sábado, 4 de fevereiro de 2012

SORRIA MAIS SÃO PAULO



No último dia 1º de fevereiro, o Govêrno do Estado de São Paulo lançou oficialmente, o Programa "Sorria Mais São Paulo" que consta de dois sub-programas: Odontologia Hospitalar  e Fluoretação da Água de Abastecimento Público em todos os municípios do estado.
Com relação ao primeiro, já foi implantado em agosto de 2011 o projeto-piloto no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, o maior hospital público do ABC paulista com o objetivo de garantir a manutenção da saúde bucal tanto dos pacientes internados como também dos portadores de doenças crônicas atendidos regularmente nas unidades.
A partir dos bons resultados obtidos nesse projeto piloto o programa será extendido a todos os hospitais da rede hospitalar pública estadual.

O Programa "Sorria Mais São Paulo" pioneiro no Brasil, vai promover a integração do Cirurgião Dentista com as equipes multi-disciplinares que atuam nos hospitais. Dessas equipes já fazem parte Médicos, Auxilares e Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros, Psicólogos, Nutricionistas, Assistentes Sociais e outros que atuam conjuntamente na promoção da saúde dos pacientes internos.
Porém, a meu ver, as entidades odontológicas, principalmente o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, que tem procurado sobremaneira valorizar as profissões auxiliares, e, as escolas formadoras e capacitadoras de pessoal auxiliar em odontologia devem se unir no sentido de realizar gestões junto ao Secretário de Estado da Saúde , Dr. Giovanni Guido Cerri e ao Governador Geraldo Alkmim para que os Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal sejam também incorporados à equipe multidisciplinar, pelo papel importante que eles podem exercer na educação e prevenção da saúde bucal que é fator decisivo na recuperação e manutenção da saúde geral de internos tanto nas Unidades de Terapia Intensiva como nos próprios quartos de internação, o que contribui de forma preponderante na miminimização do risco de infecção, melhoria da qualidade de vida e redução do tempo de internação, através do atendimento completo e integral ao paciente.

Outra função importante do ASB e TSB é a atuação nos Centros Cirúrgicos no auxilio às atividades do Cirurgião Buco-Maxilo-Facial, para o que são plenamente capacitados e preparados para as funções auxiliar e de instrumentação cirurgica nas intervenções orais e faciais.
É inadmissível, que, com a regulamentação das profissões de TSB e ASB através da Lei Federal 11.889 de 24 de dezembro de 2008, ainda haja resistência à sua presença profissional nas unidades hospitalares.

A expansão do Programa de Odontologia Hospitalar contará com o apoio das faculdades públicas de Odontologia, do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas.

A extensão da  fluoretação das águas para todos os municípios do Estado, também é fator primordial para o sucesso do Programa Sorria Mais São Paulo e é uma meta fácil de atingir visto que, segundo o próprio Governador Alkimim, dos 645 municípios integrantes faltam apenas 40 para terem esse benefício, o que será proporcionado pela parceria com a SABESP.



Estiveram presentes à solenidade, representando respectivamente o CROSP, a APCD e a ABCD,  Dr. Emil Adib Razuc,  Dr. Adriano Albano Forguieri e Dr. Silvio Cecchetto, grandes expoentes e batalhadores pela valorização da odontologia
Parabenizo ao Governador Alkmim e à toda a classe odontológica por mais essa conquista!

Um comentário:

  1. Olá Doutor, parabens pelo o blog!
    Abraços da recem dentista da sala 14 (Cubatao) rsrs :)

    ResponderExcluir