segunda-feira, 3 de junho de 2013

SIMPÓSIO DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR NO 16º CIOLP

O 16º CIOLP - CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DO LITORAL PAULISTA incluiu no seu primeiro dia de programação científica, 23 de maio de 2013, o Simpósio de Odontologia Hospitalar como forma de despertar a atenção dos profissionais da Odontologia e dos gestores hospitalares da Região Metropolitana da Baixada Santista para a importância da incorporação da Equipe de Saúde Bucal nas Equipes Multidisciplinares dos hospitais públicos e privados em cujas atividades, renomados mestres de EqOH de vários hospitais e universidades do Estado de São Paulo atuaram como palestrantes e debatedores sobre diversos temas afins.
Cirurgiões Dentistas, Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal e outros profissionais da saúde participaram ativamente das exposições científicas e debates com os simposiastas, demonstrando especial interesse por essa nova atividade inserida na grade do 16º CIOLP.
No período da manhã, tivemos como ministradores o Dr Marcelo Marcucci do Hospital Heliópolis, Dr. Keller de Martini, do IBROI - Instituto Brasileiro de Odontologia Intensiva, Dra Vanessa Tilly Moutinho da Silva, Dra. Thaís Bianca Brandão e TSB Daniele Amorim Tavolaro do ICESP - Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Dra. Elaine Cristina Cappellano do Hospital Heliópolis que abordaram, respectivamente, os temas: Odontologia Hospitalar - Conceito e Desenvolvimento Histórico; Doenças Bucais X Distúrbios Sistêmicos; A Importância da Equipe Auxiliar na Odontologia Hospitalar; Odontologia Hospitalar Para Pacientes Oncológicos e Odontologia Hospitalar na Unidade de Terapia Intensiva.


O período da tarde apresentou os simposiastas Luiz Alberto Valente Soares Júnior do Hospital da Clínicas da Faculdade  de Medicina da USP,  Dr. Frederico Buhaten Medeiros da Faculdade de Odontologia da USP e Dr. Walmyr Rodrigues Mello, Chefe da EqOH do Hospital Samaritano de São Paulo. Os temas respectivos foram: Odontologia Hospitalar Pará Pacientes Coagulopatas; Odontologia Hospitalar para Pacientes Cardiopatas, Odontologia Hospitalar Para Pacientes Transplantados. o fechamento dos temas da tarde esteve a cargo novamente do Dr. Walmyr Mello falando sobre Gestão de Equipe Odontológica Hospitalar na Rede Pública e Privada.


Os debates nos dois períodos teve como ativador o Dr. Paulo Sérgio da Silva Santos da USP de Baurú, que, com muita propriedade provocou platéia e debatedores no sentido de levantamento questões relativas aos temas apresentados e esclarecimento das dúvidas dos presentes.



Foi um dia memorável onde a nata da Odontologia Hospitalar Paulista transferiu a sua sede para Santos promovendo a desmonopolização do seu grande saber para os nossos profissionais da rede pública e privada.

Em meu nome e da Dra. Maria Regina Amorim, Coordenadores do Simpósio, do Presidente do 16º CIOLP, Dr. Ricardo Horliana e de toda a Comissão Organizadora, agradeço o apoio incondicional do Dr. Walmyr  Mello, também Coordenador do Evento e de todos os mestres que envidaram todos os esforços para a concretização desse projeto idealizado no ano passado!


3 comentários:

  1. Parabéns pelo espaço e pela qualidade do evento Prof. Edélcio e Profa. Regina!!!! Sucesso!!! Me sinto honrado em participar deste momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós também nos sentimos honrados com a sua participação, amigo Paulo, que veio enriquecer o nosso simpósio!

      Excluir