segunda-feira, 14 de maio de 2012

ODONTOLOGIA HOSPITALAR VIRA DISCIPLINA NO CURSO DE ASB DA ACDBS



O curso de Capacitação em Auxiliar em Saúde Bucal da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista - Regional APCD está enriquecido pela  nova disciplina incluída na grade curricular -  Odontologia Hospitalar.
Esse importante tema que nas últimas 3 turmas era abordado em forma de palestra especial no encerramento das atividades do curso, agora passou a integrar o currículo, participando, inclusive das avaliações periódicas dos conhecimentos adquiridos pelos alunos.
À frente da disciplina está a professora Vanessa Tilly Moutinho da Silva, Pós-graduada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e integrante da Equipe de Odontologia Hospitalar do ICESP - Instituto do Cancer do Estado de São Paulo.
No dia 05 de maio último a Dra.Vanessa iniciou de forma brilhante a sua participação efetiva como docente do curso, ao ministrar a sua primeira aula.
Um dos aspectos principais da apresentação foi a desmistificação de que a odontologia praticada nos hospitais se resume na Especialidade de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, e que, ao contrário se caracteriza por um atendimento integral ao paciente internado desde a Educação e Prevenção em Saúde Bucal até o tratamento odontológico convencional necessário à promoção e manutenção da sua saúde geral.


A nova docente esclareceu aos alunos presentes à aula que "A Odontologia Hospitalar pode ser exemplificada por cuidados das alterações bucais que exigem intervenções de equipes multidisciplinares em atendimentos de alta complexidade ao paciente, dessa forma o dentista passa a ser integrado em uma equipe multidisciplinar, promovendo o melhor desempenho no compromisso de assistência ao paciente.

            A odontologia hospitalar tem como objetivo promover a saúde bucal proporcionando harmonia com a saúde geral, eliminar focos infecciosos eliminando assim o risco de disseminação infecciosa, minimizando fatores que possam influenciar negativamente o tratamento sistêmico.

            Os principais grupos de pacientes atendidos por uma equipe de Odontologia Hospitalar são os pacientes cardiopatas, hematológicos, transplantados, reumatoides, endocrinológicos, neurológicos, oncológicos e pacientes em atendimento na UTI (unidade de terapia intensiva)."

Vale destacar que várias TSBs integram a Equipe de Saúde Bucal do ICESP, onde atua uma ex-aluna do Curso de Formação em Técnico em Saúde Bucal do Instituto Educacional Lupe Picasso e ACDBS, a Técnica em Saúde Bucal Daniele Tavolaro.
,












Um comentário: