sexta-feira, 30 de maio de 2014

MAIS UMA VITÓRIA DA CLASSE ODONTOLÓGICA: APROVADA SEMANA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER BUCAL


                  A classe odontológica comemora mais uma vitória junto à Câmara dos Deputados.



Foi aprovado, nesta terça-feira, 27, o PL nº 3939/12, de autoria do deputado Dr. Grilo (SDD-MG) que institui, anualmente, a primeira semana do mês de novembro, como a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal. Uma dupla vitória se deve ao fato do projeto ter sido aprovado na mesma semana em que se promove o Dia Mundial sem Tabaco, (31) um dos maiores fatores de risco para o câncer na boca – o fumo.
Essa vitória é mais uma mostra do trabalho que o CFO vem acompanhando junto ao Congresso em prol do cidadão e dos profissionais da Odontologia. Não podemos mais deixar que essa doença continue matando, em média, 4 mil pessoas por ano. É preciso conscientizar a população que os efeitos do fumo, da ingestão de bebida alcoólica, de uma falta de higienização bucal bem feita, dentre outros fatores, causem a morte, muitas vezes prematura, em nosso país. Vamos trabalhar pela saúde bucal, diz o presidente do CFO, Aílton Morilhas.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2012, ocorreram 14.170 casos novos, sendo 9.990 em homens e em 4.180 mulheres, considerado um número crescente e com alto índice de morte, comparados aos dados de 2010 com 4.891 mortes, 3.882 de homens e 1.009 de mulheres. A estimativa para o Brasil, no ano de 2014, é que sejam diagnosticados 11.280 casos novos de câncer bucal em homens e 4.010 em mulheres. Tais valores correspondem a um risco estimado de 11,54 casos novos a cada 100 mil homens e 3,92 a cada 100 mil mulheres.
Já aprovado, por unanimidade, pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), o PL 3939/12 agora também teve aprovação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). O Conselho Federal de Odontologia esteve sempre presente no acompanhamento do projeto junto ao deputado Dr. Grilo, do Partido Solidariedade – MG, que trabalha em prol da sociedade.
O objetivo da Semana é estimular ações preventivas e educativas, promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atendimento integral a portadores de câncer bucal, apoiar atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol do controle desse mal que envolve milhares de brasileiros, além de difundir os avanços técnico-científicos relacionados à doença.

Fonte: Comunicação Social do CFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário