segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A OUTRA FACE DA CIRURGIÃ DENTISTA III - GISELE PRATA REAL

Dentro desta série quero me reportar hoje novamente a uma mais amiga do que colega, a Dra. Gisele Prata Real.
Nascida em santos em 18 de janeiro de 1961, Gisele graduou-se em odontologia em 1982 pela Faculdade de Odontologia da Universidade Metropolitana de Santos, e ingressou em 1986 na Prefeitura de Cubatão  e depois na Prefeitura de Santos, sendo que, no momento atua na Equipe de Educação e Prevenção em Saúde Bucal nas duas cidades.
Desde o primeiro momento em que nos conhecemos em Cubatão, surgiu uma identificação muito grande entre nós, já que Gisele, assim como eu, sempre valorizou a atuação do Cirurgião Dentista como um educador voltado para a promoção da saúde bucal.
De 2005 a 2008, quando assumi a responsabilidade de coordenar a equipe do Preven-tão, Gisele foi uma grande parceira, compromissada com o resgate da excelência no programa dirigido especialmente á comunidade escolar.
Mas, como o tema desta série é mostrar aos meus leitores e seguidores outros talentos mostrados por cirurgiões dentistas, cabe-me divulgar a grande artista plástica que se incorpora no ser desta amiga.


Gisele começou a se interessar pela arte da escultura em areia ao frequentar as praias de Santos, onde mora até hoje, e em 1973, aos doze anos de idade iniciou um curso com o professor Pedro Germi, e a partir daí não parou mais, transformando-se numa artista de renome internacional.
Anualmente Gisele é convidada a participar de Festivais Internacionais de Escultura em Areia, já tendo se destacado em Portugal, Japão, Itália, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Argentina e Colômbia. Inclusive, já nesse mesmo ano o professor Pedro levou-a juntamente com um grupo de alunos para participar da primeira versão da novela Mulheres de Areia, em que o personagem Tonho da Lua participaria de um concurso e onde cada aluno teve a oportunidade de produzir uma obra para a novela.


 Relacionando a Escultura em Areia com a Odontologia, Gisele produziu duas grandes obras:

1. Escultura realizada para lançamento de Cartilha Educativa em Saúde Bucal, da Prefeitura Municipal de Cubatão em 2006. Os personagens esculpidos são a reprodução dos personagens da Cartilha "O Preventão e sua Turma".


2. A criação de um cenário na praia do Gonzaga, em Santos - São Paulo - Brasil, como forma de divulgação para a Campanha Nacional de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal em Abril de 2010 numa iniciativa da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Santos.
A obra retrata a cirurgiã dentista examinando a paciente e na sala de espera um casal de idosos aguardando sua vez.


Aí está a história de mais uma Cirurgiã Dentista que une os dois dons com que Deus lhe contemplou para promover a saúde e a vida!

Conheçam a obra completa da dentista-artista através dos links:





Um comentário:

  1. Parabéns Gisela você é realmente uma grande artista...lindas as suas esculturas.

    ResponderExcluir