sexta-feira, 31 de maio de 2013

16º CIOLP - UM MARCO NA HISTÓRIA DA ODONTOLOGIA DO LITORAL PAULISTA


Terminou no último sábado, 25 de maio de 2013, o 16º CIOLP - CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DO LITORAL PAULISTA, após 3 dias de intensas atividades científicas distribuídas por mais quatro eventos paralelos; ENAT 2013 - 2º ENCONTRO NACIONAL DE AUXILIARES E TÉCNICOS EM SAÚDE BUCAL, SIMPÓSIO DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR, VI CUBAS - CONGRESSO UNIVERSITÁRIO DE ODONTOLOGIA DA BAIXADA SANTISTA e III MEETING DE TÉCNICOS EM PRÓTESE DENTÁRIA.
O evento principal foi realizado nas dependências da Faculdade de Odontologia da UNISANTA - Universidade Santa Cecília, com apoio incondicional da Reitoria, Diretoria e Coordenação do Curso de Odontologia. Já, os eventos paralelos ocuparam o Auditório Central e várias salas de aula do CAMPUS da FEFIS - Faculdade de Educação Física de Santos, gentilmente cedidos pela Reitoria da UNIMES - Universidade Metropolitana. O envolvimento das duas universidades, além facilitar a organização do CIOLP, foi um excelente passo para integrar as duas instituições de ensino santistas com interação total entre seu corpo diretivo e docente e alunos.
O 16º CIOLP contou com uma grade científica invejavel composta de ministradores de nível nacional e internacional voltada para o aprimoramento profissional dos Cirurgiões Dentistas através do Meeting de Especialidades com suas conferências, Workshops, Cirurgia ao Vivo e Apresentação de Painéis Científicos com premiação aos primeiros colocados.
Fica difícil destacar a qualidade de cada ministrador por conta do grande número de convidados, mas, vale a pena mencionar o Professor Ravindra Nanda dos Estados Unidos que abordou o tema "Estratégias de Tratamento Ortodôntico aem Biomecânica e Estética e o professor brasileiro radicado nos Estados Unidos, Celso Fernando Palmieri Junior que contemplou os participantes com os temas "Assimetrias Facias: Ortognática" e "Uso de BMP e Enxerto Autógeno na Implantodontia e Reconstruções Maxilo-Faciais"


Entre os excelentes 50 professores nacionais eu destaco o Dr. Gilberto Alfredo Pucca Junior, Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, que espôs o "Panorama da Evolução da Odontologia em Saúde Coletiva" com a implementação pela primeira vez da Política Nacional de Saúde Bucal desde a implantação do Programa Brasil Sorridente em 2004 com a grande ampliação da Estratégia de Saúde da Família, a implantação dos CEO's - Centros de Especialidades Odontológicas, dos LRPD's - Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias e as Equipes de Atenção Básica para Populações Específicas como Consultório na Rua e o Atendimento da População Ribeirinha da Amazônia Legal e Pantanal Sul Matogrossense.
Mais recentemente,  o MS implantou a Componente Móvel da Atenção à Saúde Bucal – Unidade Odontológica Móvel (UOM) atuando para garantir as ações de promoção e prevenção e o atendimento básico às populações: rurais; quilombolas; assentadas; e em áreas isoladas ou de difícil acesso.
O Dr. Pucca mostrou aos participantes do 16º CIOLP a relevância desse novo quadro para o aumento significativo de vagasno mercado de trabalho, não só para os Cirurgiões Dentistas mas, também, para os ASB's e TSB's.
Todo esse processo de educação continuada dirigido à classe odontológica do litoral paulista teve ainda o apoio de várias empresas, como por exemplo a UNICRED, patrocinadora master, que subsidiaram o custo alto do congresso.

Mas, tudo isso não teria acontecido sem a grande dedicação e carinho de cada membro da Comissão Organizadora que não sendo profissionais da área de organização de eventos, ofereceram o máximo empenho para que o sonho do retorno do CIOLP se transformasse em uma feliz realidade.

Faço questão de nomear cada membro para que todos que lêem e acompanham este blog conheçam os verdadeiros heróis do planejamento e realização do 16º CIOLP:

Presidente:  RICARDO FIDOS HORLIANA
Vice-presidente: WAGNER NASCIMENTO
Secretário Geral: RENÊ GERARDUS VAN DER LAAN
2º Secretário: GUILHERME RIBEIRO DE AGUIAR
Tesoureiro Geral: PAULO SERGIO MARINO JUNIOR
2º Tesoureiro: MARCELO ALVES FEIJÓ
Coordenador Comissão Científica: JULIO CESAR BASSI
Coordenadora Comissão de Divulgação: DANIELLE TORRES TAGAWA
Coordenadora da Comissão de Recepção: TAIANA BALDO
Coordenadora da Comissão Social: ANA PAULA FASSINA
Coordenador da Comissão de Infraestrura: PEDRO LUIZ CAPP
Coordenador da Feira Comercial: LUIZ CARLOS DE MESQUITA CABRAL
Coordenadores do 2º ENAT: EDÉLCIO FRANCISCO ANSELMO
                                                  MARIA REGINA DA SILVA AMORIM
Coordenadores do Simpósio de Odontologia Hospitalar:
EDÉLCIO FRANCISCO ANSELMO
MARIA REGINA DA SILVA AMORIM
WALMYR RIBEIRO DE MELLO
Coordenadora do VI CUBAS: STEPHANY POLA SAKAMOTO
Coordenador do III Meeting de TPD: JOEL PFEIFER
Relações Públicas: CRISTIANE FRANCO


Quero congratular-me com essa equipe brilhante, que mostrou um grande carinho e competência na consecução de um sonho nascido a 14 meses atras.
Foi um trabalho com amadorismo de quem acredita na força e raça de quem quer trabalhar em conjunto.
 
Enfrentamos muitos desafios, superamos obstáculos, aparamos arestas, corrigimos o rumo, e o resultado aí está para ser inserido nos anais da nossa querida ACDBS.
 
Até o 17º CIOLP, meus amigos!



Um comentário: