sábado, 18 de maio de 2013

REUNIÃO DOS DEPARTAMENTOS DE ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA E DE APOIO AO ASB E TSB

No último dia 16 de maio de 2013, como Pré Evento ao 16º CIOLP - CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DO LITORAL PAULISTA, aconteceu a reunião mensal do Departamento de Odontologia em Saúde Coletiva e Departamento de Apoio ao Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista - Regional APCD.
Nesta reunião o Tema Central foi a continuidade do processo de ação conjunta entre a ACDBS e os municípios de Região Metropolitana da Baixada Santista.
Da pauta constaram duas palestras proferidas pelo Coordenador de Saúde Bucal do município de Santos, Dr. Marco Antonio Matrone e pela representante da Coordenação de Saúde Bucal do município de Peruíbe, Dra. Claudia Ferreira Oliveira, cada um abordando o Diagnóstico Situacional da Saúde Bucal em seus municípios.

Marco Matrone iniciou sua palestra com a apresentação de um vídeo com o tema "O Que Você Quer Ser Quando Crescer" como forma de despertar na platéia presente uma reflexão sobre a vida pessoal e profissional.

Em seguida realizou uma exposição do organograma, estrutura física e de recursos humanos do setor que dirige, concluindo com a necessidade de redimensionar esses recursos, bem como estabelecer ações à nivel metropolitano para que se encontre soluções conjuntas para a resolução dos problemas comuns aos serviços públicos de saúde bucal da nossa região.
Ao final, traçou uma analogia com o vídeo apresentado no início de sua palestra,  informando aos presentes que quando crescer ele quer ser aquele gestor responsável que conseguiu juntamente com sua equipe, promover mudanças que como resultado final beneficie a população usuária do Sistema Único de Saúde com um atendimento efetivo e humano em consonância com a resolução e resolutividade de suas necessidades em saúde.
Em seguida, foi a vez de Claudia Oliveira, a quem conheço e acompanho sua luta pelo crescimento e consolidação das ações de saúde bucal de Peruíbe, que, representando o coordenador Luiz Gustavo Leite Praça  realizou uma brilhante apresentação sobre a situação de seu município, que, apesar das más condições estruturais físicas encontradas, mostrou que a vontade de realizar um bom trabalho supera a maioria dos obstáculos que se interpoem em cada passo que se tenta avançar.


Um grande exemplo evidenciado por Claudinha concentra-se no Programa de Capacitação da Comunidade Escolar direcionado ao corpo docente da secretaria de educação no sentido de formar e multiplicar a consciência educacional e preventiva como célula básica e incondicional para o controle das doenças e promoção da saúde bucal.

As duas apresentações propiciaram um debate importante permitindo a cada manifestante expor o seu ponto de vista a respeito dos problemas que permeiam e dificultm ou impedem que os municípios da da nossaregião voltem o patamar conquistado após muitos anos de um grande trabalho desenvolvido e os colocou entre e os de menor índice de incidência da cárie dentária no Estado de São Paulo, ao final da década de 90.

Vale ressaltar o depoimento da Técnica em Saúde Bucal, Roberta Jorge Chad da Prefeitura de Santos que apelou ao Dr. Matrone para um aproveitamento pleno do potencial das TSB's no desenvolvimento dos programas existentes nos limites das atividades permitidas a esses profissionais.
Realmente os TSB's atuam como "quebra galho" na substituição de ASB's que por vários motivos se ausentam em seus respectivos serviços.


O intuíto desses debates direciona para uma adoção de uma parceria entre a ACDBS, através de seus Departamentos de Odontolgia em Saúde Coletiva e de Apoio ao ASB e TSB e as Coordenações de Saúde Bucal municipais com o objetivo de alavancar objetivos e metas para a valorização das ações de saúde bucal e dos profissionais (CD's, TSB,s ASB,s e TPD's) integrantes do quadro funcional da Secretaria de Saúde dos nove municípios.


Quero fazer, ainda, uma menção especial à Dra. Bernadete Aparecida Tavares Cunha que divulgou a realização do Curso de Especialização em Saúde Coletiva e da Família pela UNIMES - Universidade Metropolitana de Santos e que deverá ter o seu início no próximo mês de agosto.

 
No dia 27 de junho de 2013 nova reunião voltará acontecer para dar continuidade ao processo de parceria ACDBS/Municípios.
 
A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades”. (Marxwell Maltz)
 
Mensagem final deixada pela Dra. Claudia Oliveira ao final de sua apresentação.
 

2 comentários:

  1. As fotos ficaram boas né? Sucesso sempre Dr. Merecido. Foi uma honra participar. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Edélcio

    Parabéns pela sua iniciativa junto aos municípios e obrigada pelo convite. Espero poder comparecer nos próximos eventos.
    Bernadete Cunha

    ResponderExcluir