sábado, 28 de junho de 2014

A IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO DENTISTA NA VALORIZAÇÃO DO ASB E TSB - PARTE 1

É inegável que, após o advento da Lei Nº 11.889 de 24 de dezembro de 2008 que veio regulamentar as profissões de Auxiliar em Saúde Bucal e Técnico em Saúde Bucal, o espaço para esses profissionais, começou a expandir-se, que por sua vez recaiu na exigência da implementação e incremento de cursos de capacitação e formação altamente eficientes na preparação técnico-científica dos aspirantes a conquistar esse novo espaço.
Nesse ponto a figura do Cirurgião Dentista formador tornou-se essencial no processo educacional  dirigido aos alunos que ingressaram nesses cursos.

Paralelamente ao desenvolvimento de  capacitação pedagógica dos Cirurgiões Dentistas para exercerem a nobre função no ensino técnico, vários deles começaram também a se preocupar com a organização da categoria técnica e auxiliar no sentido de iniciarem um processo em conjunto relacionado à busca da valorização dessas profissões e respectivos profissionais, com a preocupação de consolidar a importância de sua atuação no setor público e privado.

Assim, a multiplicação de escolas capacitadoras e formadoras refletiu-se também na experiência de contribuir com os alunos e formandos para a necessidade de sua presença no mercado de trabalho odontológico público e privado, atuando como uma peça importantíssima e imprescindível no trabalho em equipe como forma de potencializar as ações do CD na resolução dos problemas de saúde bucal da população brasileira

.
 
A minha inserção como docente nos cursos de Capacitação em Auxiliar em Saúde Bucal e Formação em Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Prótese Dentária, me fez enxergar a necessidade de levantar a bandeira de apoiar os movimentos profissionais da categoria, juntamente com Maria Regina da Silva Amorim, Coordenadora dos Cursos Técnicos do Instituto Educacional Lupe Picasso de Santos/SP e APCD/Regional de Santos e passei a me dedicar integralmente a oferecer respaldo aos alunos e profissionais já formados  no sentido da busca da valorização tão sonhada.

Em minhas aulas e palestras sempre preguei a necessidade de se integrarem a uma associação de classe específica ou de entidades odontológicas (de Cirurgiões Dentistas) que se preocupam com a necessidade de incorporação do ASB e TSB em atividades classistas. Em vista disso como estou radicado no Estado de São Paulo, procurei sempre estimular os alunos e novos profissionais que se formavam, a se incorporarem ao quadro associativo da APATESB - Associação Paulista de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal para, inclusive alavancar as ações dessa entidade. Em cursos e palestras em eventos em outros estados, faço questão, também, de motivar os participantes a se dedicarem ativamente às associações e sindicatos da categoria.
 
Paralelamente a isso, sempre com o intuito de conquistar novos espaços para a categoria, o meu trabalho centra-se na necessidade de promover movimentos que beneficiam os ASBs e TSBs. Foi por conta desse fato, que em 2011, juntamente com a participação direta da amiga Regina Amorim já mencionada neste texto e outros mestres dos cursos de Santos, e com o grande incentivo do Dr. Braz Antunes Mattos Neto, então presidente da ACDbs - Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, conseguimos, de forma inédita, criar o Departamento de Apoio ao ASB e TSB nessa entidade, que se tornou responsável pela promoção de dezenas de eventos relacionados à Educação Continuada para os alunos e profissionais em exercício. Com essa atitude, todos foram contemplados com ótimos cursos e palestras ministrado por grandes Mestres da Área, como Rogério Spínola, Fernanda Rodrigues, Marina Montenegro Rojas, Marcus Vinicius Grigoletto, Danielle Palácio e tantos outros da mesma estirpe. 
 
 
O trabalho foi coroado em maio de 2013 com a realização do 2º ENAT - Encontro Nacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal durante o 16º CIOLP - Congresso Interacional de Odontologia do Litoral Paulista realizado em Santos/SP, quando durante dois dias inteiros, participantes de vários estados brasileiros foram contemplados com uma grade científica de excelente qualidade cuja Palestra de Abertura esteve a cargo do Dr. Gilberto Alfredo Pucca Junior, Coordenador Nacional de Saúde Bucal/Ministério da Saúde. O evento abriu ainda as suas portas para uma reunião paralela que teve o objetivo de reorganizar a ANATO - Associação Nacional dos Técnicos em Odontologia sob a responsabilidade da TSB Filomena Barros, de Brasília e contando com a TSB Socorro de Moraes do Estado do Pará, Evelise Klein, do Rio Grande do Sul, Shirlei Maria de Goiás além das representantes do Estado de São Paulo.
 
Assim, a cidade de Santos através do Instituto Educacional Lupe Picasso, APCD Regional de Santos e a Comissão Organizadora do !6º CIOLP acolheram tão importantes representantes da categoria para discutir aspectos essenciais à organização da classe e tomar decisões importantes como, por exemplo a proposta que foi apresentada ao Conselho Federal de Odontologia no sentido de determinar aos Conselhos Regionais de Odontologia a realização das PRÉ CONPAS Estaduais preparatórias à Conferência Nacional das Profissões Auxiliares em Odontologia.
 
CONTINUA EM PRÓXIMO CAPÍTULO
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário