar um paralelo entre essa festividade e outras ações sociais que podem reunir a classe odontológica na busca da consolidação como uma profissão que cuida de um dos mais importantes valores do ser humano: a sua saúde.
Infelizmente, não vemos o mesmo envolvimento quando se trata de ações voltadas para a valorização do exercício dessa profissão tão digna, onde poucos se integram de corpo e alma para alcançar os objetivos traçados.
Neste momento histórico aborda-se muito questões relativas à contaminação pelo mercúrio, a contaminação cruzada dentro do ambiente de trabalho, o problema da absorção de radiações nocivas através da exposição aos Raios X, enfim tantos outros fatores inerentes ao exercício da profissão odontológica, mas, quando são convidados a participar de um processo de discussão de temas relevantes, a presença é miníma e quando esse processo é inserido na grade científica de um evento de grande porte, a escolha da maioria recai na participação em atividades técnico-científicas, esquecendo-se que cada vez mais os Protocólos de Biossegurança requerem maior conhecimento nos aspectos preventivos tando do paciente, como do profissional que realiza o atendimento.
A ACDBS - Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, através de sua atual Diretoria, está elaborando estudos para implantar grandes projetos relacionados à Frente Ampla em Defesa ao Direito à Saúde Bucal e de Valorização dos Profissionais de Odontologia, proposta apresentada em outubro de 2009 pelo Dr. Braz Antunes Mattos Neto durante a Solenidade de Outorga da Medalha e Comenda Tiradentes e que hoje no cargo, novamente, de Presidente de nossa entidade, conclama os seu membros para dar vida a essa proposta.
Estão surgindo, assim dentro da Associação a CIB - Comissão Interna de Biossegurança, o DATSB/ASB - Departamento de Apoio ao TSB e ASB e sendo reativado o DOSC - Departamento de Odontologia em Saúde Coletiva, como forma de incrementar as ações voltadas para a Valorização do Profissional de Odontologia.
Conclamo, então, os associados da ACDBS a se integrarem a esses novos Departamentos e que, com o mesmo entusiasmo que participam das festividades do Carnaval Liberal, apliquem-se de corpo e alma no sentido de agregarem valores à função a qual se dedicam.
Por outro lado, convido os colegas que não são associados e os TSBs e ASBs que já passaram pelos Cursos da ACDBS e Instituto Lupe Picasso Dom Bosco a se unirem conosco na conquista dessas metas.

2 comentários:

  1. Prof. Edélcio, saudações biosseguras!!!
    Faço das suas as minhas palavras... Não entrarei no mérito da questão o que é mais ou menos importante... Tudo tem sua importância!
    Estamos em um momento de reflexão sobre as questões ocupacionais e, principalmente, como nossas ações refletem no meio ambiente. Tudo tem uma consequência, basta que paremos para pensar: "Qual é o mundo que queremos para o nosso futuro e para as demais gerações?" Temos que viver muito e com qualidade, podendo desempenhar nossas atividades, sejam quais forem.
    Obrigada, mais uma vez, por ser um porta-voz das questões que envolvem não só os profissionais da Odontologia, mas que envolvem seres-humanos, nossa inspiração e matéria-prima!
    Vamos em frente!!!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Professor Edélcio

    Não sou profissional de odontologia, mas fiquei sensibilizado com seu apelo, diante de assunto de extrema relevância que são os Protocolos de Biossegurança.
    Este aparente "desinteresse" por problemas diretamente ligados às classes profissionais, parece acontecer em todas as classes.
    Mesmo diante do aparente descaso, felizmente alguém sempre empunhará a bandeira da razão com determinação, para inspirar e guiar os companheiros pelo caminho certo.
    Desejo-lhe sucesso, por todos nós.
    Lucius Malantrucco - advogado

    ResponderExcluir