sábado, 26 de maio de 2012

A OUTRA FACE DO CIRURGIÃO DENTISTA: GILBERTO ALFREDO PUCCA JUNIOR

Nossa personalidade de hoje,  o Dr. Gilberto Alfredo Pucca Junior iniciou  sua graduação no curso de Odontologia na Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” UNESP, Campus de Araçatuba e finalizou na Universidade Camilo Castelo Branco em 1987.

No ano seguinte à formatura foi convidado a ser Prof. Colaborador da Camilo Castelo Branco.

Foi também Cirurgião Dentista do Departamento de Pediatria Social e Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP, entre 1988 a 1993.
Recém-formado Gilberto tornou-se Cirurgião Dentista  voluntário do Grupo de Prevenção a AIDS (GAPA), e veja, isso em 88 quando a AIDS ainda era uma desconhecida mas já mostrava-se como um quadro epidemiológico importante com níveis de mortalidade e transmissibilidade impactante. "De certa forma me orgulho de ter sido, desde recém formado, alguém que se disponibilizou a ajudar a tratar pacientes de uma enfermidade que à época até seus meios de transmissão e contaminação não eram inteiramente conhecidos", diz Gilberto. 
Durante curso de mestrado na escola Paulista de Medicina, trabalhou com a questão indígena, ficando na reserva do Xingu por mais de 4 meses, em que pese que a dissertação de mestrado, nesta mesma escola, tenha sido epidemiologia da saúde bucal do idoso.
Até 1993, quando foi aprovado para a carreira docente do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá-PR, tinha consultório privado em SP, capital, junto com seu vinculo no setor público, incorporado à profissão desde janeiro de 1988, pois, menos de um mês após se formar, foi aprovado em concurso público para o cargo de Cirurgião Dentista da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, ou seja, desde o primeiro mês de formatura tem vinculo com o setor público, em cargos concursados.
Em 1993 encerrou suas atividades privadas em consultório  quando assumiu dedicação exclusiva na Universidade nas disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva e Odontogeriatria. "Alias, acredito, pela data de minha defesa de dissertação de mestrado e ingresso da Universidade nesta disciplina, devo ser um dos primeiros odontogeriatras do pais".
Em sua carreira pública e iniversitária, Gilberto assumiu, ainda dezenas de cargos, entre os quais destaco:
Entre 1988 a 1992 foi diretor do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador em São Paulo na Gestão da Luiza Erundina.
De janeiro de 2001 a Dezembro de 2002 foi coordenador da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Maringá.
De janeiro de 1998 a dezembro de 2000 foi Diretor da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá.
De janeiro de 1997 a janeiro de 1998 foi coordenador do colegiado de curso de odontologia da Universidade Estadual de Maringá.
Professor Assistente do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá e Pesquisador do Centro de Estudos sobre Envelhecimento da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo.
É autor de vários capítulos de livros em odontologia.
Depois de ver esse vasto currículo, com certeza vem a pergunta: "Qual é A Outra Face do Dr. Gilberto?"
Para responder, eu faço um retorno, através da máquina do tempo, ao ano de 2003, quando Gilberto se transforma no querido amigo Pucca para todos aqueles que atuam na área de saúde bucal e começa a escrever um dos mais importantes capítulos de sua vida ao assumir a Coordenação Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.
Através de sua potencialidade criadora e sua paixão pela Saúde Coletiva e a Odontologia, foi criado um programa sem precedentes na história da saúde pública do nosso país: o Brasil Sorridente! 
Desde que assumiu esse cargo, Pucca não poupa esforços no sentido de valorizar a odontologia pública incentivando a incorporação da Estratégia de Saúde da Família e dos Centros de Especialidades Odontológicas da maioria dos municípios brasileiros.
Por ser o artífice dessa imensa estrutura da Saúde Bucal Coletiva no Brasil, a nossa personalidade de hoje persiste no cargo por nove anos, passando por gestões de vários ministros, e, mesmo com a troca de presidentes, a nossa governante maior determinou a sua manutenção como gestor da saúde bucal nacional, um reconhecimento ao grandioso trabalho desse amigo da odontologia.


Pucca continua um incansável batalhador pela valorização dessa importante área da saúde, percorrendo municípios de todos os estados brasileiros, prestigiando solenidades e promovendo o programa que tem ajudado a mudar para melhor o quadro de saúde bucal dos nossos cidadãos.

Essa é A Outra Maravilhosa Face do Cirurgião Dentista GILBERTO ALFREDO PUCCA JUNIOR!


Nenhum comentário:

Postar um comentário