quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PALESTRA DA EQUIPE DA SPDM NA ACDBS: SUCESSO SEM PRECEDENTES

"EVENTO DE GRANDE MAGNITUDE"


É como eu posso me referir sobre à reunião conjunta de ontem dos Departamentosde Odontologia em Saúde Coletiva e de Apoio ao ASB e TSB da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista - Regional APCD.
Na oportunidade, recebemos a Dra. Fernanda Borges Rodrigues, Coordenadora da Equipe de Saúde Bucal da SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade ligada à UNIFESP - Universidade Federal do Estado de São Paulo, que presta serviços de saúde à Prefeitura de São Paulo.
Acompanhada das Cirurgiãs Dentistas Camila Fragata Chicaro e Juliana Luci de Oliveira Alves, da Técnica em Saúde Bucal Micheli Milan Munhóz e ainda da Técnica Administrativa Ariana de Souza, Fernanda premiou os presentes com uma maravilhosa exposição sobre o "Programa Aprendendo com Saúde", um grande trabalho que essa equipe realiza nas unidades municipais de ensino de São Paulo.
A equipe integrada por CDs, TSBs e ASBs desenvolve um protocolo de atendimento itinerante cujo objetivo geral consiste em realizar ações de promoção e prevenção, recuperação e manutenção da saúde bucal em pré-escolares e escolares da rede municipal de educação e, ainda, contribuir para a melhoria das condições de saúde geral da população infantil refletindo no aprendizado.

Entre os objetivos específicos estão:

Levar aos escolares e discentes o conhecimento do processo saúde doença;

Estimular a adoção de hábitos que interfiram neste processo;

Sensibilização e motivação;

Diagnóstico precoce e controle das principais doenças bucais;

Otimizar o sistema de referência e contra-referência entre escola e UBS.


Os alunos passam por um processo de triagem de risco, educação e prevenção em saúde bucal, procedimentos de ART, remoção de focos infecciosos e até exodontia simples.
Os casos de risco maior são encaminhados às Unidades Básicas de Saúde.
A equipe tem uma base central de onde se deslocam em quatro grupos para unidades escolares previamente selecionadas e distribuídas por todas as zonas da cidade. O atendimento é realizado em tempo integral, com apoio de equipamentos simplificados transportáveis, após o que retornam à base onde é realizada a esterilização de todo o instrumental utilizado.
Além da exposição de Fernanda a platéia constituída por Cirurgiões Dentistas, Auxiliares em Saúde Bucal, Técnicas em Saúde Bucal e Técnicas em Prótese Dentária, foi contemplada com depoimentos emocionados das outras componentes da equipe, Camila, Juliana e Micheli que dispensam ao programa uma grande dose de amor e carinho, proporcionando muitos benefícios à população infantil.


Um programa desse porte deve receber toda a atenção do poder público e das entidades parceiras, para que os seus resultados se multipliquem, sob pena de se perder todo o trabalho realizado nesses últimos 3 anos.
De minha parte, por longos 30 anos dedicados ao serviço público onde pude viver a mesma experiência que a equipe da SPDM, só posso desejar que esse grandioso trabalho não passe por nenhum retrocesso e que todas as entidades parceiras, SPDM, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação saibam valorizar esses grandes profissionais da saúde coletiva e invistam todos os recursos necessários para o aprimoramento desse programa modelo para todo o país, de forma a alcançar os níveis e índices desejados para as boas condições de saúde bucal da população-alvo atingida.

Quero ao final, em nome dos mais de sessenta membros do DOSC e DAATSB da ACDBS, presentes ao evento, apresentar o reconhecimento à toda Equipe de Saúde Bucal da SPDM.

A CRIANÇA SAUDÁVEL DE HOJE, É O ADULTO SADIO DE AMANHÃ!!!
 
MOMENTOS DO PROGRAMA
 






A GRANDE RESPONSÁVEL





3 comentários:

  1. Parabéns aos profissionais envolvidos no Programa, pelo belíssimo e importante trabalho que realizam.
    Sinto orgulho de ser dentista quando vejo colegas atuando com tanta dedicação.
    Parabéns também a você, Edélcio, por trazer esta excelente palestra.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos do Departamento de Odontologia em Saúde Coletiva da nossa ACDBS, em especial ao Dr. Edélcio, por esta bela palestra apresentada pela Dra. Fernanda Borges Rodrigues e equipe. O trabalho desenvolvido pela equipe da Dra. Fernanda é imprescindível para que a cultura de saúde bucal seja difundida ao maior número de pessoas em São Paulo- capital. Desejo que este projeto sirva como motivação para as coordenadorias de saúde bucal nas cidades da Baixada Santista.
    Grande abraço e sucesso,
    Ricardo Horliana

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a equipe da Dra Fernanda Borges Rodrigues mesmo sendo TPD amei a palestra é muito bom estar por dentro de trabalhos de
    colegas de profissão mesmo atuando em outra área....espero q no futuro quando me formar em Odonto possa estar fazendo parte de um projeto assim afinal se Deus nos dá um dom tão bonito de deixar a saúde das pessoas em perfeitas condições pq não fazer as boas ações como esse grupo faz de coração.....

    Roberta Bittar Kuwamoto - TPD

    ResponderExcluir