segunda-feira, 27 de julho de 2009

Sonho II


E realmente Rogério e eu estávamos certos, pois mesmo com a mudança de administração, o Centro de Referência em Saúde Bucal continuou prestando serviços à comunidade, principalmente graças ao comprometimento da equipe que nele atuava. Na clínica modular, o atendimento continuou dentro dos padrões estabelecidos por nós, seguindo-se os princípios de trabalho em equipe e condições de biossegurança, com atendimento clínico e preventivo aos alunos matriculados nas escolas do município, além de adultos residentes nos bairros adjacentes. Já na Clínica de Especialidades Odontológicas onde se oferecia Cirurgia Oral Menor, Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Atendimento ao Paciente Portador de DST-AIDS e Diagnóstico Bucal, houve a incorporação das especialidades de Endodontia e Periodontia.
Esse trabalho que configurou-se no melhor projeto apresentado no XVI ENATESPO - Encontro Nacional de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico e V Congresso Nacional de Saúde Bucal Coletiva realizados em Brasília no ano 2000, tornou-se referência no país e despertou o interesse de vários municípios cujos representantes aqui vieram conhecer a nossa experiência.

Vale lembrar também que, para completar os serviços especializados em odontologia, com a reforma do Centro de Pediatria, este passou a contar com uma Clínica de Odontopediatria com condições ótimas de oferecer tratamento nessa especialidade, com a inclusão ainda da Bebê-Clínica Odontológica Fixa, cuja equipe, no ano de 2000, já tinha sido aquinhoada com o prêmio de melhor trabalho no gênero de Programa de Atendimento Odontológico ao Bebê itinerante no III ENCONTRO NACIONAL DE ODONTOLOGIA PARA BEBÊS, realizado em Araçatuba - São Paulo.
Porém, em 2008, graças aos laudos técnicos que condenavam o prédio onde se localizava a Policlínica de Cubatão, e, devido à necessidade do início das obras do novo prédio, o Centro de Referência em Saúde Bucal foi desativado, o que veio trazer sérios prejuízos no atendimento aos munícipes, situação que persiste até os dias atuais.

Quero, então recorrer à sabedoria da Prefeita Marcia Rosa que se muna de todos os recursos necessários, no sentido de, no mais breve espaço de tempo, disponibilize novo espaço, não só para a instalação do Centro de Especialidades Odontológicas, mas, também da Clínica Modular para restabelecer a excelência em promoção da saúde bucal da população cubatense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário