quinta-feira, 21 de junho de 2012

EMOÇÃO NO CURSO DE TSB EM SANTOS


No último dia 13 de junho, ministrei as minhas primeiras aulas para a 4ª turma do Curso de Formação em Técnico em Saúde Bucal no Instituto Educacional Lupe Picasso de Santos, e como é de praxe  procurei expor aos novos alunos a minha trajetória na Saúde Bucal Coletiva e a minha experiência na capacitação de recursos humanos auxiliares em odontologia.
E nada melhor do que falar sobre o 1º Curso de Qualificação para Atendentes de Consultório Dentário promovido pela Prefeitura de Cubatão em 1990/1991 em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, curso do qual fui o Coordenador.
Ao final do curso formamos os primeiras 15 Auxiliares de Consultório Dentário (era essa a denominação na época) da baixada santista. As alunas foram recrutadas dentro do quadro funciomal geral da Prefeitura e ao se formarem, foram reenquadradas como Técnicas de Serviço Odontológico, beneficiadas que foram pelo Plano de Carreira implantado em 1991 pelo então Prefeito Nei Serra.
Como forma de motivaros alunos do Curso de TSB, eu convidei a servidora aposentada da Prefeitura de Cubatão, Angela Terezinha Fornaro, uma das formandas daquele curso pioneiro realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.
A aula do dia 13 transcorria dentro de um processo normal, quando ao projetar um slide em que apareceu a oradora da turma de 1991, proferindo o seu discurso, um choque de emoção contagiou todas as alunas presentes, pois a oradora que apareceu na foto era a minha convidada Angela.
Tentei passar a palavra para ela, mas a voz embargada pela emoção que ela sentia no momento, teimava em não sair, e após uns vinte minutos em que continuei minha exposição, a minha ex-aluna, um pouco recuperada da surpresa, pediu a palavra e apresentou um depoimento de incentivo, àquelas que estavam iniciando a sua jornada de aprendizado para daqui a 18 meses se formarem como Técnicas em Saúde Bucal.


Angela contou um pouco sobre a sua vida profissional, desde quando saiu da função de inspetora de alunos, e  foi matriculada no Curso de ACD. Falou sobre toda a trajetória do curso, as aulas teóricas e o ambiente de amizade que se formou entre coordenador, docentes e alunas, passando também pelo estágio supervisionado pelos cirurgiões dentistas que atuavam nas unidades de saúde do município e os momentos de viagens de conhecimento e de confraternização com o grupo. Após longos meses de aulas, estudos e trabalhos chegou, finalmente o dia da formatura , que foi realizada no Bloco Cultural do Paço Municipal de Cubatão.


 Entre tantos momentos brilhantes dessa solenidade, destacou-se o discurso da oradora da turma, a própria Angela que entre lágrimas e soluços relembrou aqueles instantes que marcaram a sua, a minha e a vida de todos os que se envolveram nesse maravilhoso projeto.


Angela relembrou, com muita emoção a oportunidade dada a ela e às outras 14 funcionárias, permitindo o seu crescimento profissional em uma nova carreira como servidoras da Coordenadoria de Odontologia. Recordou, ainda de várias passagens de seu novo trabalho, do qual tive a oportunidade de participar ativamente quando assumimos o plantão de 24 horas no Pronto Socorro do Jardim Casqueiro, onde ela, eu e saudoso Dr. Ismael, médico, dividíamos a responsabilidade de cozinhar a nossa refeição.


Foi muito marcante essa passagem de Angela por esse inesquecível dia 13 de junho de 2012, pela oportunidade que teve de repassar às alunas do curso de TSB, a sua experiência de vida e a vivência e convivência feliz que tivemos durante a nossa vida profissional pública.
Tenho certeza que as alunas, com esse emocionante depoimento, conseguiram assimilar a importância da dedicação aos estudos e a necessidade de integrar uma equipe, coesa e cônscia de seus deveres, como forma de tornar o sonho de ter uma profissão, em uma feliz realidade e se dedicar  à melhor das produções: produzir vida!!!

Grato, amiga Angela, pela sua visita, que deixou marcas no coração de cada integrante do corpo discente do Lupe Picasso!!!   

Um comentário:

  1. Edélcio, a sua iniciativa foi perfeita.
    Sei o quanto é importante uma motivação para as nossas alunas, entre elas algumas enfrentando tanta dificuldade para chegar no horário e participar das aulas, então a presença da Angela e as suas palavras mostraram a importância de se dedicar aos estudos. parabéns!
    Maria Regina
    Coordenadora dos Cursos TSB e TPD

    ResponderExcluir