quinta-feira, 1 de março de 2012

São Bernardo, Osasco e Suzano recebem Programa Nacional de Saúde Bucal



Com a proposta de oferecer assistência em saúde bucal aos alunos inscritos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o novo projeto do Ministério da Saúde foi anunciado em fevereiro na cidade de São Bernardo, primeiro município a receber o programa no estado, seguido de Suzano e Osasco. “Essas cidades foram selecionadas por já possuírem uma rede de atenção à saúde bucal organizada e reconhecida, além de participarem do PRONATEC”, explica o critério de escolha, o coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Alfredo Pucca Júnior.
A expectativa é que o atendimento comece em março, junto com o início das aulas. “Nestas três cidades temos a previsão de avaliação das condições de saúde bucal e atendimento para todos os matriculados, um total aproximado de duas mil pessoas”, afirma o coordenador. “Além disso, por se tratarem de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade social, também estenderemos o atendimento aos familiares dos estudantes”, completa.
A ideia do programa é aliar o atendimento odontológico a capacitação profissional. “Ao final do curso, os formandos terão, além de capacitação técnica, condições de saúde adequadas para ingressarem no mercado de trabalho”, avalia Pucca. Os estudantes receberão orientações sobre os cuidados com a boca e passarão por uma avaliação geral feita por uma equipe de cirurgiões-dentistas da rede municipal de Saúde. Se necessário, serão encaminhados à Unidade Básica de Saúde mais próxima com prioridade para o tratamento.
Esse programa incorpora o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social, e prevê atividades ainda neste semestre em mais quatro municípios no Pará e dois na Paraíba. “A partir da experiência nestas nove cidades, vamos formatar uma proposta única de adesão ao projeto e estendê-la a todos os municípios que possuam alunos matriculados pelo Pronatec ou Mulheres Mil”, conta o coordenador Gilberto Pucca. “A Odontologia precisa ocupar um lugar social maior que vinha ocupando, precisamos ousar”, conclui.

Fonte: CROSP





Nenhum comentário:

Postar um comentário