domingo, 29 de julho de 2012

A OUTRA FACE DO CIRURGIÃO DENTISTA - X - DRA. HELENA ROSA CAMPOS RABANG

Hoje, A Outra Face do Cirurgião Dentista, vem expor a vida profissional de uma brilhante representante da classe odontológica que exerce a arte de Pierre Fouchard e nosso patrono Tiradentes na Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro.
Natural dessa belíssima cidade brasileira, Helena Rosa Campos Rabang, começou a viver e respirar Odontologia no ano de 1975 quando ingressou  no Curso de Odontologia da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, obtendo a graduação em 1978.
Apaixonada pela profissão escolhida, já em 1979, optou pela Especialidade de Endodontia, cursando a Pós-Graduação na mesma UFRJ, apresentando o Trabalho de Conclusão de Curso tendo como Título: "Avaliação da capacidade bacteriostática dos cones de prata"
Após 22 anos de vivência clínica na Endodontia, a Especialista Helena que tinha como nova meta o ensino e a pesquisa, estendeu suas ações para o Estado de São Paulo, mais propriamente a cidade de Campinas, um grande polo nesse setor, iniciando em 2001 o Curso de Mestrado em Clínica Odontológica na UNICAMP, obtendo o Título em 2003 com a apresentação do tema: "Análise microbiológica de canais radiculares e radiográfica de dentes de cães com lesão periapical induzida", tendo como orientador o Professor Dr. Francisco José de Souza Filho.
Evidenciando a sua vontade de continuar assimilando conhecimentos científicos, a nossa personagem emblemática de hoje, continuou os estudos na UNICAMP onde, em 2009,  obteve o Título de Doutora em Clínica Odontológica defendendo a Tese: "Análise radiográfica e microbiológica de canais radiculares de dentes de cães com lesão periapical induzida antes e após preparo químico-mecânico", ainda sob a orientação do Professor Doutor  Francisco José de Souza Filho.
Entremeando essa formação, Dra. Helena participou, ainda de dezenas de cursos de formação complementar como forma de aperfeiçoamento nas atividades desenvolvidas como Cirurgiã Dentista.
Na área acadêmica, desenvolveu  atividade de monitoria no Departamento de Histologia e Embriologia do Centro de Ciências Médicas da UFRJ, sob orientação do Prof. Dr. Arai Tariana M. Korn e de monitoria junto ao Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da mesma universidade. Desenvolveu, ainda, estágio de atendimento ao público no Departamento de Emergência do Hospital Municipal Miguel Couto.
A nossa homenageada tem uma vasta gama de produção bibliográfica com a publicação de cerca de 280 trabalhos e artigos.
Quanto à produção técnica, ministrou aulas, cursos, conferências e palestras além de participação em simpósios, em cerca de 125 oportunidades, no nosso e em outros países.
Destaco, também, o seu envolvimento com Bancas Examinadoras em Dissertações, Teses de Doutorado e Monografias, além de orientação e supervisão em Dissertação de Mestrado e Monografias.
Seriam necessárias muitas páginas para evidenciar toda a produção de vida acadêmica desta digníssima profissional, mas, para completar o objetivo desta postagem, eu não posso deixar de falar sobre a sua outra face: A Carreira na Marinha do Brasil!
Hoje a Dra. Helena, após muitos anos de vivência na Marinha, é Capitão-de-Mar-e-Guerra e exerce o Cargo de Diretora do Departamento de Ensino da Odontoclínica Central da Marinha - OCM, no Rio de Janeiro onde é, também, Coordenadora do Curso de Especialização em Endodontia.
Além dos cargos que ocupa, é Editora da RNO - Revista Naval de Odontologia On Line de publicação trimestral que apresenta artigos científicos relacionados à Odontologia e Painéis de Casos Clínicos e de Painéis Científicos apresentados na Jornadas Científicas da OCM que são realizadas periodicamente.
Além das Jornadas Científicas, a Diretora da OCM está planejando e organizando para outubro deste ano a Iª Jornada Científica específica para o Corpo Técnico da OCM onde se incluem os Técnicos em Saúde Bucal, Técnicos em Enfermagem e Técnicos em Prótese Dentária, com a proposta de aprimoramento dos conhecimentos desse público-alvo como forma de aperfeiçoar o trabalho técnico-científico humanizado dos recursos humanos desse nível.
A Comissão Organizadora presidida pela Dra. Helena, da qual faz parte a TSB Andréa Barbosa, está contatando professores de alto nível para integrarem o corpo científico do evento para promover conferências sobre temas importantes necessários ao aperfeiçoamento desses profissionais.
Enfim, fico feliz de expor aos meus leitores e seguidores, mais uma profissional de destaque e que dignifica e honra a classe dos Cirurgiões Dentistas, promovendo ações que vão além deveres do Odontólogo.
Parabéns, pelo seu exemplo, Capitão-de-Mar-e-Guerra Dra. Helena Rosa Campos Rabang!!!
A Senhora segue com fervor o lema da OCM:
O SEU SORRISO É A NOSSA VITÓRIA!!!

Um comentário:

  1. O Dr. Edson Kisling Ventin disponibilizou seu livro de graça para ser baixado.

    Você é acadêmico e não sabe o que te espera nos próximos anos de faculdade ou após a formatura? Ou você é dentista e gosta de um bom livro?

    O livro Vida De Um Dentista, de E. Kisling, conta a história de um cirurgião dentista desde a sua infância até os dias atuais. As brincadeiras, as artes e os problemas que passou na infância e ainda toda a beleza da odontologia e as dificuldades que podem ser encontradas nessa profissão.

    Esse livro apresenta diversas dicas para que você não seja pego de surpresa em alguns obstáculos da vida.

    Baixe aqui:
    http://www.netdentista.com/2012/06/vida-de-um-dentista-o-livro.html

    ResponderExcluir