sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Centro de Especialidades Odontológicas de Cubatão


No ano de 2000, 3 anos antes do Govêrno Federal implantar, através da Coordenadoria de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, o Programa Brasil Sorridente, ao qual se incorporavam os CEOs, Centros de Especialidades Odontológicas, o Município de Cubatão já possuia o seu CEO.
O Centro de Referência em Saúde Bucal, inaugurado em 06 de julho de 2000, juntamente com a Policlínica de Cubatão, constituia-se de, além da Clínica Modular Odontológica, tembém da Clínica de Especialidades Odontológicas que vinha preencher uma lacuna nos serviços de saúde bucal oferecidos à população cubatense até aquela ocasião. A Clínica de Especialidades oferecia atendimento especializado em Diagnóstico Bucal, Cirurgia Oral Menor, Cirurgia Buco- Maxilo- Facial, Atendimento aos Pacientes Portadores de DST-AIDS, aos quais se incorporaram posteriormente as especialidades de Odontopediatria, Endodontia e Periodontia.
O Centro de Referência contava com uma Central de Esterilização equipada de acôrdo com as normas de Bio-segurança no sentido de oferecer toda a proteção tanto aos pacientes como aos profissionais que lá atuavam.
No início de 2008, o Ministério da Saúde referendava o credenciamento do CEO de Cubatão ao depositar a parcela referente ao aporte financeiro para a implantação oficial desse serviço. Com essa verba, a Secretaria Municipal de Saúde poderia readequar as instalações da clínica já existente, e assim se habilitar ao recebimento dos recursos financeiros mensais de custeio para manutenção do centro.
Infelizmente, no decorrer do ano passado, por problemas estruturais, o prédio que abrigava o CRSB foi parcialmente desativado, e até hoje não se encontrou uma solução para a escolha e locação de novo edifício que possa abrigar as instalações desse importante serviço.
Há necessidade da atual administração, incorporar a filosofia importantíssima do govêrno Federal que tem investido recursos sem precedentes, no Programa Brasil Sorridente e que tantos benefícios tem trazido á população.
Cubatão não pode permanecer na contra-mão desse momento histórico da saúde no país e correr o risco de perder essa verba importantíssima para a melhoria quadro de saúde bucal dos seus munícipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário