domingo, 11 de maio de 2014

TSB EM DESTAQUE - CAMILA CAMPOS LUTZ

Na série TSB em Destaque, o Blog do Professor Edélcio Anselmo abre espaço hoje, para uma ex-aluna da 3ª Turma do Curso de Formação em Técnico em Saúde Bucal do Instituto Educacional Lupe Picasso Dom Bosco que está se tornando um exemplo de dedicação e garra à profissão, Camila Campos Lutz.






 
Conheçam um pouco da história de Camila contada por ela mesmo:
 
"Comecei o curso sem expectativa nenhuma, por pedido da minha mãe, não sabia do que se tratava e nem o que eu estava fazendo naquele curso.

Entrei já pensando que se não desse certo, logo largaria de mão. Com três meses de curso fiz uma entrevista de emprego por indicação de minha Coordenadora de Curso, a Dra. Maria Regina da Silva Amorim e logo comecei a trabalhar, sendo assim meus primeiros contatos com a Odontologia, mesmo assim muito desligada da realidade da Profissão. Logo após a conclusão do curso  tive a oportunidade de começar a atuar como TSB em uma Clinica de Radiologia Odontológica, onde eu cresci pessoal e profissionalmente, graças a Equipe que foi formada. Surgiu, nesse meio tempo, uma vaga para o curso de Especialização em Âmbito Hospitalar para TSB na APCD Central - Associação  Paulista de Cirurgiões Dentistas, um curso que era um sonho em minha vida, e que começava a se transformar em realidade. Foram 6 meses difíceis e exaustivos pois precisava me deslocar para São Paulo uma vez por semana, retornando para casa tarde da noite, mas as mudanças que vivi desde uma conversa decisiva com a Dra. Regina logo ao início do Curso de TSB, me forçava cada vez mais a encarar os desafios que se sucediam. Desde então foi que eu vi o quanto essa profissão significava pra mim.

Outro fato que me levou cada vez mais a me consolidar na área foi o convite que recebi  de um dos meus Mestres de curso, o professor Edélcio Anselmo para fazer parte do Departamento de Apoio ao Técnico e Auxiliar em Saúde Bucal da ACDBS (Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista).
Outro grande incentivo me foi dado pelo meu Chefe da Clínica de Radiologia Odontológica em que eu trabalhava, o Dr. Leonardo Bertolassi  me proporcionou a oportunidade de participar do 1º Encontro Nacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal realizado no no Rio de Janeiro, e logo tive a informação de que das palestras que estava assistindo teria de preparar uma apresentação juntamente com a TSB Elizabeth Gomes da Silva  que também esteve presente no evento do Rio de Janeiro para multiplicar os conhecimentos adquiridos no Encontro com os meus colegas do DAATSB, . Foi aí que me envolvi mais ainda, foi um nervosismo enorme, um medo de errar, mas com o apoio de professores deu tudo certo. Logo fui convidada a fazer parte da comissão organizadora do 16°Ciolp/2°ENAT, fui Mestre de Cerimônia no mesmo, com experiências marcantes trabalhando com grandes Profissionais da Saúde Odontológica e Palestrantes, sempre com apoio dos nossos Grandes Mestres. Em seguida fiz parte da Pré CONPA - Conferência Nacional das Profissões Auxiliares em Odontologia no CROSP, visando melhorias das Leis para a Profissão.

Sempre participando de Congressos e Palestras para crescimento e desenvolvimento na profissão, fui convidada após alguns meses a fazer parte da Câmara Técnica de ASB e TSB do CROSP, tendo oportunidade de aprimorar meus conhecimentos, e ajudando no desenvolvimento de nossa Profissão. Como membro da Câmara Técnica fui uma das duas indicadas para fazer parte do XXII Enatespo,- Encontro Nacional de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico onde conheci pessoas que lutam e têm papel importante para nossa área, me fazendo olhar a Saúde Publica de outra forma, me agregando  conhecimentos.

Hoje vendo tudo isso posso dizer que sou uma incansável lutadora, onde não há limites de sucesso longe do Amor que tenho a essa Profissão!"

Comentário do Professor Edélcio Anselmo.

Realmente, Camila passou por muitas mudanças desde o primeiro dia que a encontrei no corredor da escola, para o primeiro dia da minha aula. Tive toda certeza que aquela menina agitada, estava totalmente fora do ninho e sem nenhuma vocação para o curso que a sua mãe tentou empurrá-la, sem nenhum planejamento para a escolha da profissão, tema esse de uma das minhas aulas. Mas, como eu digo sempre, nem todos que caem de paraquedas em um curso, tem um futuro incerto traçado pela vida, e depende muito de nós, mestres, que não temos apenas a missão de dividirmos os nossos conhecimentos com os alunos, mas, muito mais que isso, orienta-los e motiva-los para a vida toda.
E foi o que aconteceu, primeiro através de Maria Regina, coordenadora do curso, depois comigo e os demais professores tentando trazer Camila para o real valor do mundo da Odontologia.
Com o tempo aquela moleca rebelde foi passando por mudanças gradativas, chegando ao final do curso com outra visão bem diferente da inicial e se encontrando na profissão que a mãe escolhera para ela, o que a fez, depois de alguns meses no novo trabalho, despertar para a Odontologia Hospitalar, área na qual se especializou em curso na APCD.
E, o nosso acolhimento à Camila não  parou por aí, com convites seguidos para incluí-la em diversos movimentos em que a explosão de paixão pela nova profissão aconteceu, assumindo responsabilidades junto ao Departamento de ASB e TSB da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, passando pela brilhante atuação na Organização e como Mestre de Cerimônias do 2º ENAT - Encontro Nacional de ASB e TSB e Seminário de Odontologia Hospitalar realizados em Santos em 2013 como eventos paralelos ao 16º CIOLP - Congresso Internacional de Odontologia do Litoral Paulista.


Em janeiro de 2014, indicada por mim e Regina Amorim, veio o envolvimento sério, decidido e responsável como membro da Câmara Técnica de ASB e TSB do CROSP levando-a a ser uma das duas escolhidas para representar de forma brilhante a Câmara Técnica no XXII ENATESPO realizado em Terezina no Estado do Piauí,  onde se envolveu com grandes expressões da Saúde Coletiva como Capel, Frazão, Zanetti, Manfredini, Ramsés, Evelise Klein e como ela mesmo disse, como trabalhadora do setor privado, motivou-a no sentido de ter uma nova visão do serviço público de saúde.

 

 
Camila já está se tornando um exemplo de mobilização para a categoria de Profissionais Auxiliares de Odontologia, aproximando-se a largos passos de grandes lideranças como Irene Rodrigues, Socorro Moraes, Evelise Klein, Filomena Barros e outras tantas que se dedicam a buscar a valorização tão almejada.


PARABÉNS QUERIDA CAMILA, E CONTINUE TRILHANDO O SEU CAMINHO QUE A LEVARÁ AO TOPO!!!





 

Um comentário:

  1. Orgulho! Sucesso! Camila é um exemplo de profissionalismo e dedicação. Parabéns!

    ResponderExcluir