segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CAMPANHA DE MARCIA ROSA DESVALORIZA A HISTÓRIA DA SAÚDE BUCAL DE CUBATÃO


Foi lamentável sob todos os aspectos a divulgação das imagens, que o Programa da Prefeita Marcia Rosa exibiu hoje, 03/09/2012 no horário político eleitoral.
É incrível como o poder público atual tenta apagar da memória dos cidadãos cubatenses os grandes benefícios que o Centro de Referência em Saúde Bucal implantado por Nei Serra junto à Policlínica de Cubatão trouxe à toda a comunidade cubatense, centro esse que se tornou exemplo e referência para todos os estados brasileiros ao ser apresentado no Encontro Nacional de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico realizado em Brasília no ano 2000.
 
O CRSB foi projetado pela Equipe da Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, na época representada por mim, Edélcio Francisco Anselmo e pelo Dr. Rogério Pereira dos Santos juntamente com a Secretaria de Obras do Município para oferecer um atendimento de excelência à nossa população.
A estrutura física do CRSB constava de:
Recepção própria com 2 recepcionistas e arquivos de prontuários.
Sala de acolhimento – onde os pacientes agendados eram acolhidos pela equipe de Saúde Bucal e recebiam orientações quanto aos seus direitos e deveres, palestra educativa em saúde bucal com orientações de prevenção às doenças bucais.
 
Escovódromo – onde os pacientes recebiam uma escova dental e realizavam a sua Higiene bucal antes de cada consulta com orientação de uma Auxiliar em Saúde Bucal.
 
Clínica Modular Odontológica – com 6 módulos de equipamentos completos funcionando simultaneamente, cada um com uma Equipe constituída por um Cirurgião Dentista e uma Auxiliar em Saúde Bucal no atendimento a 6 pacientes. Vale lembrar que todos os módulos possuíam lavatório apropriado para a lavagem de mãos dos profissionais com acionamento elétrico das torneiras

Bancada hexagonal com tampo em granito e prateleiras internas para armazenamento e manipulação dos materiais dentários. No interior da bancada atuava uma sétima Auxiliar com a função de distribuir os materiais aos módulos.
 
CLÍNICA MODULAR EM ATENDIMENTO
Clínica de Especialidades Odontológicas  - com 4 salas individuais para atendimento nas Especialidades de Endodontia (tratamento de canal), Periodontia (tratamento de gengiva), Pacientes Portadores de DST-AIDS, Radiologia, Cirurgia Oral Menor  e Cirurgia Buco-Maxilo-Facial.
 
Box para para lavagem e secagem do instrumental.
Sala de esterilização dotada de autoclaves hospitalares.
Vestiários com armários individuais para cada profissional da equipe. 
O Centro permaneceu funcionando durante 9 anos e só foi desativado em 2008, na administração do Dr. Clermont por conta da construção do novo prédio da Policlínica, em vistas da condenação do edifício antigo.Porém a administração atual resolveu suspender a realização da obra, acarretando sérios prejuízos à população do município.
Quero dizer à prefeita Marcia, que, infelizmente, na sua administração, o Programa de Saúde Bucal do Município de Cubatão, instituído em 1997 por Nei Serra, foi quase que totalmente descaracterizado, salvaguardando apenas o Centro de Especialidades Odontológicas que, na realidade é um projeto do governo federal e que recebe incentivos financeiros do Ministério da Saúde para a sua implantação e manutenção, e cujo projeto foi apresentado e consolidado junto ao Ministério, ainda durante o governo do Dr. Clermont em 2008.
Vale lembrar ainda o retrocesso e descaracterização do Programa de Educação e Prevenção em Saúde Bucal PREVEN-TÃO, implantado também por Nei Serra, em 1997 e mantido pela administração Clermont, e que hoje não é nem sombra do que era.
Quero lembrar à Prefeita Marcia Rosa, que eu tenho uma história escrita com letras garrafais no livro da Saúde Bucal desta cidade, sempre com o apoio e acreditação incondicionais de Nei Serra e, juntos com uma verdadeira equipe de trabalho inserimos Cubatão no cenário nacional como Cidade Símbolo da Saúde Bucal, a ponto de em 1998, no Levantamento Epidemiológico das Condições de Saúde Bucal no Estado de São Paulo alcançarmos o menor índice de incidência da cárie dentária à nível estadual.
Não tenho nada pessoalmente contra a senhora Prefeita, mas acho que deveria aconselhar a sua equipe a reconhecer os bons projetos de seus adversários, e, na época dessas realizações contávamos com alguns de seus aliados de hoje, que apoiaram o nosso trabalho e conhecem muito bem a história que contei através destas palavras.
ESTE TEXTO É O RESGATE HISTÓRICO DA SAÚDE BUCAL DE CUBATÃO!!!
CLÍNICA MODULAR EM ATENDIMENTO

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário