sábado, 26 de maio de 2012

VISITA À ODONTOCLÍNICA DA MARINHA


Aproveitando a estada no Rio de Janeiro para participar do Encontro Nacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal realizado na ABORG, tive a oportunidade de agendar uma visita à Odontoclínica da Marinha, um Centro de Especialidades Odontológicas  localizado no 1º Distrito Naval da Cidade Maravilhosa.
A OCM já foi tema de uma postagem anterior neste Blog, baseada em pesquisas realizadas por mim no seu site, mas no dia 17 de maio esse conhecimento virtual transformou-se em uma feliz realidade proporcionada a mim pela Sargento Andréa Teixeira Barbosa Trindade, TSB membro da Equipe de Saúde Bucal dessa instituição.
Fui ciceroneado nessa visita pela Capitão-Tenente Teresa Cristina de Oliveira, que apresentou-me  a totalidade das instalações clínicas e laboratoriais distribuídas por um edifício de três andares que comporta todas as especialidades odontológicas sediadas  em alas independentes entre si.
Os pacientes selecionados nas Unidades de Saúde da Marinha, após receberem o atendimento primário e com necessidade de atenção secundária são referenciados à OCM onde Cirurgiões Dentistas Especialistas atendem em Semiologia, Radiologia, Prevenção, Odontologia Integrada, Ortodontia, Endodontia, Periodontia, Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial,  Disfunção Têmporo-Mandibular e Dor Orofacial, Implantodontia, Prótese Dentária, Dentística,  Odontopediatria e Odontogeriatria.

Além  disso, a OCM é dotada de Laboratório de Prótese Dentária onde é realizada a maioria dos procedimentos técnico-laboratoriais referentes às próteses executadas pela  especialidade.
Portanto os pacientes entre os quais se incluem os militares da Marinha do Brasil e seus dependentes.
A Equipe de Saúde Bucal é complementada pelos Técnicos em Saúde Bucal, Técnicos em Prótese Dentária e Técnicos em Enfermagem,  sendo estes últimos responsáveis pela central de esterilização.
É importante ressaltar que os equipamentos são de alta tecnologia, tendo inclusive em seu arsenal, Aparelho de RX Panorâmico  Digital e Microscópio Eletrônico.
A Odontoclínica Central da Marinha, ministra, ainda, desde 2003, Cursos de Especialização (Pós-Graduação - Lato Sensu) credenciados pelo Conselho Federal de Odontologia, para Cirurgiões-Dentistas Civis e Militares, através de convênio firmado com a ABOMI - Academia Brasileira de Odontologia Militar nas áreas  Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Dentística, Endodontia, Estomatologia, Implantodontia, Odontopediatria, Ortodontia e Prótese Dentária.
Enfim, a Odontoclínica da Marinha tem a missão e responsabilidade de oferecer aos pacientes referenciados, um atendimento embasado em conhecimentos técnico-científicos aprimorados, tecnologias modernas, dependências físicas que proporcionam conforto aos profissionais   e usuários e altos padrões de Biossegurança que culminam numa assistência odontológica em nível secundário de natureza preventiva, curativa e reabilitadora de excelente qualidade.
Para o segundo semestre deste ano a OCM, preocupada com a aprimoramento profissional de seu pessoal técnico militar, está planejando uma Jornada de Atualização cujo público-alvo se concentra nos Técnicos em Saúde Bucal e Técnicos em Prótese Dentária, como forma de valorizar esse corpo importantíssimo na execução dos trabalhos odontológicos.
Vale lembrar, que a OCM está passando por uma reforma de ampliação das suas instalações e em breve terá um prédio mais moderno e com instalações e equipamentos de ponta e mais avançados no sentido de oferecer um atendimento melhor ainda aos seus beneficiários.
Essa visita  caracterizou-se como uma das atividades recentes mais importantes dessa nova fase da minha vida profissional e enriquecerá com os subsídios fornecidos a qualidade das minhas aulas nos cursos técnicos, principalmente no que se refere à valorização do pessoal auxiliar em odontologia.
Como dediquei 30 anos de minha vida à Odontologia Social, espero que esse serviço da Marinha do Brasil sirva de referência e exemplo aos serviços públicos de saúde, que a par do grande investimento finaceiro e de projetos do Ministério da Saúde, a maioria dos municípios deixam a desejar na gestão desses recursos.

Meus agradecimentos à Sargento Andréa e à Capitão-Tenente Tereza por me proporcionarem um dia inesquecível e meus cumprimentos a todos os profissionais responsáveis por essa instituição!

natureza preventiva, curativa e reabilitadorassitência odontológica em nível secundário de natureza preventiva, curativa e reabilitadora












Um comentário:

  1. Escutei que a odontoclínica está muito bem preparada e que as pessoas recebem um tratamento de primeira qualidade.
    A parte dentistica é uma das melhores do país.

    ResponderExcluir