sábado, 20 de outubro de 2012

I SIMPÓSIO DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR DO HOSPITAL SAMARITANO DE SÃO PAULO


Foi brilhante, sobre todos os aspectos, o I Simpósio de Odontologia Hospitar promovido pelo Hospital Samaritano de São Paulo, no último dia 19 de outubro.
Uma iniciativa da Equipe de Odontologia Hospitalar dessa unidade de Saúde, o evento foi coordenado pelos Cirurgiões Dentistas, Dr. Walmyr Ribeiro Mello  e Paulo Sérgio da Silva Santos que instituíram o Tema central “ODONTOLOGIA HOSPITALAR EM MEDICINA PRIVADA” como base para as apresentações e debates sobre esse  importante e atualíssimo eixo que está abrindo excelentes perspectivas para os profissionais da Odontologia, onde se inserem o Cirurgião Dentista, o Técnico em Saúde Bucal e o Auxiliar em Saúde Bucal.O Hospital Samaritano de São Paulo foi um dos pioneiros a incorporar a odontologia no atendimento a pacientes internados e já serve como modelo para esse tipo de atenção.
A grade científica desse importante foi aberta pelo Dr. Luiz Eduardo Lourenço Bettarelo , Superintendente do HSSP, dando início a cinco Mesas Redondas que, abordaram respectivamente os temas:
·         Aspectos Político/Administrativos da odontologia Hospitalar em medicina privada;

·         Oncologia;

·         Transplantes de Órgãos Sólidos e Tecidos;

·         Odontologia em Unidade de Terapia Intensiva, e,

·         Prática Hospitalar
Em todas as apresentações foi enfatizada a importância da Inclusão das Ciências Odontológicas como estrutura básica para a promoção e recuperação da saúde dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva,  Semi-intensiva  e nas Enfermarias, como forma  de acelerar a alta dos pacientes, o que vem, na questão administrativa, diminuir os custos hospitalares.
Grandes personalidades da Odontologia Hospitalar representando a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, UNICAMP, Faculdade de Hdontologia de Baurú, Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Hospital Heliópolis e o próprio Hospital Samaritano, dividiram os seus conhecimentos e experiências com os membros da plateia, como forma de buscar a motivação necessária para a evolução desse ramo novo da odontologia, que deixa de ter o enfoque apenas para a Traumatologia e Cirurgia Buco-Maxilo-Facial,  e que vem proporcionar a inserção do Cirurgião Dentista e  Pessoal Auxiliar em Odontologia na equipe Multiprofissional e Inderdisciplinar na atuação no ambiente hospitalar.
Vale lembrar, que encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados, o projeto de Lei Nº 2.776/2008, do deputado Neilton Mulin, presença que estabelece a obrigatoriedade de presença profissionais de odontologia nas unidades de terapia intensiva

De nossa parte, Maria Regina e eu, que representamos a Associação dos Cirurgiões Dentista da Baixada Santista, saímos enriquecidos cientificamente com o conteúdo apresentado, e melhor preparados para a consolidação do nosso projeto de realizarmos o nosso Simpósio de Odontologia Hospitalar por ocasião do 16º Congresso Internacional de Odontologia do Litoral Paulista no período de 23 a 25 de maio de 2013.
 
Mauricio (GROSS), Maria Regina, Edélcio, Paulo Sergio, Walmyr, Maria Luiza e Frederico
Parabéns aos ilustres colegas Walmyr Mello e Paulo Sérgio, que, com o seu projeto, permitiram aos noventa participantes do Simpósio, a assimilação dos novos conceitos sobre essa área que caminha a passos largos para se transformar numa nova especialidade odontológica!

Um comentário:

  1. Foram momentos de aprendizagem e atualização que nos motivaram ainda mais para a organização do Simpósio de Odontologia hospitalar no 16o CIOLP em maio de 2013. Vamos em frente!
    Maria Regina Amorim

    ResponderExcluir