quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Comitê Metropolitano de Saúde Bucal


No segundo semestre de 2006 em um bate papo informal entre eu e meu eterno parceiro Rogério Santos, surgiu a idéia de criarmos o Comitê Metropolitano de Saúde Bucal na nossa região, idéia essa advinda após nossa participação em um Seminário de Saúde Coletiva promovido pelo Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, ocasião em que tomamos conhecimento da existência do Comitê de Saúde Bucal da DIR V ( Direção Regional de Saúde) , criado com o objetivo de dar sustentação às políticas de Saúde Bucal da região de Osasco.
A idéia foi apresentada ao Presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Santos à época Dr.Braz Antunes Matos Neto , que também era Vereador à Câmara Muncipal de Santos, e que ofereceu todo o apoio técnico da entidade e o apoio político para a sua concretização. Foi eleborada, então uma proposta, que foi por nós apresentada aos membros do Fórum de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal em reunião realizada em fevereiro de 2006 na sede da DIR XIX - SANTOS, proposta essa aprovada por unanimidade pelos presentes.
Assim, em 10 de maio de 2.006, através da Portaria do Diretor Técnico da DIR XIX, foi instituído o Comitê Metropolitano de Saúde Bucal da Baixada Santista com o objetivo de dar sustentação técnica às políticas de Saúde Bucal da nossa região e promover uma integração dos serviços prestados por todos os municípios da área de abrngência da DIR XIX - Santos, de forma coerente e coesa.

Nessa portaria foi definida a participação de representantes da DIR XIX, dos nove municípios da Região Metropolitana, da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, da APCD - Regional de Praia Grande, do Conselho Regional de Odontologia Delegacia Seccional de Santos, da Universidade Católica de Santos, da Universidade Metropolitana de Santos e da Universidade Santa Cecília de Santos.
Após a constituição do Comitê, os membros elaboraram, votaram e aprovaram o Regimento Interno para dar respaldo às suas atividades.
Além das diversas atividades, o primeiro grande projeto do Comitê foi o Levantamento Das Condições de Saúde Bucal da População da Baixada Santista, que, apesar de todos os esforços dos seus membros, ainda não foi realizado por problemas político-administrativos.
O Comitê teve também participação importante e fundamental no Fórum de Saúde Coletiva realizado durante o 14º Congresso Internacional de Odontologia do Litoral Paulista que incorporou a presença de ilustres personalidades da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e do Ministério da Saúde.
Infelizmente, por problemas de mudanças de gestão, as atividades do Comitê estão paralisadas, assim eu quero aqui conclamar os representantes de todos os municípios, entidades de classe e universidades para que adotemos todas a providências necessárias no sentido de que este importante órgão retome as suas atividades e possa cumprir os objetivos de sustentar as ações de saúde bucal da nossa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário