domingo, 29 de junho de 2014

A IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO DENTISTA NA VALORIZAÇÃO DO TSB E ASB - PARTE 2

Na PRÉ-CONPA promovida pelo CROSP - Conselho Regional de Odontologia de São Paulo o envolvimento de Cirurgiões Dentistas Formadores através da presença da Dra. Maria Regina Amorim, Dra. Lusiane Borges e a minha foi fator importante nos trabalhos realizados juntamente com Auxiliares e Técnicas em Saúde Bucal representantes de algumas cidade do Estado. Da nossa região, Baixada Santista estiveram presentes e marcaram ativamente a sua participação as TSBs Camila Campos Lutz, Elizabeth Gomes da Silva, Roberta Jorge Chad e a ASB Heloisa Helena Viviani que colaboraram de forma positiva no processo de discussão, apresentação e aprovação de propostas que foram incorporadas ao documento-base de debates da 4ª CONPA.
 
A 4ª CONPA foi também um momento muito importante na minha carreira dedicada aos Profissionais Auxiliares em Odontologia, onde tive a oportunidade de representar a APCD - Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, e que foi o marco inicial para abertura de novo espaço para os profissionais acima citados, onde me pude me envolver com centenas ASBs, TSBs e TPDs  de vários estados brasileiros ávidos pela participação direta na construção de  seu futuro.

 
Não devo deixar de citar, ainda a Dra. Samara Valencio, Cirurgiã Dentista Coordenadora dos Cursos de Capacitação ASB e Formação em TSB da ABO - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA - SEÇÃO MATO GROSSO, também presente na Conferência e sempre defendendo as categorias técnica e auxiliar.
 
 
Vale ressaltar também extrema dedicação do Dr. Luciano Eloi, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais que, além de organizar várias PRÉ CONPAs no seu estado, defendeu com vigor, propostas favoráveis aos ASBs e TSBs na plenária em Brasília.


Importante dizer, que, perante a várias consultas que recebi de responsáveis por cerimônias de formatura de Técnicos em Saúde Bucal de vários estados brasileiros a cerca de símbolo oficial para o anel de formatura, aproveitei o ensejo para entregar pessoalmente ao Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, Presidente do Conselho Federal de Odontologia, um projeto do Símbolo Oficial do Técnico em Saúde Bucal.


Nesse mesmo evento o Dr. Claudio Miyake e Dr. Marco Manfredini, respectivamente Presidente e Secretário do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo me fizeram o convite para apresentar um projeto para a criação da Comissão de Ensino de ASB e TSB com a missão de criar mecanismos para normatizar e  fiscalizar os cursos autorizados pelo CROSP.
 
 

Projeto apresentado, os conselheiros deliberaram nos sentido de ampliar o quadro da Câmara Técnica de ASB e TSB para o  qual a Dra. Regina Amorim, a TSB Camila Campos e eu fomos nomeados com a missão de assumirmos junto com os outros membros as atribuições da Câmara além de nos responsabilizarmos de forma integrada pelas atribuições da Comissão de Ensino. No dia 15 de janeiro de 2014, o Dr. Marco Manfredini coordenou uma reunião extraordinária na qual fez uma exposição sobre as alterações promovidas na Câmara Técnica e nos apresentou, Maria Regina, Camila Campos e eu como membros titulares para somar com os antigos membros sendo que a mim caberia ainda a função de interlocução com a plenária do Conselho. 


Posteriormente os Cirurgiões Dentistas Rogério Spínola  e Julie Martins da Escola Técnica Professor Makiguti;  Lusiane Borges da Biológica Consultoria em Saúde e Jaqueline Alves da ETSUS pela sua grande experiência no ensino técnico foram incorporados como Membros Colaboradores para atuarem juntamente com as Técnicas em Saúde Bucal num verdadeiro Trabalho em Equipe para alavancar as ações da Câmara Técnica e da própria APATESB numa mobilização conjunta nunca vista antes na busca da valorização desses atores sociais da saúde.

A importância dessa simbiose foi comprovada durante a realização da Reunião Especial da Câmara Técnica durante o Seminário pela Valorização da Odontologia promovido pelo CROSP ao final de abril de 2014, onde os CDs tiveram uma participação efetiva e decisiva somando com os TSBs e ASBs  presentes, para o sucesso dos debates e deliberação das propostas que foram incluídas no Pacto de Valorização da Odontologia.

 
 

 
CONTINUA EM PRÓXIMO CAPÍTULO

 


 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário