quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A OUTRA FACE DA CIRURGIÃ DENTISTA

A odontologia transforma aqueles que a ela se dedicam em seres um pouco automatizados e sujeitos a transtornos de estresse até por conta do trabalho se desenvolver entre quatro paredes e assessordos por grandes tecnologias  no decorrer de muitos anos de vida funcional.O fato de ter que lidar com um cliente que em quase 100% dos casos já chega ao consultório com a ansiedade exacerbada, exige do Cirurgião Dentista, além do preparo técnico-científico, uma capacidade exigida para profissionais de outras áreas de atuação, dentre as quais destaco aos conhecimentos de psicologia aplicada, fator essencial para o saber lidar com toda a gama de problemas vinculados ao paciente odontológico.
Por conta disso, é comum o odontólogo se voltar para atividades paralelas que permitam a descontração e o alívio emocional diante das exigências das tarefas profissionais, levando muitos deles a escolher a pintura, a escultura, a escrita e outros hobbies que o mantem distante de sequelas relacionadas ao estresse profissional.
Esse preâmbulo serve de introdução para eu me referir a uma colega e amiga, que ,,além da odontologia exerceu o magistério e se tornou ainda, pedagoga para que pudesse coordenar cursos de formação e capacitação técnica, o que já lhe propiciou o preparo técnico de muitas centenas de excelentes profissionais auxiliares em Odontologia.
Mas, hoje gostaria de revelar a muitos que ainda não conhecem, a outra face desse ótimo ser humano impregnado de profissionalismo, mas que, como todos necessitam aproveitar o senso artístico para obter o seu relaxamento emocional ao realizar outras obras benéficas a ele próprio e a outras pessoas de seu círculo de relacionamento.
Eu estou falando de Maria Regina da Silva Amorim, que, juntamente com seu marido Edgar, ela cirurgiã dentista e ele engenheiro, conseguiram estabelecer parceria diferente da vida conjugal, ao se transformarem em criadores de obras artesanais construindo verdadeiros objetos artísticos e funcionais.
Essa opção alternativa, acaba se tranformando numa atividade diferente e necessária àqueles que se aposentam após tantos anos de produtividade laborativa: a produção de vida!


Bazar de Natal 2011 da ACDBS

Parabéns, Regina e Edgar, por serem exemplos de bem viver!!!

2 comentários:

  1. Maravilhosa postagem professor obrigada por sempre trazer assuntos tao relevantes.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Edélcio,muito obrigado pela bonita mensagem.
    Agradecemos a homenagem,pois é com o apoio de amigos que temos o incentivo para viver buscando sempre outras formas para viver bem, com qualidade de vida e sendo muito felizes. Abraços
    Edgard e Regina

    ResponderExcluir