quinta-feira, 1 de maio de 2014

DIA DO TRABALHO - TEMOS O QUE COMEMORAR?

Segundo a nossa Presidente, temos muito o que comemorar neste Dia do Trabalho. Será? Então porque aumentar o valor da Bolsa Família em 10%? E no lastro disso vem o aumento da bolsa tudo???

Não, senhora presidente, as coisas não estão bem, e os trabalhadores não podem ser iludidos com esses dados de aumento de vagas de emprego, ou serão sub empregos?
Somos assolados por impostos estratosféricos! Índices inflacionários altos recrudescendo! Preços de combustíveis nas alturas! Salários altamente defasados! Aposentados à mingua! Direitos constitucionais relegados a quase nada! Setor público de saúde descumprindo itens históricos propostos e aprovados em Conferências Nacionais de Saúde e outros fóruns de debates! Projetos de lei que beneficiam o trabalhador em geral se arrastam por anos nos corredores do congresso nacional. Só uma coisa é certa os "trabalhadores da política" são contemplados por altíssimos salários e benefícios que nenhum trabalhador normal tem! E por aí afora!

Atualmente, aposentado como Cirurgião Dentista, dedico o meu trabalho quase que totalmente voluntário à formação e capacitação de pessoal auxiliar em odontologia como forma de colaborar na construção de vida daqueles que ainda tem expectativas em ter uma profissão valorizada.
Valorizada porquê? Valorizada por quem?

Diariamente, recebo através deste Blog e por email, dezenas de reclamações de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal que atuam no setor público questionando o porquê de não receberem adicional de insalubridade já que o trabalho na saúde é considerado insalubre. O mesmo acontece com o setor privado em clínicas e consultórios particulares e empresariais. Os salários são aviltantes, principalmente o de TSB's que são bem inferiores aos demais trabalhadores de nível técnico.


Neste último, a carga horária semanal, muitas vezes excede a carga normal sem a remuneração de horas extraordinárias. Sem falar em Auxiliares em Saúde Bucal que são registradas em carteira como recepcionistas mas são obrigadas a exercer todas as atividades de ASB, ou TSB'S que são registrados como ASB'S. Não existe respeito quanto à Consolidação das Leis Trabalhistas, nem à lei nº 11.889 de 24 de dezembro de 2008 que regulamentou as profissões de Técnico e Auxiliar em Saúde Bucal e nem ao Código de Ética Odontológica.

Com cirurgiões dentistas acontece o mesmo, ao serem remunerados com salários aviltantes, muitas vezes sem contrato de trabalho e sendo obrigados a exercer a sua atividade profissional em condições precárias de instalações e falta de equipamentos e material de consumo adequados.
Hoje em dia, quando exige-se condições absolutas de biossegurança, a falta de EPI's é altamente considerável e gritante.

E, vemos, há anos, tramitando no congresso nacional um projeto de lei estabelecendo um salário mínimo profissional digno para o médico e cirurgião dentista sem que se chegue a termo esse processo.

E, vejam, que estou descrevendo, apenas, sobre a minha área de atuação, quando isso ocorre com toda a classe trabalhadora desse país.

É por isso que repito a pergunta:

TEMOS O QUE COMEMORAR NESTE DIA DO TRABALHO E DO TRABALHADOR???




Nenhum comentário:

Postar um comentário