sábado, 26 de janeiro de 2013

MEUS 64 ANOS

Hoje abro um espaço para falar um pouco de mim mesmo, afinal estou completando 64 anos de vida, dos quais, 47 dedicados à odontologia, incluindo aí os quatro anos de graduação.
A antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara foi meu berço nessa digna profissão, e me deu a base para exercê-la condignamente.
Mas, na realidade, tudo começou às 2 horas do dia 27 de janeiro de 1949, num solar da Rua dos Domingues na pequeníssima Taquaritinga, quando, através das mãos de uma parteira, minha mãe Adelaide me dava oportunidade de ver a luz da vida terrena. Sim, meus amigos, pois àquela época não havia à disposição tanta tecnologia e maternidades, eram mulheres do povo que usavam as suas habilidosas mãos para promover os nascimentos (ou renascimentos) das crianças de então.
E foi, nas ruas de terra daquela cidade bucólica, que eu passei minha infância, prosseguindo na minha adolescência até chegar o dia 1º de fevereiro de 1967, quando me matriculei numa das mais famosas e reconhecidas escolas formadoras de Cirurgiões Dentistas do nosso país.
Foram quatro anos de estudos em tempo integral, inserido num contexto de um grande companheirismo entre os 67 acadêmicos, culminando na grande festa de formatura com direito à colação de grau no Cine Capri, missa na Igreja de Nossa Senhora das Graças e o Baile de Formatura com direito a traje a rigor no Ginásio de Esportes Castelo Branco o popular Gigantão no famoso bairro da Fonte Luminosa.
O importante é que o companheirismo não terminou no dia 19 de dezembro de 1970, último dia das festividades, quando cada um dos formandos foi buscar o seu futuro profissional em diversos rincões do nosso país. Daqueles sessenta e sete colegas e amigos, durante os últimos 42 anos pós-formatura, pelo menos 25 mantem a tradição de se encontrarem, religiosamente, a cada cinco anos para relembrarem os quatro anos de convivência feliz.
Mas, voltando à data festiva de hoje, faço questão de mostrar a todos, o meu orgulho pela vivência de 64 anos dedicados à família, aos estudos, à profissão que escolhi e agora à nobre missão de formar e capacitar esses importantes profissionais indispensáveis ao bom exercício da Odontologia, os meus queridos Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal. Não posso esquecer, ainda, dos Técnicos em Prótese Dentária a cujo processo de formação, passei a me dedicar também.
Mas, como eu disse no início destas palavras, tudo começou naquele longínquo dia 27 de Janeiro de 1949, quando meus queridos e inesquecíveis, pais, Francisco e Adelaide me abriram as portas do Túnel do Meu Tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário