quarta-feira, 4 de junho de 2014

SES e ESP/MG capacitam técnicos de saúde bucal da SRS Coronel Fabriciano



Acontece na sede do Consórcio Intermunicipal da Região do Vale do Aço (Consaúde) o curso de formação do Técnico em Saúde Bucal (TSB), uma parceria entre a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG), no seu componente Rede de Atenção em Saúde Bucal (RASB)/Núcleo de Atenção Primária em Saúde (NAPRIS) da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano (SRS/CF).
Com carga horária total de 1300 horas, os matriculados no curso estudam temas como o Contexto do trabalho em saúde no SUS (módulo I); a participação da organização do trabalho; planejamento das ações e prevenção de doenças bucais (módulo II); e a participação do controle e incidência das doenças bucais (módulo III).
De acordo comMaria Inês Soares Dias, referência técnica em saúde bucal da SRS Coronel Fabriciano, foi feito um levantamento para conhecer as demandas por esse profissional nas cidades que compõem a área de abrangência da SRS/CF. “O curso é uma parceria entre as SES e a ESP/MG que tem como objetivo suprir uma necessidade e melhorar a saúde bucal da população”, salienta.
O curso tem como docente coordenadora a profissional Ludmilla Resende, além da docente, Solange Faria Gusmão.
Curso
Os 35 alunos matriculados na turma têm encontros em sala de aula durante uma semana por mês, de 8h às 17h, onde debatem os temas propostos, conhecem mais sobre as teorias e trocam experiências com os colegas. Nas outras três semanas, o exercício é no próprio local de trabalho nos municípios, sob supervisão de um dentista capacitado pela Escola de Saúde Pública. O curso tem previsão de término em dezembro.
Por Roberto Bertozi
 
Fonte: saúde.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário