domingo, 24 de junho de 2012

SERVIDOR DE CUBATÃO: UM EXEMPLO DE LUTA PELA DIGNIDADE

Imagem: Prof André Bossan

É de impressionar a maturidade com que os servidores públicos municipais de Cubatão estão se inserindo na mobilização frente aos absurdos que a administração está cometendo no processo de valorização (ou será desvalorização?) daqueles que são os verdadeiros artífices da tão propalada qualidade de serviços oferecidos à população cubatense. Não fossem eles, o maior IDSUS na região e no estado não seria atribuído ao nosso município. O mesmo acontece com relação à educação onde a população considera de bom nível, êxito esse que deve ser creditado aos professores que, apesar do processo de desvalorização a que são submetidos, cumprem o seu papel de educar as crianças e os adolescentes, a principal população-alvo de seu trabalho. E o mesmo acontece em todos os setores responsáveis pela manutenção da máquina, sem o que o trem administrativo com certeza descarrilharia.
Porém, deve-se deixar claro, a política salarial perversa (ou falta dela) não é o único problema a desmotivar o funcionalismo, mas, também, as dificuldades encontradas pela falta de de materiais e medicamentos na área de saúde reflete em retorno imprevisível para os usuários da saúde, o que resulta num paradoxo, pois, afinal o município não tem o melhor IDSUS?
Na educação, que junto da saúde é um dos pilares da sustentação administrativa, o problema é o mesmo, mas os abnegados professores podem descrever melhor do que eu.

Temos visto, através dos últimos anos, e, principalmente agora, quando estamos ao final
da RIO+20, o ufanismo com que os nossos gestores colocaram a nossa cidade como um dos maiores exemplos de recuperação ambiental e sustentabilidade, o  que já foi uma grande verdade, mas, percebemos que a atual administração está vivendo e se apoderando das glórias do passado, e para isso se deslocou com uma grande comitiva para a Cidade Maravilhosa e virou as costas para os seus funcionários.
Porém, quem realmente deveria estar lá no Rio de Janeiro, divulgando essa realidade que ainda teima em permanecer, seriam os servidores  e cidadãos cubatenses que através dos anos deram o seu quinhão para que essa recuperação do meio ambiente passasse de um sonho para uma realidade palpável. Mas quem apareceu perante as câmeras do mundo todo foram os atuais gestores que há tão pouco tempo se inseriram nesse cenário.  A Prefeitura investiu, com certeza, vultuosos recursos nesse megaevento, enquanto  migalhas são oferecidas àqueles que são o esteio do poder público.
Meus caros amigos servidores, parabéns pela mobilização madura, coerente e coesa sem precedentes na história da municipalidade, e lembrem-se, todos nós somos o grandes protagonistas dessa obra e nenhuma questão política e de desmerecimento deve se sobrepor à nossa causa justa e merecida.

Nunca é demais recordar a frase do grande mestre Augusto Boal:

Imagem: Prof. André Bossan

“ATORES SOMOS TODOS NÓS, E CIDADÃO NÃO É AQUELE QUE VIVE EM SOCIEDADE:  É AQUELE QUE A TRANSFORMA”

3 comentários: