quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A odontologia no processo eleitoral


A odontologia, além dos problemas normais que enfrenta, como a proliferação desenfreada de faculdades desestruturadas e incapacitadas para a formação de novos cirurgiões dentistas lançados indiscriminadamente no mercado de trabalho, a falta de vagas no setor público de saúde, a concorrência desleal de clínicas populares e planos de saúde bucal sem compromisso com a boa qualidade de serviços prestados, carece também de representatividade nas Câmaras Municipais, Assembléias Legislativas e Congresso Nacional, dificultando a luta leal pelos direitos dessa classe que tantos benefícios podem trazer à comunidade.

Apesar dos avanços conseguidos durante esta última década, principalmente com a inclusão da saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família (PSF), a maioria da população brasileira não tem acesso a bons cuidados para a promoção de sua saúde bucal.

Há muito que se fazer em têrmos de elaboração e adoção de projetos que possam contribuir com as mudanças necessárias para alterar essa situação que se apresenta em todo o país.

Na região da Baixada Santista esse estado de coisas não é diferente, apesar dos esforços das autoridades municipais e de um grupo atuante de gestores em saúde bucal, direcionados na busca da qualidade do atendimento preventivo e curativo.

A envolvimento de profissionais da odontologia legitimados pelo voto popular é peça fundamental na engrenagem que deve propulsionar o trabalho com vistas a se alcançar os objetivos propostos nos planos de ação de govêrno.

Isto posto, valho-me desta ferramenta que criei a pouco mais de um ano atrás, para conclamar a classe odontológica da nossa região, composta por Cirurgiões Dentistas, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal, Técnicos de Prótese Dentária, Auxilares de Prótese Dentária, e, porquê não dizer também os profissionais envolvidos com a manutenção de equipamentos odontológicos, para sufragar nas urnas em 03 de outubro próximo, o nome de nosso colega e amigo, Braz Antunes Mattos Neto no sentido de elegê-lo para uma vaga na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

O seu histórico de luta pelos direitos dos profissionais de nível superior e técnico que atuam na área de odontologia, tanto como Diretor e Presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista e também como Vereador à Câmara Municipal de Santos o credenciam a exercer o mandato de Deputado Estadual e ter muito mais condições para realizar um trabalho melhor ainda, que venha contribuir para a consolidação de projetos que beneficiem essa importante categoria.

Um comentário:

  1. Parabens Edélcio pelo posicionamento público em favor da candidatura do Dr. Braz. Como cirurgiões dentistas devemos assumir a defesa da nossa classe e ajudar a divulgar candidaturas sérias e compromissadas com a Odontologia.
    Maria Regina da Silva Amorim
    CD - Coordenadora dos Cursos de ASB e TSB

    ResponderExcluir