terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

FORMATURA DA 1ª TURMA DE TSB DA ESAMAZ - AS PALAVRAS DO PARANINFO

Mais uma vez, o Blog do Professor Edélcio Anselmo foca os seus registros na Solenidade de Formatura 1ª Turma do Curso de Formação em Técnico em Saúde Bucal da Escola Superior da Amazônia, ESAMAZ , de Belém do Pará, para apresentar aos seus leitores e seguidores o discurso do Paraninfo, Dr. Rodolfo Araújo.
"Excelentíssimo Sr. Diretor Geral da Escola Superior da Amazônia, Prof. Luzimar Reinaldo Barros Gonçalves; ao Vice-Diretor Geral, Prof. Reinaldo Williams de Almeida Gonçalves, Senhores Coordenadores Acadêmicos, e demais membros da mesa.

Prezados Alunos, estimados familiares, amigos e convidados presentes, boa noite! Em nome da Escola Superior da Amazônia e em nome dos concluintes deste cursos, agradeço o comparecimento de todos os presentes a esta solenidade, uma vez que todos os senhores contribuíram sobremaneira para a conclusão deste curso. Aos parentes próximos, de convívio, nossa mais profunda admiração, pela força, pela fé e pela paciência, vez que sabidamente, nos últimos meses, tiveram que compartilhar seus entes queridos com os livros, com a internet, com os grupos de estudo, com as noites de aulas.

Aos meus dois queridos amigos, Professores Jacy Mattos e Marcelo Lobato, que coordenaram o curso junto comigo, meus grandes colegas dessa jornada, meus sinceros agradecimentos e minha confissão de estima e respeito. A par da honrosa presença de todos que acabei de cumprimentar e agradecer, peço-lhes licença para dirigir minhas singelas palavras àqueles que são os donos deste dia, os nossos Alunos, afinal de contas, é por eles, e para eles, que estamos todos a celebrar.

Aliás, neste momento, não são mais apenas ex-alunos que estão aqui em minha frente, são amigos. Eles já fazem parte de nossa história profissional e pessoal. Jamais os esqueceremos.

Quando fui preparar estas poucas palavras, pensei: “o que teria EU para dizer a esses formandos?” Conselho só se deve dar a quem pede, mas se eu fui convidado para Paraninfo, sou tentado a acreditar que tenho sua licença para dar alguns conselhos:

Não paute sua vida, nem sua carreira apenas por um salário recebido, pelo dinheiro, ame seu ofício com todo o coração, faça o seu melhor, seja fascinado pelo realizar. Geralmente, os que só pensam em dinheiro, não ganham pois são incapazes de sonhar. Tente, Insista, Persista. E preferível o erro à omissão, o fracasso ao tédio. Notem que existem muitos livros e filmes sobre tristeza, tragédia, fracasso; mas ninguém narra o tédio, a acomodação, o não fazer. Por isso faça, erre, tente, fale, lute. Mas, por favor, não jogue fora a extraordinária oportunidade de ter vivido. Cada um de nós foi feito para fazer história. Como será a sua história?

Já dizia o grande empresário Henry Ford: “os obstáculos são aquelas coisas terríveis que você enxerga quando perde o foco no objetivo principal”. Pois o que seria este momento, senão a prova incontestável, documental, registrada, que todos vocês tiveram foco. Nestes últimos meses em que estive vinculado aos alunos de TSB, guardarei do convívio fraterno e inesquecível aqui vivenciado, as melhores lembranças e as mais gratas recordações, assim como saudades dos meus queridos amigos. Fico com a certeza de que as amizades aqui sedimentadas perdurarão pelos tempos.

Como diz o Prof. Dr. Ari Ferreira de Queiroz, juiz de direito: “O caminho para o sucesso é tortuoso e só quem tem disposição para enfrentar as tribulações do tempo e as mudanças repentinas de toda sorte será vencedor.” O trabalho honesto acima de tudo, a força de vontade incansável, a seriedade, o dinamismo e o definitivo NÃO à preguiça e à desorganização, são as chaves para vencer a corrida a que muitos se lançam, mas poucos sequer saem dos primeiros passos. Olhe ao seu redor e aos seus círculos de amizades, de colegas de escola e de trabalho e vejam que os vencedores não o foram por acaso. Desculpas, como a falta de tempo, por exemplo, a mais comum das justificativas para a falta de fibra, não superam obstáculos. No máximo, servem para satisfazer o sentimento íntimo e transmitir a falsa sensação de só não ter feito mais, por não poder. No mercado de trabalho a seleção é natural e os concorrentes não perguntam se você teve, ou não teve tempo. Nunca busque justificativas para as falhas. Reflita sobre elas e, se quiser ser um vencedor, corrija-as.

Sonhem alto, procurem uma vida melhor, mais confortável para vocês e para seus pares. Só não permitam que esta ambição torne-se desmedida, e extrapole os limites, principalmente aqueles limites que vêm de berço. Não se deixem diminuir, não vale à pena.

Tenham consciência da dimensão de suas conquistas, mas tenham a humildade de perceber que o apogeu ainda está longe. Portanto, estudem mais, atualizem-se, sempre haverá o que aprender.

Enfim, recebam as expressões mais afetuosas que traduzem o meu grande apreço por todos vocês, aos quais saúdo com sincero carinho. Resta-me desejar-lhes as coisas boas, o melhor da vida, ótimos desafios, significativas e proveitosas vitórias e conquistas. Que as forças superiores os protejam, os iluminem, e os guiem pela retidão e pela ética!

Caros Amigos, o nosso muito obrigado, por tudo!"
 
Parabéns, amigo Rodolfo por representar, de maneira valorosa os Cirurgiões-Dentistas que valorizam os nossos queridos ASBs e TSBs!!!
 
 

 










 

 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário