segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

ESCOLA TÉCNICA SUS/CEFOR DE ARARAQUARA FORMA 24 TSBs



(foto: Arquivo Pessoal)
 
Graças às parcerias entre Escola Técnica SUS/CEFOR de Araraquara, Colegiado de Gestão Regional Norte V, do DRS-V-Barretos e Secretaria Municipal de Saúde de Barretos, o Centro Formador de Recursos Humanos para o SUS CEFOR/SES-SP desenvolve o Curso Técnico em Saúde Bucal através de demandas oriundas do serviço e de indicação de necessidades.

No ano de 2009 foi ministrado o primeiro Curso de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), e em 2012 a Complementação da Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de Auxiliar em Saúde Bucal para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Saúde Bucal.

No último dia 5 de Janeiro, cerca de 24 alunas - 10 da cidade de Barretos; 2 de Colina; 2 de Colômbia; 9 de Guaira e 1 de Jaborandi, que fazem parte da primeira turma do Curso Técnico em Saúde Bucal da Escola Técnica SUS/CEFOR de Araraquara em parceria com o Colegiado de Gestão Regional Norte V, do DRS-V-Barretos, colaram grau em uma cerimônia realizada na Câmara Municipal de Barretos.

Presidida pela coordenadora técnica e docente Dra. Tereza Cristina Costa Franco e Franco, a cerimônia de colação de grau contou ainda com os docentes Dra. Fernanda Oliveira Lemos, Dra. Márcia Gonçalves Castanheira e a Sra. Maria Aparecida Silva Crispim, diretora do Centro de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS compondo a mesa. Além disso, o vereador Euripinho representou a Câmara Municipal na solenidade.

A saúde bucal é parte inseparável da saúde geral do indivíduo e está relacionada diretamente com as condições sociais das pessoas. A incorporação desses profissionais às equipes de saúde bucal pode trazer inúmeros benefícios. “É importante citar o aumento da qualidade da assistência, aumento da produtividade da equipe de saúde bucal e a possibilidade do desenvolvimento das atividades profissionais do cirurgião-dentista dentro dos padrões ergonômicos”, diz Tereza Cristina.

FONTE: Jornal A Semana de Barretos


Nenhum comentário:

Postar um comentário