quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Presente e passado


É incrível como os acontecimentos do presente acabam, por muitas vezes nos reportando aos fatos do passado, trazendo à nossa memória lembranças felizes, mas, ao mesmo tempo nos remetendo a momentos de tristeza,que o presente nos impoe.

E isso aconteceu comigo, ainda ontem, ao apresentar às alunas do Curso de Técnico em Saúde Bucal, no Instituto Educacional Lupe Picasso, o último conteúdo do meu ciclo de aulas para a turma deste ano. E, esse conteúdo, que eu procuro mostrar para todas as turmas, como exemplo de um trabalho em equipe, nada mais é do que a nossa experiência desenvolvida no município de Cubatão ao longo dos trinta anos em que tive a oportunidade de pertencer ao quadro funcional da Divisão de Odontologia.

Tive a alegria de contar com o prestígio da presença,nessa aula, da minha amiga Gisele Prata Real, Cirurgiã Dentista como eu, e Artista Plástica com experiência internacional em Esculturas em Areia, e juntos, conseguimos mostrar às alunas a importância de um trabalho que se vale da experiência, da criatividade, da ousadia, e principalmente da motivação dos membros de uma equipe, que, acima de tudo, tem amor à arte que praticam.

Eis que, porém, além de exibirmos um trabalho que deixou a sua marca indelével não só a nível regional, mas, também nacional, tivemos que falar para as nossas "meninas" que, infelizmente a maior parte daquele grande trabalho que apresentamos, já não existe mais ou está quase que irremediávelmente descaracterizado.

Não quero aqui imputar culpas a quem quer que seja, pelo desmoronamento desse grandioso trabalho, que sempre foi alicerçado na fôrça de uma equipe, mas quero que as alunas que ontem puderam conhecê-lo, tenham a certeza que as equipes atuais se munam de todas as características desejáveis para a sua atuação, e consigam com o apoio total da administração atual, a revitalização de um serviço que já foi modêlo de Atenção à Saúde Bucal no nosso país.

Um comentário:

  1. Edélcio, por mais triste que seja para voce não ver a continuidade de seu brilhante trabalho junto as equipes de Cubatão fica para sempre a certeza do dever cumprido e que como bem disse o poeta " foi eterno enquanto durou".
    Sucesso sempre
    Regina

    ResponderExcluir