domingo, 6 de janeiro de 2013

ANO NOVO E A SAÚDE BUCAL COLETIVA


Sábado, 05 de janeiro de 2013!
Será que o novo ano realmente começou?
Dizem que no Brasil o ano só começa após o carnaval!
Acho que esse dito chega à beira da verdade em termos de planejamento das ações voltadas para os próximos doze meses.
No mais, curtição de férias, praia, campo e preparativos para as folias momescas.
Politicamente, os nossos legisladores, maiores do que qualquer cidadão comum, se refestelam em quase dois meses de afastamento, e há ainda os que, mesmo condenados, tomam posse de cargos, para, no recesso auferirem proventos de cerca de R$ 25.000,00 tripudiando sobre a maioria da população com salários infinitamente menores (infelizmente a Carta Magna permite isso).
Enquanto isso, Projetos de Lei importantíssimos ficam rolando por vários anos nas mesas parlamentares, sem receber o devido crédito por parte daqueles que elegemos para serem os nossos representantes junto ao governo.
Na esfera municipal, especificamente neste ano de 2013, novos legisladores tomaram posse para esperarem um mês para iniciarem efetivamente o seu trabalho, ou seja, já entram em férias na posse. E há ainda, os que tripudiam em cima daqueles que deveriam ser bem representados.
Mas, enfim sempre renovamos as nossas expectativas e esperanças, de que no novo ano muitas coisas possam mudar para melhor!
Em relação à saúde bucal, que é a base para a saúde do cidadão, cresce a nossa vontade no sentido dos municípios assumirem verdadeiramente o seu papel na gestão desse importantíssimo setor, e, principalmente na região metropolitana da baixada santista que já alcançou patamares excelentes quanto a epidemiologia oral, observamos que nos últimos anos, projetos importantíssimos para esse fim vem sendo descaracterizados e abandonados, o que, com certeza vem promovendo o recrudescimento da incidência das doenças bucais.
Nos últimos dois anos, os responsáveis pela reativação e criação dos Departamentos de Odontologia em Saúde Coletiva e de Apoio ao Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista – Regional APCD, procuraram fomentar ações de valorização da odontologia pública na região, inclusive, propondo parceria com os gestores municipais de forma a auxiliar na educação continuada de seus profissionais e participar ativamente na elaboração de projetos que pudessem resultar no aprimoramento das práticas odontológicas, mas, infelizmente as nossas propostas não receberam a devida atenção por parte dos administradores.
Conseguimos, sim, cumprir o nosso papel, enquanto entidade de classe, de auxiliar os profissionais da saúde coletiva, promovendo ciclos de palestras com apresentação de experiências exitosas de outros municípios no sentido de mostrar aos profissionais da baixada, caminhos sólidos para a execução do seu trabalho. Infelizmente, a maioria dos participantes desses eventos consiste  em pessoal de nível técnico e auxiliar (TSBs, TPDs e ASBs), com pequeno envolvimento  dos colegas Cirurgiões Dentistas.

Mas, neste ano de 2013, com novos administradores e gestores na condução das políticas municipais de saúde, procuraremos intensificar essa parceria a fim de buscar a excelência no atendimento à população SUS-dependente.
Esperamos encontrar resposta positiva dos nossos governantes, pois a união com os profissionais e entidades de classe proporcionará a retomada do processo de trabalho eficiente e o alcance dos resultados atingidos anteriormente!
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário