segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A carreira de Técnico e Auxiliar em Saúde Bucal


Eu já comentei em postagem anterior, sôbre a necessidade da capacitação técnico-profissional dos candidatos às vagas nas funções auxiliares em odontologia, quer seja Técnico em Saúde Bucal ou Auxiliar em Saúde Bucal, funções essas já regulamentadas como profissões pela Lei Federal Nº 11.889 de 24 de dezembro de 2008.


Porém, além dessa capacitação profissional, mister se faz, que esses profissionais que tanto lutaram por esse reconhecimento, se unam e formem entidades classistas para que possam lutar por seus interesses, haja vista que, tanto no setor privado, quanto no setor público, muitos deles que atuam como TSB e ASB, não são registrados nas respectivas funções, que também não são contempladas no quadro de carreira de muitos municípios, sendo então contratados como Auxiliar de Apoio à Saúde, Atendente de Saúde e outros tais, que, na realidade são funções de nível básico ou fundamental.


Esse movimento de reivindicações é importante no sentido de se solicitar às Prefeituras Municipais, responsáveis diretas pela gestão na saúde pública, que se criem ou se regularizem essas funções no Plano de Cargos e Salários de forma a valorizar as referidas profissões.


Como forma de viabilizar esse movimento, os TSBs e ASBs que já estão inscritos no Conselho Federal de Odontologia e registrados nos respectivos Conselhos Regionais, além dos que estão em fase de formação, devem se integrar às associações de classe, como exemplo a APATESB - Associação Paulista dos Auxiliares e Técnicos de Saúde Bucal, para atuarem como agentes facilitadores.


As entidades classistas dos Cirurgiões Dentistas que já participaram ativamente na aprovação do Projeto de Lei que se transformou na lei acima referida, devem se envolver nessa luta reivindicatória dos TSBs e ASBs como reconhecimento da importância desses profissionais para o exercício da sua profissão.

Um comentário:

  1. É muito importante que os profissionais de saúde que atuam como ASBs e TSBs lutem pelo seus direitos, valorizem seu trabalho e tenham uma união de classe, para reivindicarem o seu lugar, pois sabemos que em alguns orgãos públicos quem exerce a função da ASB são auxiliares ou técnicos de enfermagem,alguns orgãos públicos já criaram o cargo de ASB ,mas precisa ser criado o cargo de TSB.

    ResponderExcluir