sábado, 9 de junho de 2012

CUBATÃO SOMOS TODOS NÓS... e não eles!


Servidores da Prefeitura de Cubatão/SP deflagraram no último dia 4 de junho, movimento de luta histórico para conquista de um salário digno e PCCS - Plano de Cargos, Carreira e Salário, após a administração ter enviado à Câmara Municipal, um Projeto de Lei concedendo um irrisório reajuste de 1.73% a todas as categorias do funcionalismo. Este PL substituiu outro em que a prefeitura concedia 4.8% que seria referente à inflação acumulada em 2011. A Prefeita anunciou que  teve que reduzir o valor devido à Lei Eleitoral que define que  em ano de eleição só se pode conceder reajuste relativo aos meses que antecedem o período eleitoral do ano em curso.
Porém o que é de ficar pasmo, é, que o legislativo também apresentou um projeto de lei, através do qual se concede um reajuste de 32% para o cargo de prefeito e 49% para os secretários.
Infelizmente essa é a tônica no nosso país, em que os trabalhadores recebem mínimos reajustes que não cobrem nem a inflação e os políticos são contemplados uma exorbitante remuneração que beira a falta de vergonha na cara daqueles que recebem a incumbência de gerir os destinos de toda essa nação.
Em Cubatão, onde a arrecadação per capita situa-se entre as maiores no país em têrmos de município, a população e os servidores municipais não participam em quase nada dessa riqueza.
Porém, os funcionários públicos começaram a demonstrar na última segunda-feira, a força em que se transforma a união de várias categorias, ao promoverem movimento inédito em nossa cidade, de forma até a esclarecer a opinião pública sobre a diferença de tratamento entre os servidores estatutários e aqueles que ocupam cargo de confiança, se bem que a maioria dos manifestantes se contituiu naqueles que são responsáveis pelo ensino público municipal. As outras categorias devem se engajar com intensidade nessa luta, para fortalecimento do movimento, no sentido de mostrar a todos que o trabalho em equipe, que tanto defendo em minhas aulas e palestras, é a porta de entrada para as conquistas almejadas.
Quero destacar, entre outros guerreiros desse embate, a professora Elenízia e o amigo Ivan, cirurgião dentista, que estão se tornando verdadeiros líderes desse contingente de trabalhadores que são os verdadeiros responsáveis pela imagem do município que é projetada para o Brasil e o mundo, haja vista o que está para acontecer na Rio+20.
O movimento organizado é o caminho para que as reivindicações sejam contempladas, como foi o exemplo dos Cirurgiões Dentistas de Curitiba, que com uma greve ordeira e bem estruturada conquistaram um aumento de 100% em sua remuneração, que até então só tinha contemplado a classe médica.
Parabéns lideres, equipe de servidores e SISPUC.

CUBATÃO SOMOS TODOS NÓS... e não eles!

2 comentários:

  1. CUBATÃO SOMOS TODOS NÓS.....e não eles!!!
    Perfeito, é isso mesmo! que nossa luta continue.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir