quinta-feira, 14 de novembro de 2013

FORMATURA DA 1ª TURMA DE ASB DA EFAP/TIETÊ - AS PALAVRAS DA ORADORA DA TURMA - UBIRACI BORGES DA SILVA

Caros formandos, professores, funcionários, familiares e amigos:

"Foi com prazer e alguma apreensão que recebi e aceitei a honra de falar em nome das formandas da primeira turma do curso de Auxiliar em Saúde Bucal.
Há dez meses atrás, chegamos à escola efap, cada um no seu iate, com o controle automático ligado. Hoje, estamos saindo daqui no mesmo barco, remando para o mesmo lado. 
Fácil?  Não foi.
Por vendavais, passamos; alguns acabaram naufragando. Outros, nadaram, mas, na praia ficaram.
Desculpem-me os doutores aqui presentes, se  pareço prepotente, mas, para nós, este certificado tem o saber de doutorado.

Estar formado é um grande contentamento, porém não encerra a busca profissional, muito menos o ideal da profissão.
Mas, isso não nos amedronta, sabemos que o certificado é apenas o começo. Há uma longa estrada a ser percorrida, paradigmas a serem quebrados. Não importa o campo de trabalho, quer no consultório particular ou na saúde pública, estamos conscientes do nosso compromisso, na luta do mercado de trabalho e em promover saúde bucal.
Daqui para frente, não podemos nos contentar com erros, mas almejarmos os acertos, pois não somos mais as "mocinhas dos consultórios odontológicos". Hoje, nos tornamos AUXILIARES EM SAÚDE BUCAL, título esse adquirido com esforço e dedicação. Somos profissionais e agiremos como tal. Portanto daremos e queremos também o respeito profissional.
Esta é uma noite para agradecimentos: Ao André Luiz L. Grillo pelos ensinamentos de noção de informática;
Angélica Regina Prupere, que nos fez lembrar que ética profissional vai muito mais além de normas legislativas;
Angelo Rafael Belírio de Melo, que nos mostrou o benefício de uma boa administração e gerenciamento na vida profissional e pessoal;
Professor Edélcio Anselmo, que com muito carinho veio da Baixada santista para nos mostrar o valor do trabalho em equipe;
Aos doutores: Eliseu Fonseca, Fernanda Cavalcante Banov, José Alexandre Rosa da Silva;José Roberto de Toledo Garcia, Rogério Ortiz Prospero, Sidney Bertola e Thais Reis; o nosso muito obrigada por disporem do tempo de vocês e nos privilegiar com aulas dinâmicas e tão proveitosas, que muito nos ajudou nos conhecimentos técnicos para o exercício de nossa profissão.
Ao Luiz Gustavo Franzini Travagin, que nos trouxe a importância da alimentação na qualidade de vida;
profa. Greci, que nos fez relembrar em suas aulas de Língua Portuguesa o valor da palavra escrita;
João Rogério de Oliveira, querido paraninfo, escolhido por unanimidade, em suas aulas nos mostrou a importância do cuidado para com os portadores de deficiências mentais e aulas sobre Comportamento,
Mônica Maria Nascimento, que nos fez ver a importância da empatia, fundamental para que não sejamos arbitrárias, impositivas e descontextualizadas;
Ao aluno Sandro, da Enfermagem, que nos mostrou que nos momentos de emergência, o melhor é termos o auto controle, para que possamos ajudas os outros;
Tereza Savoia, que nos passou o contexto da biossegurança nos desempenho das funções e com o meio ambiente;
ASBs Adrieli e Aline,pelo apoio, colaboração e incentivo, nos mostrando que escolhemos a profissão certa.
Sra. Araci, que sempre tão gentilmente nos atendeu na administração;
Cassiano e Camila, proprietários da efap, por abrirem as portas para a realização desse curso;
Joice Monteiro, que nos recebeu de braços abertos, quando à elas apresentamos um projeto educativo em forma de teatro. Ela escreveu, produziu, dirigiu e divulgou a peça "Dentinhos Poderosos", que ficou fantástica!
Outro importante agradecimento é sem dúvida para nossos familiares, que sempre serão importantes no nosso desenvolvimento, pois o apoio incondicional de vocês, foi e continuará sendo fundamental em nossas vidas, embora nem sempre queiramos admitir isso.
Pais, mães, irmãos, avós,amores e agregados, nosso muito obrigado!

Agradecimento especial à professora e coordenadora
Dra. Maria Fernanda Mussato, um ser humano espetacular, que usa de uma paixão intensa para fazer o que acredita ser capaz. Para ela não existe barreiras. Quando alguém acha que pode derrubá-la à pedradas, ela usa essas pedras para subir mais um degrau rumo ao topo da vitória. Profissional, que enquanto pode exercer a profissão, fez com grande diferencial. Temos aqui presentes alguns que já foram seus pacientes e sabem do que estou me referindo. A profa. Fernanda, inspirada por um ser superior, que na minha concepção foi Deus que a iluminou, decidiu montar esse curso de Qualificação para Auxiliares em Saúde Bucal, mas onde conseguir apoio?... viu-se sozinha lutando contra gigantes. Como na história Bíblica era Davi lutando contra Golias. Para aqueles que não lembram da história vou resumi-la: Davi pegou cinco pedras e partiu contra Golias e usou apenas uma para derrubá-lo ( a história na íntegra vocês encontrarão na Bíblia Sagrada no Livro de 1º Samuel, capítulo 17). Fernanda pegou suas cinco pedras : a primeira, ; a segunda, DETERMINAÇÃO; a terceira,CORAGEM; a quarta, RESISTÊNCIA; a quinta, CONHECIMENTO. Durante da sua luta muitas dessas pedras foram lançadas e gigantes foram ao chão...
Ela esteve lutando por nós formandas durante todo o tempo, não apenas em sala de aula, mas para que tivéssemos o melhor . E para isso ela buscou, procurou, achou e nos ensinou... e se estamos hoje saindo daqui melhores devemos muito à ela. Não somos somente a primeira turma de Auxiliares em Saúde Bucal , formadas em Tietê.
NÓS SOMOS A PRIMEIRA TURMA DA AUXILIARES EM SAÚDE BUCAL FORMADAS EM TIETÊ, ALUNAS DA PROFESSORA E COORDENADORA MARIA FERNANDA MUSSATO !
 
 
E sabem o que quer dizer isso? Nós entramos para história desta cidade e  iremos fazer a diferença ! 
A partir de hoje é com a gente. Que deste salão saiam grandes nomes, grandes profissionais, grandes pensadores, talvez alguns salvem vidas, talvez, outros dêem vidas a grandes obras. Não sabemos o que virá pela frente, mas agora é hora de mudarmos o mundo ! Ou ao menos o mundinho de cada um...então que pensemos grande mesmo, afinal só saberemos tentando...
Se conseguirmos decidir corajosamente, sabiamente, calmamente e empaticamente, então, teremos grandes chances de ter tomado a decisão correta. Lembremos que cada decisão nem sempre nos agradam ou agrada à todos. Mas, não se torturem imaginando que se tivéssemos decidido diferente, poderíamos ter mudado a história.Existe uma frase de Isaac Newton que diz: " Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes". Hoje, escolhemos ser grandes e amanhã, quem sabe nos tornaremos gigantes!Contudo, sejamos felizes, porque isso é o que realmente importa ! 
Hoje, uma despedida se faz necessária, antes que possamos nos encontrar outra vez. Que nossas despedidas sejam um eterno reencontro! " Muito obrigada e boa noite à todos.

Tietê, 09 de novembro de 2013.
ORADORA DA TURMA:
UBIRACI BORGES DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário