quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A Saúde Bucal na 10ª Conferência Municipal de Saúde de Santos

A Prefeitura Municipal de Santos, promoveu nos dia 29 e 30 de janeiro de 2010 a sua 10ª Conferência Municipal de Saúde , cujo Tema Central foi : "Santos unida pela Saúde". O evento teve a participação de cêrca de 300 Delegados eleitos nas Pré- Conferências realizadas ao final de 2009 e teve 120 propostas aprovadas pela plenária que servirão para nortear as ações da Secretaria Municipal de Saúde até o ano de 2012.

Mais uma vêz a Saúde Bucal teve grande destaque durante os debates realizados, com o envolvimento de vários Cirurgiões Dentistas eleitos Delegados na Pré-Conferência promovida pela Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista. Os nossos colegas participaram ativamente da Mesa de Debates que teve como Tema Medicamentos, SADT e Saúde Bucal e conseguiram aprovar como uma das propostas prioritárias Garantir a contratação de ASB - Auxiliar em Saúde Bucal, TSB - Técnico em Saúde Bucal e TPD - Técnico em Prótese Dentária, com inscrição no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo através de concursos públicos e a contratação dos que estão com concurso vigente, no sentido de incrementar as Ações de Saúde Bucal direcionadas à comunidade santista. Essa proposta foi apresentada pelo CRO.

Nós que temos a responsabilidade da formação de recursos humanos auxiliares em odontologia, temos defendido constantemente a necessidade da incorporação desses profissionais nas Equipes de Saúde Bucal que compôem o quadro de funcionários das prefeituras da nossa região.

Mister se faz que os Conselhos Municipais de Saúde de todos os municípios se mobilizem no sentido de seguir o exemplo da Conferência Municipal de Saúde de Santos e procurem viabilizar a criação e prenchimento real de vagas nos Planos de Cargos e Salários das funções que hoje são consideradas profissões, pela Lei Federal Nº 11.889 de 24 de dezembro de 2.008. Para isso é necessário que, a exemplo de Santos, Cubatão e Guarujá, a classe odontológica tenha representatividade em todos os conselhos.

Parabéns à Classe Odontoloógica por essa nova conquista.

Um comentário:

  1. Oi Edelcio, aceitei o convite pra ver seu blog, na verdade é a primeira vez que vejo um blog - acredita que achei muito interessante? O seu modo de escrever é muito claro e com emoção.Gostei! Parabéns!

    ResponderExcluir