sábado, 28 de abril de 2012

A OUSADA MANIFESTAÇÃO DA TSB

Em postagem datada do dia 26 de abril de 2012 no facebook, abordei a excelente participação de sete ex-alunas do Curso de Formação em Técnico em Saúde Bucal do Instituto Educacional Lupe Picasso e Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista no Concurso Público para o cargo de TSB na Prefeitura de Cubatão. Graças aos conhecimentos adquiridos e à dedicação estudosaos as meninas tiveram uma ótima performance nas provas e conquistaram as primeiras colocações na classificação geral.
Em resposta à postagem, Roberta Jorge Chad, classificada em segundo lugar, postou o seguinte comentário:  É isso aí. Fizemos a nossa parte, torçamos agora que a administração municipal transforme cadastro reserva em VAGAS. Posso enumerar inúmeras vantagens em se ter técnicos em saúde bucal no quadro de funcionários: otimizar o trabalhado no consultório junto aos cirurgiões dentistas, promover a conscientização das pessoas quanto a importância da sua participação em sua própria saúde bucal, dar continuidade ao trabalho desenvolvido por dentistas que atuam na prevenção dos escolares, afinal a escova de dentes que eles ganham no dia da palestra, na escola, não pode chegar em casa e se transformar na escova de dentes da família. O meio em que vivem as pessoas influencia muito, temos que levar informação não só aos estudantes mas para toda a família. Prevenir saí muito mais barato que curar. O CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) está "enxugando gelo", a lista de espera da endodontia não para de crescer, tratamentos periodontais são perdidos, as extrações estão a todo vapor, e tudo isso porque somente os dentistas não conseguem alcançar um grande número de pessoas, atendem um paciente de cada vez. Podemos montar grupos, fazer palestras, levar informações de uma só vez a várias pessoas. Utopia???!!!! Prefiro Pioneirismo. Podemos tudo isso e muito mais, as aprovadas estão aí, prontas. Parabéns a nós todas. Bom feriado.


Tenho que louvar a ousadia e coragem na maniifestação de Roberta. A admnistração deu apenas um pequeno passo ao promover o concurso, agora precisa tranformar esse resultado das provas em atitude e ação, promovendo a desvirtualização das vagas e contratando essas profissionais que só enriquecerão a Divisão de Odontologia no sentido de fazer com que Cubatão volte a ser a Cidade Símbolo da Saúde Bucal como no final da década de 1990.
Infelizmente, nestes últimos anos perdemos muito nos aspectos preventivos e educativos, apesar do número grande de Cirurgiões Dentistas presentes na Equipe de Educação e Prevenção, e, ainda pelo fato das duas únicas profissionais de nível técnico terem sido retiradas do programa ainda em 2008. Esperávamos que com nova administração, nova mentalidade seria introduzida no programa, mas, ao contrário, os problemas recrudesceram chegando ao ponto de um dos grandes símbolos do Programa, a Cartilha do PREVENTÂO ter sido descaracterizada, pois os personagens que já tinham identificação total com as crianças do município, sofreram total alteração, fugindo totalmente da idéia de seu criador, um artista prata da casa, André HQ, cubatense como nós, mas que foi preterido em favor de outra equipe criadora. Infelizmente o novo projeto se mostrou totalmente diverso daquele que por 10 anos povoou com suas histórias e se consolidou na mente dos nossos escolares. Roberta está coberta de razão quando diz que o "CEO", que mesmo sendo um modelo na baixada santista onde se destaca como o único tipo III na nossa região com seus nove consultórios, o qual inclusive tive o prazer de ajudar a divulgar em recente reportagem no jornal Reação Popular, está "enxugando gelo", pois, na realidade, o sucesso do CEO representa o fracasso da Prevenção em Saúde Bucal, e não quero aqui de modo algum desmerecer o trabalho dos grandes especialistas dessa unidade. E esse fato pode ser constatado no IDSUS divulgado recentemente, onde paradoxalmente Cubatão recebeu a maior nota (6,61) no Índice Geral de Desenvolvimento do SUS entre os municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, mas que no componente Média da Ação Coletiva da Escovação Dental Supervisionada recebeu uma das piores notas (0,73) dentro de uma escala de 1,0 a 10,0. Mister, então, se requer uma análise criteriosa das causas desse baixo índice, e se promover as alterações necessárias para que essa situação seja revertida, e a incorporação urgente dos Técnicos em Saúde Bucal no quadro da Divisão de Odontologia será uma arma infalível para a reversão desse quadro. Querida Roberta e demais ex-alunas, espero que a nossa Prefeita que tem revelado capacidade administrativa, determine o mais rápido possível o vosso enquadramento como servidoras púbicas para que a vossa capacidade e competência reveladas durante o curso e no concurso público possam reverter em melhoria da qualidade da Atenção em Saúde Bucal oferecida à população cubatense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário