segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Semana da Saúde Bucal em Cubatão


Cubatão não tem muito o que comemorar nesta semana em que se reverencia o Dia Nacional do Cirurgião Dentista (25 de outubro), oficializado no nosso município pela Lei nº 1.624 de 27 de novembro de 1.986 e quando se realiza em todo o país a Semana da Saúde Bucal que foi instituída oficialmente em nosso município no dia 04 de janeiro de 1.999 pela Lei Municipal nº 2.544, juntamente com a Outorga da Medalha do Mérito Odontológico ao Cirurgião Dentista que mais se destacar no atendimento aos munícipes, cujo projeto de lei foi de autoria do nosso amigo e na época Vereador à Câmara Municipal de Cubatão, José Rubens Marino.
Desde então, tradicionalmente nessa época, tem se realizado grandes eventos na área de Saúde Bucal, que tem o objetivo de coroar o desenvolvimento das ações educativas e preventivas direcionadas a todos os alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino durante todo o ano letivo.

Para legitimar essas ações foi criado em 1.997, o PREVEN-TÃO, Programa de Educação e Prevenção em Saúde Bucal de Cubatão que tantos benefícios trouxe a população escolar e que foi considerado em 2.000 um programa modêlo no nosso país, ao ser apresentado no XVI ENATESPO - Encontro Nacional de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico e V Congresso Brasileiro de Saúde Bucal Coletiva realizados no ano de 2.000 em Brasília.

Paralelamente, foi criada e instituída nesse mesmo ano a CARTILHA DO PREVEN-TÃO, com o objetivo de ilustrar esse trabalho, levando aos escolares, de forma lúdica, informações sôbre os cuidados necessários para se ter uma boa saúde bucal que é a mola mestra da boa saúde geral.
Através de todos esses anos o Programa foi sendo desenvolvido e ampliado pelos colegas que tiveram a oportunidade de gerir os destinos da odontologia pública na nossa cidade, sempre contando com o apoio incondicional dos nossos administradores, sabedores que eram da importância de se levar esse trabalho adiante.

A partir 2.002, a Cartilha do Preven-tão passou a contar com o patrocínio da PETROBRAS, através dos diretores da Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão, o que possibilitou a eleboração de um material didático exemplar pelo nosso artista prata da casa, André HQ, despertando a atenção de muitos municípios de vários estados do nosso país, confirmando o bom nome de nosso programa no cenário nacional.

Infelizmente neste ano de 2009, o programa passa por uma descaracterização, ficando pela primeira vêz sem a edição de nossa cartilha, mesmo com o comprometimento da PETROBRAS de continuar patrocinando a impressão do material, e cabe-me aqui dizer, não faltou esforços da equipe de chefes que dirige a Divisão de Odontologia da Prefeitura, que porém não encontraram eco na administração municipal, no sentido de liberar o processo de compra para a edição gráfica e artística do material.

Quero aqui, apelar à Prefeita Marcia Rosa que, como professora e vereadora, sempre acompanhou com bons olhos o nosso trabalho, que envide todos os esforços para que a ameaça da "bactéria gigante" acabar com o PREVEN-TÃO não alcance sucesso e que a cartilha volte a circular para o bem de todas as crianças de nossa cidade, e assim Cubatão venha a se tornar novamente referência em saúde bucal no Brasil.

Um comentário:

  1. Uma vergonha Edélcio, infelizmente parece que viveremos tempos dificeis com essa nova administração.. triste ver um trabalho brilhante como o Preventão ir por água a baixo..

    Abraços
    Luis Fernando S Almeida

    ResponderExcluir